sábado, 10 de dezembro de 2011

Os vencedores do Prêmio UFF de Literatura - 2011

Foto oficial Prêmio UFF de Literatura 2011

O belo Teatro Municipal de Niterói serviu de palco para o anúncio dos vencedores do
 Prêmio UFF de Literatura 2011, segunda-feira, 5 de dezembro. Escrevendo sobre o tema Viagem à Itália, Eduardo de Paula Nascimento, de Franca, São Paulo, ganhou o Troféu Itapuca na categoria poesia, seguido de Carlos Alberto Pessoa Rosa, de Atibaia, em segundo lugar, e Isabel Furini, de Curitiba, em terceiro. 
Entre as crônicas, Nilson Lattari, de Juiz de Fora, ficou em primeiro lugar, Afonso Caramano, morador de Jaú, São Paulo, em segundo, e Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo, em terceiro. 
Na categoria conto, Newton Novaes Barra Filho, de Maricá, foi o vencedor, enquanto Henrique José da Silva Bon, de Nova Friburgo, ficou em segundo lugar, e Danielle Oliveira, de Mossoró, Rio Grande de Norte, em terceiro.
Os classificados em primeiro lugar receberam, além do troféu, um laptop e 10 (dez) exemplares da coletânea com os 20 textos selecionados de cada categoria, lançada durante a cerimônia. Os segundos colocados tiveram direito a 8 exemplares, os terceiros, a 5, e os demais autores selecionados ganharam kits com 3 exemplares cada.
Nesta quinta edição, o Prêmio UFF de Literatura teve dupla comemoração: além de integrar os festejos pelo aniversário da Universidade Federal Fluminense, uniu-se à programação do momento Itália-Brasil, promovido por conta dos 150 anos da unificação italiana e dos 65 da proclamação da República naquele país. 
O evento contou com o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Euclides da Cunha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, da Comunità Italiana e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.
 Festa - Coube aos atores Ana Moura, Ricardo Lyra Jr. e Melissa Prado, integrantes do Nepac (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas) da UFF, sob a direção de Leonardo Simões, a leitura teatralizada da poesia, da crônica e do conto vencedores. Este ano, o júri recebeu cerca de 200 inscrições, enviadas de várias partes do Brasil e mesmo do exterior. Exemplares do livro serão distribuídos às bibliotecas das escolas públicas municipais e estaduais, além das salas de leitura de Niterói.
 Com a presença de autoridades, como o cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Mario Panaro, o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, e o reitor da UFF, professor Roberto Salles, o evento foi encerrado com um coquetel de confraternização no café do teatro.

N.R. Texto e foto enviados pela Assessoria de Comunicação da EdUFF.
Convidado, por problemas de saúde, não pude comparecer. Mas, parabenizo os coordenadores por mais esse momento de sucesso.

2 comentários:

  1. Bom dia,o sr não deve se lembrar de mim, mas cuidei de ti enquanto estava internado no huap. Segui seu conselho e criei meu blog.Obrigada.
    Se cuida. E lembre-se que a enfermagem do huap sempre lembra de você com muito carinho.
    bjs liliane.

    ResponderExcluir
  2. Estimada Liliane: também lembro de como fui bem cuidado por vocês no HUAP. Sou muito grato por isso. Deus ajudou-me e embora ainda não esteja 100%. Qual o endereço do seu blog?
    Meu telefone é 9621-6138. Com carinho, Assuéres

    ResponderExcluir