sábado, 2 de julho de 2011

Itamar Franco morre em São Paulo


Morreu, hoje, sábado, dia 02 de julho de 2011, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após um acidente vascular que se transformou em pneumonia grave, o senador e ex-presidente Itamar Franco, que quando era o vice, assumiu a presidência da República, após o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.
Itamar, que tinha 81 anos, estava internado desde o último dia 21 de maio, submetendo-se a um tratamento contra leucemia. Era divorciado e deixa duas filhas.
Amanhã, domingo, o corpo será levado para Juiz de Fora, onde será velado na Câmara Municipal da cidade. Na segunda-feira, acontecerá novo velório no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Depois será cremado no município de Contagem.  (foto Wikipédia Org).
A presidente Dilma Roussef decretou luto oficial de 7 dias no país e, disse que “Itamar deixa uma trajetória exemplar de honra pública”. Uma comitiva de parlamentares, a frente o presidente do Senado, José Sarney, participará das homenagens.
Itamar foi o presidente do Plano Real – responsável pela estabilização da moeda - criado pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, entre outubro de 1992 e dezembro de 1994.
Assumirá sua cadeira no Senado, o suplente José Perrella de Oliveira Costa, -Zezé Perrella, que foi presidente do Cruzeiro, clube de futebol de Minas Gerais.
História
Embora muita gente achasse que Itamar Franco era natural de Minas Gerais, porque se criou em Juiz de Fora, ele nasceu em 28 de julho de 1930, a bordo de um barco que se dirigia de Salvador, na Bahia, para o Rio de Janeiro. De família pobre, órfão de pai, estudou e formou-se em engenharia e eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1955.
Mas, antes, foi auxiliar de estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), topógrafo do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), diretor da Divisão Industrial de Juiz de Fora e do Departamento de Água e Esgoto de Juiz de Fora.
Pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Itamar elegeu-se prefeito de Juiz de Fora por duas vezes, em 1966 e 1972, pelo MDB. Elegeu-se- para o Senado pela primeira vez, em 1974, sendo reeleito em 1982. Em 1986, disputou e perdeu o governo de Minas para Newton Cardoso, hoje deputado federal pelo PMDB. Em 1989, foi o vice de Fernando Collor (hoje, senador pelo PRTB-AL - pelo PRN. Quando do impeachment de Collor assumiu então a presidência da República. Incentivou, ainda, a comercialização do Fusca pela Volkswagen, que não conseguiu sucesso.
Depois de deixar a presidência e eleger FHC seu sucessor, em 1994, Itamar foi eleito governador de Minas Gerais pelo PMDB em 1998. Foi Embaixador do Brasil na Itália, nomeado pelo então presidente Lula, permanecendo no cargo até 2005. Antes, em 1986, tentou, sem sucesso, concorrer ao Governo de Minas. Disputou o senado, porém foi derrotado.
Em 2009, Itamar filiou-se ao PPS. Concorreu novamente ao Senado por Minas e, apoiado por Aécio Neves, venceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário