sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Palacete Provincial (Manaus)



Construído em 1861 para servir de residência ao então Comandante da Guarda Nacional de Manaus, o Palacete Provincial, sediado na Praça Heliodoro Balbi (centro da cidade) abriga obras do Patrimônio Histórico e Artístico da Humanidade. O valor monetário do seu acervo é incalculável. Sua arquitetura é européia. Suas dependências, suas portas em arco pleno, são cópias oficiais dos originais existentes no Museu d0 Louvre, em París, na França.
O governador Domingos Monteiro Peixoto (1873/1875) determinou a conclusão na época, das obras do Palacete, que depois passou a ser ocupado pela Polícia Militar por 100 anos. Recentemente, o atual governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, autorizou as obras de reestruturação do Palacete Providencial, e das praças ao seu redor, Heliodoro Balbi, Roosevelt e Gonçalves Dias, que exibem bustos de Dom Pedro I, Diana, a Caçadora, Ninfa, Mercúrio, e chafarizes luminosos e sonoros.
Em suas diversas salas, o Palacete Providencial abriga: Pinacoteca (quadros de artistas famosos), Museu da Imagem e do Som, Atelier de Restauro, Exposição de esculturas (cito o busto de Voltaire e uma armadura Medieval), Museu Tiradentes (Polícia Militar), Exposição Arqueológica, Museu de Numismática (moedas e notas de diversos países e épocas que datam dos anos 20 (Dinastia Ming, Egito, Grécia, Itália, Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Holanda, Brasil Imperial e República) até 2005).
Simplesmente maravilhoso e digno de ser visitado, o Palacete Provincial de Manaus.

Adeus, Manaus (ou até a volta)

Retorno ao Rio de Janeiro, e à minha cidade - São Gonçalo -, em um vôo da TAM que sai na madrugada do domingo, dia 24, e que deve chegar ao Aeroporto Santos Dumont, às 9 horas da manhã do mesmo domingo, após 30 dias de férias, merecidas e necessárias.
Volto saudoso - e deixando saudades - dos meus filhos Fabrício (e minha nora Carol) e Rafael (e minha nora Karla), dos meus netos Felipe, Ana Clara e Maria Heloisa e, dos familiares de Carol: Sidney e Paula (tios); Luiz e Neila (tios), Lurdite (tia), Elias e Norma (tios), Ana Maria (mãe), José (Cléo) e Raimundo (Lidinha) (tios), das crianças Ana Beatriz (Bia), Gabriel (Biel), Bibia, Ana Lídia, David Nicolas ; a prima Tati e os primos Thiago, Adriano e o Fábio, pelos quais fui muito bem tratado e passei dias maravilhosos.
Mas, há que se citar os amigos que fiz como o empresário Francisco (Chico0, sua esposa Maria do Socorro e a filha, Anne; Gisele, Vanessa, Heloisa e Érica (Júnior); Enock e Graça; Amanda (manuara-carioca-paulista), Érika e Jeannie, com as quais vivi bons momentos na noite de Manaus. Sobre a cidade, seu povo, suas belas paisagens, seu progresso, já relatei em crônicas anteriores nesse blog.
A volta
Retorno, decidido a rever os meus conceitos de vida, resolver todos os problemas pen dentes e cuidar da minha saúde, tão desleixada. Sei que terei dificuldades porque dependo de três operações cirúrgicas difíceis e problemáticas que não posso mais protelar (coração, garganta e divertículos), mas Deus dirige o meu destino e certamente irá me ajudar.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Cabana - William P. Young


Primeiro lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times, o livro (ficção) "A Cabana", -título original "The Shack"-, do escritor canadense William P Young, um lançamento da Sextante -2007- retrata uma forma de oração, ternura, amor e de total fé em Deus.
Na obra, William divulga o relato de Mack Allen Phillips, seu amigo, que tem sua filha mais nova, Missy, raptada e brutalmente assassinada. Indícios mostram que a menina foi morta em uma velha cabana por um elemento desconhecido. Após quatro anos de profunda dor e tristeza, Mack recebe um bilhete, aparentemente escrito por Deus, que o convida a voltar à cabana abandonada, onde encontrará respostas. Ali, encontra Deus, Jesus e o Espírito Santo.
Não vou mais adiante. Prefiro que o leitor tome conhecimento das surpreendentes conversas de Mack, que envolvem a vida, morte, dor, perdão,fé, amor e redenção. Young, diz que o livro foi escrito "para que possamos refletir sobre o poder de Deus, a grandeza do seu amor por nós e o sentido de todo o sofrimento que precisamos enfrentar ao longo da vida".

Maestro italiano regeu a Filarmônica


O maestro italiano Giancarlo de Lorenzo, que dirige a Orquestra do Teatro Olímpico, em Vicenza, Itália, regeu na noite do domingo passado, no Teatro Amazonas, a Orquestra Amazonas Filarmôni9ca, um espetáculo da Série Guaraná 6. Foi a primeira vez que o maestro que já se apresentou no Rio, São Paulo e Brasilia, veio a Manaus, atendendo a convite do diretor da Filarmônica, Luiz Fernando Malheiro.
Com o teatro superlotado, a Orquestra, regida por Giancarlo apresentou três músicas "descritivas". Na abertura, "Sherezade" de Rimsky-Korsakov (1844-1908), "La Gaza Ladra", de Gioacchino Rossini (1792-1868) e "La "Strada", de Nino Rota (1911-1979), tema do fiulme do mesmo nome do diretor de cinema Federico Fellini.
Giancarlo de Lorenza estudou na Universidade de Música de Bréscia e graduou-se com honras em órgão, composição e regência. Já se apresentou, também, na França, Alemanha, Turquia e Japão.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Noite de arte e cultura no Teatro Amazonas

O cantor pernambucano Marconi Araújo é um artista de capacidades únicas, do gênero Barroco, que se apresenta, hoje, sexta-feira, dia 15, à noite, acompanhado pela Orquestra de Câmara do Amazonas, regenciada pelo maestro Marcelo de Jesus, no Teatro Amazonas, em Manaus. Segundo os críticos especializados "não existe no Brasil, outro contratenor que misture virtuosismo - notas rápidas - e lirismo - lento e dramático - em seu repertório".
No programa, Marconi Araújo que acaba de retornar dos Estados Unidos onde completou o mestrado, estudando Handel, apresenta 11 árias de óperas do periodo Barroco, dos compositores George Frederich HANDEL (1685-1759) e Antonio VIVALDI (1678-1741), entre as quais, as Árias 'Venti, turbini, prestate' e 'Cara Sposade', da ópera "Rinaldo"; 'VolcheUdite' e 'Come Nubbe', da ópera "Agripina"; 'Gelido in ognivena' da ópera "Farnace", essa copiada e editada da partitura original de Vivaldi.
As músicas foram escritas originalmente para os "cantores castrados". Do século 16 até o final do século 19, "cantores eram castrados para que, por um distúrbio hormonal, suas vozes permanecessem agudas, como de crianças".

N.R. Estarei na primneira fila, aplaudindo essa belissima programação que integra a 'Série Guaraná 6'. O próximo concerto será no próximo domingo com a Amazonas Filarmônica.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Manaus à noite

A vida noturna em Manaus é por demais agitada. Suas programações se equiparam as do Rio de Janeiro e incluem pagode, forró, dança de salão (no Bolero) e no Clube Municipal, karaokê, shows e encontros (principalmente dos jovens) nos principais shoppings da cidade, como o Amazonas, Stúdio 5, Millenium, Plaza e Manauara, bem como nas praças Eldorado e Dom Pedro, que estão sempre superlotadas.
Ciceroneado pelas universitárias Amanda e Érica, (e sua prima Jeannie), que estarão no Rio no final do mês, lá fui eu curtir a noite em Manaus na sexta-feira passada, dia 8. A primeira parada foi na Casa de Shows Ponto Alto, onde o pagode rola nos fins de semana até a madrugada, num clima de muita animação, cordialidade, com muita manauara bonita.
Saímos às duas horas da matina, em busca de novas emoções, e fomos parar na Cidade Karaokê, também um ambiente muito agradável. Cantando, dançando, saboreando iguarias acompanhadas do tradicional chope, as horas passaram rapidamente e o programa foi encerrado às 6 horas da manhã, com promessa de repeteco no próximo fim de semana, e de um tambaqui (peixe da região) na brasa, com molho e pimenta, na casa de Érica.

Recepção Caixa-Alta
Mal refeito da noitada no dia anterior, voltei a vida noturna no dia seguinte, sábado, dia 9. Dessa feita, em companhia de meu filho Fabrício e de minha nora Carol, uma recepção na residência do empresário e futuro advogado Francisco (Chico) de Souza Neto, no bairro Flores, que com a primeira dama Maria do Socorro (acadêmica de Nutrição) e a filha do casal, a futura advogada Anne, mostraram uma refinada educação e a perfeição de como se receber bem.
Pizza na abertura nos sabores, portuguesa, queijo e frango, seguindo-se uma saborosa picanha ao forno, com acompanhamento, um joguinho de dominõ (com um regulamento diferente do nosso no Rio, que custei a assimilar) e som musical das décadas 60, 70, 80, 90, pois Chico é um apreciador da boa música.
Lá se foi uma noite excelente, com a promessa de uma visita à nova residência do casal, no bairro Ponta Negra - zona nobre da cidade -, antes do meu retorno ao Rio de Janeiro, no próximo dia 24 - saída de Manaus, na madrugada, e chegada ao Aeroporto Santos Dunont, no domingo, dia 24, às 09 horas da manhã -.

Felicidade
Para coroar a minha visita em Manaus, uma excelente notícia: meu filho Rafael vai ser papai. Sua mulher, Carla, está grávida e o bebê (se for menino, se chamará Isaac). Um novo caminho para o meu caçula, que está muito bem profissionalmente na cidade.
Minha netinha Ana Clara (Clarinha) foi à escola pela primeira vez. aos três anos de idade, levada pelo papai Fabrício, pela mamãe Carol e pelo vovô. Bela e elegante em seu uniforme, com sandálias da grife Moranguinho, mochila no ombro, iniciou os seus estudos na Escolinha Emanuel, dirigida pela pedagoga Cleida e de seu esposo Felisberto.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

As profecias de Nostradamus


Michel de Nostradamus, ou simplesmente NOSTRADAMUS, médico e astrólogo, nasceu em 14 de dezembro de 1503, no sul da França, e morreu em 1566. É o mais conhecido e acreditado de todos os profetas que existiram (e existem) na história da humanidade. Falava e escrevia em quatro idiomas: francês, grego, latim e italiano.
Entre as suas profecias mais famosas, estão a desmoralização do Papa Carlos II, no século XVI, a ascenção de Adolpho Hitler, a explosão da bomba atômica na II Guera Mundial; o assassinato de John Kennedy; a destruição das torres do World Trade Center.
Nostradamus creditava o seu sucesso como profeta, aos seus estudos da astrologia e sobretudo à "inspiração divina".

N. R. Recentemente, foi descoberto um Diário, atribuído a Nostradamus, que está sendo analisado por autoridades no assunto. No documento, Nostradamus aborda o Apocalipse, que fala da destruição do mundo pelo fogo.
Agora, há rumores que dizem que o fim do mundo será no próximo dia 21.


Recorde
A maior torre do mundo, a Bury Dubai, acaba de ser inaugurada nos Emirados Árabes. Tem 828 metros de altura, em um edifício de 160 andares. Suplantou a Torre do Edifício Taipei 101, exisiente em Taiwan, com 1508 metros de altura.

Uma frase
"o destino é a ponte que você constrói até a pessoa amada". (autor desconhecido)