segunda-feira, 4 de julho de 2011

Zeca do Tecido: uma perda irreparável

Faleceu ontem, dia 03 de julho de 2011, aos 87 anos de idade, e foi sepultado, hoje, no Cemitério Parque da Colina, em Itaipú, o empresário e ex-vereador José Jorge Côrtes Freitas, carinhosamente conhecido como "Zeca do Tecido", por suas atividades no setor de confecção em Niterói e São Gonçalo. Residia com sua esposa, a sra. Gladys, na Fazenda Santa Edwiges, em Santa Izabel. Tinha duas filhas: Alice e Angela,(casada com o empresário Altineu Coutinho), netos e bisnetos. Era avô do deputado estadual Altineu Filho.
Zeca do Tecido exerceu em São Gonçalo, um mandato de vereador - 1997/2000 -. Decepcionado com a política, preferiu não concorrer à reeleição.
Tanto na vida empresarial como na vida política, sua trajetória foi de completa honestidade no trato com a coisa pública. Trabalho, dinamismo e humildade foram outras marcas do seu grande caráter. Estava sempre pronto a ajudar. Divertia a todos com as suas tiradas engraçadas, o seu espírito aguçado de humor. Tinha sempre uma nova piada para contar. Torcedor do América, sob o seu caixão, estava colocada a bandeira do clube. Uma outra paixão era jogar partidas de "buraco", nas quais, era sempre um vencedor.
Uma multidão compareceu ao seu sepultamento, o que demonstrou o alto grau de suas amizades. Entre tantos parentes e amigos, lá estavam os ex-deputados federais José Carlos Coutinho (seu primo) e Osmar Leitão Rosa; ex-deputado estadual Josias Ávila; vereador Amarildo Aguiar; deputado federal Neilton Mullim, o presidente do Abrigo Cristo Redentor, Hélio Abicalil e os diretores Nilton RodriguesVieira, Daniela Abicalil; empresário Nivaldo Mulim
A prefeita Aparecida Panisset enviou uma corbeille de flores como homenagem pessoal e da municipalidade.

N.R. Como assessor de imprensa da Câmara Municipal de São Gonçalo, acompanhei de perto as atividades legislativas de Zeca do Tecido. Até hoje, seu nome é referência na política do município. Por ele, fui homenageado com o Título Legislativo Medalha Jornalista Belarmino de Mattos (que ornamenta a parede da minha sala).
Como amigo, convivi com ele e sua família, durante muitos anos. Aos sábados, partidas intermináveis de "buraco", quando Lady Gladys oferecia lautos almoços (não faltando a tradicional canjiquinha). Nos extensos feriados, passeios em Macuco e Búzios.
No velório, Lady Gladys disse-me: "Zeca gostava muito de você". A recíproca é verdadeira!
Saudades, AMIGO Zeca do Tecido. Deus vai cuidar bem de você!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário