segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Símbolo Perdido




O norte-americano Dan Brown é um escritor altamente polêmico. Mas, seus livros obtém sempre muito sucesso no mundo da literatura mundial, entre os quais, O Código da Vinci e O Símbolo Perdido (The Lost Symbol).
No livro O Símbolo Perdido, Dan relata segredos da Maçonaria, uma associação de caráter universal, (que prega a democracia, humanidade, liberdade social, filantropia, igualdade, justiça social), como a iniciação para membros purificados de terceiro grau e o juramento.
Para ser aceito na Irmandade, o candidato terá que aceitar as obrigações que incluem, entre outras, a ausência de posições de religião e política. A palavra Maçonaria origina-se do francês maçonnerie (construção, que lembra os pedreiros maçons).
A aprovação do iniciado dependerá de uma votação onde somente bolas brancas deverão ser mostradas. Uma bola preta elimina o pretendente. Seus deveres tratam do conhecimento de si mesmo, da obrigatoriedade de manter os segredos da fraternidade.
A piramide, o olho, a Letra G - Geometro - que indica a presença do Ser Supremo, são símbolos da Maçonaria que foi criada em 24 de junho de 1717, em Londres e que dizem ser ligada às lendas de Isis e Osíris, no antigo Egito. Já foi também acusada de satanismo, de atos de violência como assassinatos e até teve sérios atritos com a Igreja Católica.
As Lojas Maçônicas são integradas pelo Venerável, Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante, Orador, Secretário, Mestre de Cerimônias, Tesoureiro e o Guarda do Templo.
Dan, antes um crítico ferrenho da Maçonaria, no seu livro O Símbolo Perdido, escreve agora de forma mais justa sobre a Irmandade, fala de suas coisas boas, o que surpreendeu os Maçons, que exemplificam: "se alguma coisa sair errada, a culpa é sempre da Maçonaria, porque as pessoas vão acreditar sempre na teoria da conspiração. Temos, sim, uma inclinação para a privacidade, mas atualmente as nossas portas estão mais abertas para o mundo exterior".

No Brasil
Em nosso país, a primeira Loja Maçônica a ser fundada foi a Grande Oriente do Brasil, em 17 de junho de 1822. Seus Ritos são: Escocês Antigo e Aceito; York,; Schróder; Moderno; Brasileiro; Adonhiramita; Início; Antigo e Primitivo (originário de Memphis e Misraim).

N.R. Entre os maçons mais ilustres do passado, situam-se George Washington, Alexandre Fleming, Winston Churchil, Clark Gable, Sir Isaac Newton, John Kennedy, Eisenhower, Louís Armstrong. Entre os brasileiros, o ex-presidente Deodoro da Fonseca, o abolicionista José do Patrocínio, o artista circense Carequinha (George Gomes).
Li, reli, gostei e recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário