segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teatro Municipal do Rio completa 102 anos de fundação



Fontes e fotos: Wikipédia - a enciclopédia livre. (Theatro Municipal - 1909).
Governo do Estado - Secretaria de Estado de Cultura
Texto parcial: Assueres Barbosa


Adicionar legendaTeatro Municipal do Rio - 2012
Foto: Fabrício Rodrigues da Silva
Situado na Praça Marechal Floriano, na Cinelândia, um dos logradouros mais conhecidos e frequentados do centro da cidade, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro construído no início do século XX, é um dos mais belos e importantes do Brasil. A responsabilidade de sua gestão é 


da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de .


Cultura que tem como presidente, a atriz Carla Camurati
No século XIX o Rio de Janeiro não contava com locais onde pudesse desenvolver seus espetáculos teatrais e atividades culturais. Porém, em 1894, o autor teatral Arthur Azevedo iniciou uma campanha em prol da construção de um amplo teatro. Somente em 1903, a idéia renderia frutos. Foi realizado um concurso para a construção da obra, e o projeto vitorioso foi do filho do então prefeito Pereira Passos, em parceria com o francês Albert Guilbert, baseado em um desenho que retratava a Ópera de Paris, de Charles Garnier.
O prédio começou a ser construído em 1905 e, sua decoração foi preparada pelos mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli. Para montar os vitrais e mosaicos foram contratados artesãos europeus.
                                    GISELLE - Balé da era romântica criado em París em 1841
                                    A segunda bailarina, a partir da esquerda, é a gonçalense
                                    Beatriz Martins Lima.


Hoje, sua capacidade é de 2.361 lugares. É um dos melhores e principais espaços do país, dedicado à música erudita, à dança clássica e ao teatro nacional e internacional. Possui o seu próprio corpo artístico, formado por um coro, uma orquestra sinfônica e um corpo de ballet.
O teatro somente foi inaugurado em 14 de julho de 1909, após quatro anos e meio do lançamento de sua pedra fundamental, pelo então presidente da República, Nilo Peçanha, e pelo então prefeito do Rio, Serzedelo Correia. Na época, tinha capacidade para 1.739 pessoas, número que foi aumentado em 1934, para 2.205 lugares, por causa do aumento da população. 
                        Balé O Quebra-Nozes (Shchelkunchik) Op 71. (em dois atos) - compositor
                         Tchaikovsky - Estreou em 17 de dezembro de 1892, no Teatro Marinsky, 
                                                       em São Petersburgo, na Rússia.


Hoje, sua capacidade é de 2.361 lugares. É um dos melhores e principais espaços do país, dedicado à música erudita, à dança clássica e ao teatro nacional e internacional. Possui o seu próprio corpo artístico, formado por um coro, uma orquestra sinfônica e um corpo de ballet.
Em 1975, a 19 de outubro, o teatro foi fechado para obras de restauração e modernização de  teatro dos ensaios para os espetáculos, e também, para abrigar os corpos artísticos. Com a inauguração do anexo, o coro, o balé e a orquestra ganharam novas salas de ensaio e espaço para as suas práticas artísticas.
Antigamente, apresentavam-se no teatro municipal,  apenas companhias e orquestras estrangeiras - italianas e francesas - até que, em 1931, foi criada a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre as personalidades ilustres que ali se apresentaram, estão Maria CallasRenata TebaldiArturo ToscaniniSarah BernhardtBidu SayãoEliane CoelhoHeitor Villa-LobosIgor Stravinsky,Paul HindemithAlexander Brailows


Em comemoração aos cem anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foram iniciadas extensas reformas de restauração no teatro que, foi totalmente restaurado ao estilo original; Para resgatar a beleza original ao teatro, construído no início do século passado, foram investidos 70 milhões de reais nos trabalhos de restauro que duraram mais de novecentos dias.
Para resgatar o dourado original do teatro, foram utilizadas milhares de folhas de ouro de 23 quilates compradas na Alemanha e que adornam os detalhes da fachada e da cúpula, como detalhou a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, da qual depende a Fundação Teatro Municipal.
Cerca de 250 operários trabalharam durante os quase três anos das obras no prédio, um dos mais belos do centro do Rio de Janeiro.
Além da restauração dos adornos principais, a águia dourada de cobre com suas asas abertas no centro do telhado, as três cúpulas douradas, os vitrais e a fachada com escadaria de pedra, foram retocadas também outras 23 obras de artes internas que receberam inovações tecnológicas. 
A restauração das paredes trouxe à tona obras feitas há 80 anos, cobertas por reformas e até mesmo pelo pó. Uma grata surpresa foi a descoberta, num vão entre duas paredes, do friso sobre o proscênio primitivo, acima do palco, pintado em Paris por Eliseu Visconti em 1907. Preservado e escondido há mais de setenta anos, os historiadores acreditavam que a pintura teria sido destruída ao ser substituída por Eliseu Visconti em 1936. Outra surpresa foi a descoberta de uma passagem secreta.
O Theatro Municipal reabriu com 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.500 novas luminárias e com mais de cinco mil lâmpadas.
A reinauguração ocorreu em 27 de maio de 2010, com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entre outras personalidades importantes.

Registro
Quando visitou o Brasil, o presidente Barack Obama proferiu um único discurso no Rio. Foi em 20 de março de 2011, nas dependências do Theatro Municipal do Rio.


[

ANIVERSÁRIO DE 102 ANOS DO THEATRO MUNICIPAL


Dia 14 de Julho  de 2011 -

PROGRAMAÇÃO


10h – Concerto de Abertura
12h - Escola Estadual de Dança Maria Olenewa
14h - Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro
15h40 – Os Pequenos Mozart
16h – Música de Câmara com alunos do Conservatório de Sidney /Austrália - Prof. Ole Bohn
18h - Ballet do Theatro Municipal
L´ARLÉSIENNE  e CARMEN.
Música de Bizet e coreografia de Roland Petit

21h – Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal
Ópera NABUCCO, de Verdi – 1º. Ato
Solistas: Rodolfo Giugliani, Eliane Coelho, Sávio Sperandio, Denise de Freitas, Marcos Paulo, Carlos Eduardo Marcos, Jacques Rocha e Celinelena Ietto.
Figurinos: Marcelo Marques
Cenários: Renato Theobaldo
Iluminação: Fábio Retti
Concepção e Direção de Cena: André Heller-Lopes
Direção Musical e Regência: Silvio Viegas

Preço: Entrada Franca

N.R. Esse ano (2012), o Theatro Municipal completou 103 anos de existência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário