sexta-feira, 29 de julho de 2011

O dia em que o vulcão adormecido de São Gonçalo quase despertou!

O VULCÃO DE SÃO GONÇALO
Assuéres Barbosa

Sábado, 13 de setembro de 1997. Um ônibus especial conduzindo crianças e adultos, sai pela manhã do páteo da prefeitura de São Gonçalo, a caminho de uma grande aventura. O grupo vai visitar um vulcão adormecido há 50 milhões de anos no Morro de Itaúna, escalando um morro de 300 metros acima do nível do mar, um terreno íngreme e muito perigoso, coberto de fonolitos, um tipo bem escuro de rocha vulcânica.
foto: Nilo Santos - saogoncaloturismo.com.

O INÍCIO
Tudo começou quando a turismóloga Marina Martins de Souza, o turismólogo Adilson Lima, a bióloga Vânia Ceia e esse jornalista, iniciaram uma pesquisa que dava conta da existência de um vulcão extinto no município. Estudiosos como o engenheiro Aluísio Belarmino de Mattos, geólogos, astrônomos, estudantes de geologia da Uerj e da UFF, estudantes da rede pública e particular, meu filho Fabrício Rodrigues da Silva, jornalista Cecília Vianna de Mattos e pessoas da comunidade integravam a comitiva.
Os quatro organizadores da excursão começaram a se interessar pelo assunto, quando em agosto de 1997, as sucessivas erupções dos vulcões Lê Soufriére, na Ilha de Montserrat, Popocatepel, no México, San Cristobal, na Nicarágua, e, o Kilauea, no Havai, ocorreram. Daí a excursão, com o apoio do professor Joaquim de Oliveira, secretário de Esporte e Lazer, ganhou forma.
Na subida do Maciço de Itauna, um encontro com dois moradores da região: uma grande jibóia e um chimpanzé adulto. Por todos os lados, circulavam animais como tatus, pacas, lagartos, alvoroçados pela presença de tanta gente desconhecida. Seguindo a trilha, após os ônibus estacionarem, em direção ao topo, muitos se perguntavam" e se o vulcão resolve despertar nesse instante?". Havia um quê de mistério e emoção...
Os primeiros excursionistas a atingirem o Maciço, foram o engenheiro Aluísio Belarmino de Mattos, na época com 76 anos de idade, a menina Beatriz, com cinco anos e o garoto Davi, de nove anos. Todos trataram de reunir os fonolitos como lembrança do acontecimento, enquanto apreciavam a paisagem, realmente espetacular.

AGITAÇÃO
Na epoca, o fato despertou enorme celeuma. Não faltaram os descrentes. Artigos prós e contras e declarações agitaram a cidade. O vulcão virou notícia em jornal, rádio e televisão. São Gonçalo estava nas manchetes. Marina, Adilson, Vânia e eu, nos sentimos recompensados. A aventura foi classificada por muitos, como "uma maneira de se resgatar a auto-estima dos gonçalenses. De se reviver a história, enriquecendo-se o acervo da cidade".

Depoimentos
O professor doutor André Luiz Ferrari, do Departamento de Geologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)   publicou estudos dizendo que "a história geológica da região se inicia com a formação de rochas gnáissicas que constituem todos os morros baixos em torno do Maciço de Itaúna. Medições radiométricas indicam que elas se formaram há, aproximadamente, 60 milhões de anos".
No seu relatório, o professor diz, ainda, que "a atividade vulcânica começou há 68 milhões de anos com a formação dos sienitos (rocha clara grosseira) e continuou há 60 milhões de anos com a formação dos fonolitos, terminando há 50 milhões com a formação dos microsienitos (grãos finos) existentes na subida do percurso".
Alunos do curso em pós-graduação da UFF, ao estudarem o vulcão, chegaram a conclusão de que ele deveria ter medido o triplo quando ativo., opinião seguida pela vulcanólogo Vitor Klein, do Departamento de Geologia e Paleontologia da UFRJ, que já havia comprovado, anteriormente, a existência de um vulcão extinto no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Vitor chegou a visitar Itaúna.
Os boatos da existência de um vulcão em São Gonçalo, começaram em 1967, quando o bairro Trindade foi alvo de sucessivos abalos sísmicos de pequena intensidade. Os sinais davam conta de uma possível atividade vukânica na região.

HOJE
Decorridos 14 anos, já falecidos o engenheiro Aluísio Belarmino de Mattos e o turismólogo Adilson Lima, personagens de destaque do acontecimento, Marina, Vânia e Assuéres só lamentam não ter sido realizado pelas autoridades municipais, um trabalho de profundidade em torno do assunto. O turismo local poderia ter sido incrementado. Atualmente, o Maciço de Itaúna é utilizado por desportistas de parapente, um esporte radical de saltos livres. A menina Beatriz, hoje, com 18 anos, é bailarina da Escola de Dança Maria Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Mas, quem viveu a aventura, garante que "todos que integraram a excursão ao vulcão, sentem até hoje a mesma emoção da época. É muito difícil esquecer"...

N.R. Publiquei essa matéria, quando trabalhava no Jornal O SÃO GONÇALO. Depois, ela foi republicada no Nosso Jornal de Notícias e, agora, aí está em meu blog, para se preservar um acontecimento digno de registro.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

São Luís vai sediar Congresso Brasileiro de Química!



O lúdico despertando o interesse pelas Ciências nos alunos da Educação Infantil.PEDRO CAMPELO DE ASSIS JR (UNINORTE/SED) , VANESSA RODRIGUES
CARNEIRO (NILTON LINS) , RAINE LUIZ DE JESUS (SESC-AM) , JÉSSICA SANTOS MOURA (IFAM) , NÍVEA MARIA MAR CAMPOS (UNINORTE) , MARIA ELIANE VASCONCELOS DA S. OLIVEIRA (UFAM) , ANITA PEREIRA DE SOUZA (UNINORTE) , GEANE BERNARDES RAMOS (UEA) , FABRÍCIO RODRIGUES DA SILVA (UNINORTE) e ANA CAROLINE DUARTE DA SILVA (UNINORTE).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM TEMA TRANSVERSAL USADO NO ENSINO DA QUÍMICA PARA ABORDAGEM DA REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE FRITURA NAS PRÁTICAS DE QUÍMICA DO 3°ANO DO ENSINO MÉDIOPEDRO CAMPELO DE ASSIS JR (UNINORTE/SED) , NÍVEA MARIA MAR CAMPOS (UNINORTE) , ELIANA MARIA CAMPOS MOTA (UFAM) , KARLA NUNEZ (UNINORTE) , BRENNA KÉSIA FERREIRA DA SILVA (UNINORTE) , ANA CAROLINE ARAÚJO DUARTE DA SILVA (UNINORTE /CR) , ANITA PEREIRA DE SOUZA (UNINORTE).

A popularização da Química em uma comunidade da zona norte de Manaus.PEDRO CAMPELO DE ASSIS JR (UNINORTE/SED) , ADRIANA DE SOUZA FONSECA (UNINORTE) , NÍVEA MARIA MAR CAMPOS (UNINORTE) , ANA CAROLINE ARAÚJO DUARTE DA SILVA (UNINORTE – C) , FABRÍCIO RODRIGUES DA SILVA (UNINORTE) , ANITA PEREIRA DE SOUZA (UNINORTE)
Nota do Redator: O 51º Congresso Brasileiro de Química (CBQ) será realizado no período compreendido entre os dias 09 e 13 de outubro de 2011, na cidade de São Luís, Estado do Maranhão. Entre os trabalhos selecionados para participação no conclave, estão os de minha nora (e filha) Ana Caroline Araújo Duarte da Silva, que cursa o 6º período de Química, na Universidade do Norte, em Manaus, AM., e o de meu filho, Fabrício Rodrigues da Silva, que cursa e leciona História no Recanto da Crianca Interativo, em Manaus, AM, em um trabalho de equipe com outros companheiros de classe. Parabéns a todos!.





domingo, 24 de julho de 2011

Marylin Monroe + Amy Whinehouse +





Lembrei, também, a sua triste morte (até hoje não explicada), em 05 de agosto de 1962, em Los Angeles, divulgada como overdose por ingestão de barbitúricos, embora corressem boatos de que devido a sua ligação amorosa com o então presidente John Kennedy, ela pudesse ter sido assassinada por elementos da Máfia, temerosa de que ela conhecesse seus segredo, devido a Kennedy ter ligação com o grupo.


Agora, morre repentinamente a cantora Amy Whinehouse (foto Wikipédia - a enciclopédia livre - vitima de overdose de heroina, ela que há muito se envolveu com o álcool e com as drogas. Muito jovem, aos 27 anos, um grande nome da música internacional, com um imenso futuro pela frente, despede-se de uma vida que se afigurava como das mais radiosas.
E, eu me pergunto, porque tantos artistas se envolvem com o "mundo das drogas", quando conseguem fama, sucesso e, principalmente, fortuna?. Para as pessoas da classe pobre, a explicação é de que nada têm. Que se envolvem pelas ligações com péssimos ambientes. E, eles, porque, se nada lhes falta?.
Numa retrospectiva, relembrei alguns nomes do mundo artístico (nacional e internacional) que terminaram de forma tão trágica, como Amy. Senão, vejamos: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison (The Doors), Kurt Cobain (Nirvana), Brian Jones (Rolling Stones), Elis Regina, Tim Maia (drogas e álcool), Elvis Presley (que era viciado em medicamentos), Raul Seixas (alcoolismo), Sid Vicious, Zac Folley, Steve Clark, Derf Scratch, entre tantos outros.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escola Estadual de Dança Maria Olenewa

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa foi criada em 11 de abril de 1927, incentivada pelo brilhante crítico de teatro do Jornal do Brasil, Mário Nunes, tendo por finalidade a formação de bailarinos profissionais.
  Graças à compreensão do então diretor do Patrimônio e Estatística, Dr. Raul Lopes Cardoso, que determinou a entrega de uma pequena sala no 3º andar do Teatro Municipal, a Escola teve até sua sede, só vindo a ampliar-se muitos anos depois.  A 2 de maio de 1931, o então Prefeito, Adolpho Berganini, assinava o Decreto nº 3506, aprovando o Regulamento da Escola.  Em 1936, foi criado o Corpo de Baile com elementos da Escola, separando-se os dois setores, continuando, porém, a Escola, com o objetivo de preparar elementos para o Corpo de Baile.  
Afastando-se Maria Olenewa da direção da Escola, em 1942, teve os seguintes substitutos: Yuco Lindberg, até 1948; Madeleine Rosay, até 1950; Américo Pereira, até 1952; Maria Magdala da Gama Oliveira, de 1952 a 1960; Madeleine Rosay, de 1960 a 1966; Lydia Costalat, de 1966 a 1983; Maria Luisa Noronha, de 1984 a 1987; Tânia Granado, de 1988 a 1991, e, atualmente Maria Luisa Noronha.  
Em 1963, a Escola foi desligada do Teatro Municipal, passando a chamar-se Escola de Danças do Estado da Guanabara, retornando ao Teatro em 1965.   Em 1967, a Escola formou um grupo experimental, viajando com um vasto repertório por vários Estados da União.  Em 1975 foi novamente desligada do Teatro, integrando o Instituto Nacional das Escolas de Arte, com o Instituto Villa-Lobos, Escola de Teatro Martins Penna e Escola de Artes Visuais. Passou a chamar-se Escola de Danças do INEART.  Nesta data, a então diretora, Lydia Costallat submete ao Conselho Estadual de Cultura um Currículo Básico e um Regimento, permitindo ser finalmente a Escola oficializada em Escola Profissionalizante de 2º Grau pelo parecer 1937 de 10 de março de 1975, dando a possibilidade de oferecer aos seus alunos um Certificado reconhecido.  
A Escola continua até hoje no seu objetivo principal: o de formar profissionais da dança, através de um curso rigorosamente técnico.  A antiga Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal desenvolveu-se e evoluiu, no sentido de dar uma visão bem mais ampla da dança aos seus alunos, não se restringindo apenas ao Ballet Clássico, constando do seu currículo várias formas de dança, além de diversas matérias teóricas, afim de oferecer-lhes também um meio de vida mais versátil e mais condizente com o mercado de trabalho de nossa época.
  A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa voltou a pertencer ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1995.




Disciplina – Técnica Clássica.
Disciplina – Dança Espanhola.
Disciplina – Iniciação Pedagógica.
Disciplina – Jazz.
Disciplina – Dança Russa.
Disciplina – Morfologia da Música.
Disciplina – Composição e Interpretação.
Disciplina – Composição e Improvisação.
Disciplina – História da Arte.
Disciplina – Danças Características.
Disciplina – História da Dança.
Disciplina – A Dança no Teatro Brasileiro.
Disciplina – Ritmoplastia.
Disciplina – Estética do Ballet.
Disciplina – Coreografia e Estética do Ballet.
Disciplina – Interpretação.
Disciplina – Teoria Musical.
Disciplina – Labanotation.
Disciplina – Repertório.
Disciplina – Dança Moderna
Disciplina – Danças Primitivas.
Disciplina – Dança Afro-Brasileira.
Disciplina – Danças Folclóricas Brasileiras.
Disciplina – Terminologia.
Disciplina – Pas de deux.
Disciplina – Dança Contemporânea.
Disciplina – Noções de Anatomia.
Disciplina – Ginástica de Solo.
Disciplina – Prática de Ensino.
Disciplina – Comportamento e atitude Profissional.


 


ADMISSÃO


O ingresso na EEDMO é feito por meio de teste de aptidão no qual os professores avaliam se o/a aluno (a) possui os pré-requisitos físicos, técnicos e artísticos para se tornar um bailarino profissional. A idade mínima para se inscrever no programa de seleção é 8 anos.
   As inscrições para o exame geralmente acontecem no período de 01 a 31 de outubro.
 



Documentos necessários:


- 2 fotos 3x4
- Certidão de nascimento
- Atestado médico
- Atestado de escolaridade
- Comprovante de residência (xerox)

N.R. Texto: site da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Símbolo Perdido




O norte-americano Dan Brown é um escritor altamente polêmico. Mas, seus livros obtém sempre muito sucesso no mundo da literatura mundial, entre os quais, O Código da Vinci e O Símbolo Perdido (The Lost Symbol).
No livro O Símbolo Perdido, Dan relata segredos da Maçonaria, uma associação de caráter universal, (que prega a democracia, humanidade, liberdade social, filantropia, igualdade, justiça social), como a iniciação para membros purificados de terceiro grau e o juramento.
Para ser aceito na Irmandade, o candidato terá que aceitar as obrigações que incluem, entre outras, a ausência de posições de religião e política. A palavra Maçonaria origina-se do francês maçonnerie (construção, que lembra os pedreiros maçons).
A aprovação do iniciado dependerá de uma votação onde somente bolas brancas deverão ser mostradas. Uma bola preta elimina o pretendente. Seus deveres tratam do conhecimento de si mesmo, da obrigatoriedade de manter os segredos da fraternidade.
A piramide, o olho, a Letra G - Geometro - que indica a presença do Ser Supremo, são símbolos da Maçonaria que foi criada em 24 de junho de 1717, em Londres e que dizem ser ligada às lendas de Isis e Osíris, no antigo Egito. Já foi também acusada de satanismo, de atos de violência como assassinatos e até teve sérios atritos com a Igreja Católica.
As Lojas Maçônicas são integradas pelo Venerável, Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante, Orador, Secretário, Mestre de Cerimônias, Tesoureiro e o Guarda do Templo.
Dan, antes um crítico ferrenho da Maçonaria, no seu livro O Símbolo Perdido, escreve agora de forma mais justa sobre a Irmandade, fala de suas coisas boas, o que surpreendeu os Maçons, que exemplificam: "se alguma coisa sair errada, a culpa é sempre da Maçonaria, porque as pessoas vão acreditar sempre na teoria da conspiração. Temos, sim, uma inclinação para a privacidade, mas atualmente as nossas portas estão mais abertas para o mundo exterior".

No Brasil
Em nosso país, a primeira Loja Maçônica a ser fundada foi a Grande Oriente do Brasil, em 17 de junho de 1822. Seus Ritos são: Escocês Antigo e Aceito; York,; Schróder; Moderno; Brasileiro; Adonhiramita; Início; Antigo e Primitivo (originário de Memphis e Misraim).

N.R. Entre os maçons mais ilustres do passado, situam-se George Washington, Alexandre Fleming, Winston Churchil, Clark Gable, Sir Isaac Newton, John Kennedy, Eisenhower, Louís Armstrong. Entre os brasileiros, o ex-presidente Deodoro da Fonseca, o abolicionista José do Patrocínio, o artista circense Carequinha (George Gomes).
Li, reli, gostei e recomendo.

Tutankamon - O Faraó Menino

domingo, 17 de julho de 2011

Deuses Egípcios



AMON (foto) - Rei dos Deuses - Força Criadora de Vida.

RÁ - (SOL) - principal Deus da religião egípcia.

TOTH- Deus da sabedoria, do conhecimento, representante da Lua.

ANÚBIS - Deus da morte.

BASTET - Deusa da fertilidade. Protetora das mulheres grávidas.

HATHOR - Deus do amor, alegria, dança, vinho e festas.

HÓRUS - Deus do céu. Era filho de Osíris e Isis.

KHNUM - Deus da criatividade. Controlador das águas do Rio Nilo.

MAET - Deus da justiça e do equilíbrio.

PTHAH - Deusa das obras feitas em pedra.

SETH - Deus da tempestade, do mal, da desordem e da violência.

SOBEK - Deus da paciência e da astúcia.

OSÍRIS - Deus da vida após a morte e da vegetação. Juiz dos mortos.

ISIS - Deusa da magia e do amor. Foi casada com Osíris e tiveram um filho, HÓRUS.

TEFNUT - Deus da nunvem e da umidade.

CHU - Deus do ar seco e da luz do sol.

GEB - Deus da Terra.

BAST - Deusa com cabeça de gato - protegia os homens das doenças e as mulheres grávidas dos espíritos maus.

Deuses gregos e romanos - Associação

Hera ou Juno - Rainha dos Deuses - esposa de Zeus - foto-


Zeus - Jupiter - pai dos Deuses e dos Homens, principal Deus do Olimpo.
Cronos - Saturno - Deus do Tempo. Pai de Zeus. Da raça dos Titãs.
Hera - Juno - Rainha dos Deuses - esposa de Zeus.
Hefesto - Vulcano - Artista do Olimpo. Filho de Zeus e Hera. Fabricava os raios que Zeus lançava sobre os mortais.
Poseidon - Netuno - Senhor do Oceano - Irmão de Zeus.
Hades/Dis Plutão - Senhor do Reino dos Mortos. Irmão de Zeus.
Ares -Marte - Deus da Guerra -- Filho de Zeus e Hera.
Apolo - Febo - Deus do Sol. Da arte de atirar com o arco, da música e da profecia. Filho de Zeus e Latona.
Artemis - Diana - Deusa da Caça e da Lua. Irmã de Apolo.
Afrodite - Venus - Deus da Beleza e do Amor. Nasceu da espuma do mar.
Eros - Cupido - Deus do Amor - Filho de Venus.
Palas -Minerva - Deusa da Sabedoria. Nasceu da cabeça de Zeus.
Hermes - Mercúrio - Deus da Destreza e da Habilidade. Filho e Mensageiro de Zeus.
Demeter -Ceres - Deusa da Agricultura-Filha de Cronos e Ops.


Anubis - o Deus da Morte -





Os antigos gregos o chamavam de Anoubis, e os egípcios de Inpu, Anup, Anpu e Ienpw. Era o deus dos mortos mais importantes, que tinha cabeça de chacal, e era identificado com a mumificação e a vida após a morte. É citado nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, porém no Império Médio passou a ser conhecido como Osíris.
No Egito, nenhuma cerimônia fúnebre era realizada sem a sua representação, à frente do cortejo, já que Anubis era quem guiava os mortos em sua caminhada para o Além. 


Ainda hoje, é uma das divindades mais antigas da mitologia egípcia. Sua esposa era a deusa Anput (em sua versão feminina) e seu filho era Qeb-hwt, o deus Kebechet. Teve seu nome ligado ao deus grego Hermes, daí surgindo o nome Hermanúbis.


Anubis tinha a sua figura associada aos chacais, porque esses animais viviam em bandos, próximos aos cemitérios. Mas, muitos o identificavam como um cão. Ainda existe dúvida a respeito, embora fotos no Google o mostrem como um cão da raça Pharao Hound.


Era filho de Néftis, que era casada com Seth e que depois fingiu ser Isis e se relacionou com Osíris.


Nascimento
adorado em LicópolisCinópolis
Parentesco (mito precoce), Néftis e Osíris ouSet (mais tarde), Hórus (em alguns relatos)
CônjugeAnput
Filho(s)Qeb-hw


N.R. Fonte e fotos : Wikipédia - a enciclopédia livre


Texto: Assuéres Barbosa                                                                          

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Rotary Clube SG sob nova presidência


Posse no Rotary Clube de São Gonçalo

O Rotary Clube de São Gonçalo foi instalado em 09 de setembro de 1961, tendo como presidente o médico José Bruno Neto, mas os preparativos para a sua fundação foram iniciados em 15 de novembro de 1960, pelo rotariano Hamilton Xavier, que mais tarde seria Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro, e outros companheiros. A admissão do RC-SG ao Rotary Internacional ocorreu em 08 de maio de 1961.


História
O Rotary Clube Internacional foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, pelo advogado Paul Percy Harris, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América do Norte, com a ajuda de outros companheiros. A idéia era reunir profissionais de negócios, com elevado padrão de ética, para prestar serviços humanitários, tendo o companheirismo e o bem servir como parte de um ideal. Os Rotary´s Clubes, que não têm fins lucrativos, estão instalados em mais de 168 países e contam com mais de um milhão e duzentos mil associados.
Entre os rotarianos famosos, podem ser lembrados: o cientista Albert Sabin; os ex-presidentes dos EE.UU, John Kennedy, Woodrow Wilson e George W. Bush; o General Douglas MacArthur; Os Ex- Primeiros-Ministros da Inglaterra, Winston Churchill e Margareth Tatcher; o inventor do rádio, Marconi; o "mago" da informática, Bill Gattes; o primeiro homem a pisar na lua, o astronauta Neil Armstrong; Walt Disney; os brasileiros, o cineasta e membro da Academia Brasileira de Letras, Nelson Pereira dos Santos e o empresário Antonio Ermírio de Moraes.


Gestão Elenice Baptista - "Conheça a si mesmo para envolver a humanidade. 

N.R. O Rotary Clube São Gonçalo reúne-se todas as segundas-feiras, a partir das 


19h30, no Abrigo Cristo Redentor.

Esse humilde escriba agradece aos rotarianos Elenice Baptista e Josias Ávila Júnior, o convite para participar da festa do Rotary SG.





quarta-feira, 13 de julho de 2011

São Gonçalo promove Marcha para Jesus

Com o objetivo de levar a palavra de Deus a todos os povos do mundo, a Marcha para Jesus foi criada em 1987, em Londres, pelo pastor Roger Forster, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates e Lynn Green. Hoje, estende-se por mais de 170 países. É um dos maiores eventos cristãos de todo o mundo.
No Brasil, foi realizada pela primeira vez, em 1993, em São Paulo, reunindo mais de 350 mil pessoas. No último dia 04 de junho, no Rio, participaram da Marcha para Jesus, cerca de 200 mil evangélicos.
Em São Gonçalo, a Marcha para Jesus será realizada no próximo sábado, dia 16 (programação ao lado), sob a coordenação de lideranças evangélicas do município e apoio da Prefeitura de São Gonçalo. A concentração dos fiéis será na Praça Zé Garoto e todos se reunirão no Clube Esportivo Mauá.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Teatro Municipal do Rio completa 102 anos de fundação



Fontes e fotos: Wikipédia - a enciclopédia livre. (Theatro Municipal - 1909).
Governo do Estado - Secretaria de Estado de Cultura
Texto parcial: Assueres Barbosa


Adicionar legendaTeatro Municipal do Rio - 2012
Foto: Fabrício Rodrigues da Silva
Situado na Praça Marechal Floriano, na Cinelândia, um dos logradouros mais conhecidos e frequentados do centro da cidade, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro construído no início do século XX, é um dos mais belos e importantes do Brasil. A responsabilidade de sua gestão é 


da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de .


Cultura que tem como presidente, a atriz Carla Camurati
No século XIX o Rio de Janeiro não contava com locais onde pudesse desenvolver seus espetáculos teatrais e atividades culturais. Porém, em 1894, o autor teatral Arthur Azevedo iniciou uma campanha em prol da construção de um amplo teatro. Somente em 1903, a idéia renderia frutos. Foi realizado um concurso para a construção da obra, e o projeto vitorioso foi do filho do então prefeito Pereira Passos, em parceria com o francês Albert Guilbert, baseado em um desenho que retratava a Ópera de Paris, de Charles Garnier.
O prédio começou a ser construído em 1905 e, sua decoração foi preparada pelos mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli. Para montar os vitrais e mosaicos foram contratados artesãos europeus.
                                    GISELLE - Balé da era romântica criado em París em 1841
                                    A segunda bailarina, a partir da esquerda, é a gonçalense
                                    Beatriz Martins Lima.


Hoje, sua capacidade é de 2.361 lugares. É um dos melhores e principais espaços do país, dedicado à música erudita, à dança clássica e ao teatro nacional e internacional. Possui o seu próprio corpo artístico, formado por um coro, uma orquestra sinfônica e um corpo de ballet.
O teatro somente foi inaugurado em 14 de julho de 1909, após quatro anos e meio do lançamento de sua pedra fundamental, pelo então presidente da República, Nilo Peçanha, e pelo então prefeito do Rio, Serzedelo Correia. Na época, tinha capacidade para 1.739 pessoas, número que foi aumentado em 1934, para 2.205 lugares, por causa do aumento da população. 
                        Balé O Quebra-Nozes (Shchelkunchik) Op 71. (em dois atos) - compositor
                         Tchaikovsky - Estreou em 17 de dezembro de 1892, no Teatro Marinsky, 
                                                       em São Petersburgo, na Rússia.


Hoje, sua capacidade é de 2.361 lugares. É um dos melhores e principais espaços do país, dedicado à música erudita, à dança clássica e ao teatro nacional e internacional. Possui o seu próprio corpo artístico, formado por um coro, uma orquestra sinfônica e um corpo de ballet.
Em 1975, a 19 de outubro, o teatro foi fechado para obras de restauração e modernização de  teatro dos ensaios para os espetáculos, e também, para abrigar os corpos artísticos. Com a inauguração do anexo, o coro, o balé e a orquestra ganharam novas salas de ensaio e espaço para as suas práticas artísticas.
Antigamente, apresentavam-se no teatro municipal,  apenas companhias e orquestras estrangeiras - italianas e francesas - até que, em 1931, foi criada a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre as personalidades ilustres que ali se apresentaram, estão Maria CallasRenata TebaldiArturo ToscaniniSarah BernhardtBidu SayãoEliane CoelhoHeitor Villa-LobosIgor Stravinsky,Paul HindemithAlexander Brailows


Em comemoração aos cem anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, foram iniciadas extensas reformas de restauração no teatro que, foi totalmente restaurado ao estilo original; Para resgatar a beleza original ao teatro, construído no início do século passado, foram investidos 70 milhões de reais nos trabalhos de restauro que duraram mais de novecentos dias.
Para resgatar o dourado original do teatro, foram utilizadas milhares de folhas de ouro de 23 quilates compradas na Alemanha e que adornam os detalhes da fachada e da cúpula, como detalhou a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, da qual depende a Fundação Teatro Municipal.
Cerca de 250 operários trabalharam durante os quase três anos das obras no prédio, um dos mais belos do centro do Rio de Janeiro.
Além da restauração dos adornos principais, a águia dourada de cobre com suas asas abertas no centro do telhado, as três cúpulas douradas, os vitrais e a fachada com escadaria de pedra, foram retocadas também outras 23 obras de artes internas que receberam inovações tecnológicas. 
A restauração das paredes trouxe à tona obras feitas há 80 anos, cobertas por reformas e até mesmo pelo pó. Uma grata surpresa foi a descoberta, num vão entre duas paredes, do friso sobre o proscênio primitivo, acima do palco, pintado em Paris por Eliseu Visconti em 1907. Preservado e escondido há mais de setenta anos, os historiadores acreditavam que a pintura teria sido destruída ao ser substituída por Eliseu Visconti em 1936. Outra surpresa foi a descoberta de uma passagem secreta.
O Theatro Municipal reabriu com 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.500 novas luminárias e com mais de cinco mil lâmpadas.
A reinauguração ocorreu em 27 de maio de 2010, com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, do prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entre outras personalidades importantes.

Registro
Quando visitou o Brasil, o presidente Barack Obama proferiu um único discurso no Rio. Foi em 20 de março de 2011, nas dependências do Theatro Municipal do Rio.


[

ANIVERSÁRIO DE 102 ANOS DO THEATRO MUNICIPAL


Dia 14 de Julho  de 2011 -

PROGRAMAÇÃO


10h – Concerto de Abertura
12h - Escola Estadual de Dança Maria Olenewa
14h - Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro
15h40 – Os Pequenos Mozart
16h – Música de Câmara com alunos do Conservatório de Sidney /Austrália - Prof. Ole Bohn
18h - Ballet do Theatro Municipal
L´ARLÉSIENNE  e CARMEN.
Música de Bizet e coreografia de Roland Petit

21h – Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal
Ópera NABUCCO, de Verdi – 1º. Ato
Solistas: Rodolfo Giugliani, Eliane Coelho, Sávio Sperandio, Denise de Freitas, Marcos Paulo, Carlos Eduardo Marcos, Jacques Rocha e Celinelena Ietto.
Figurinos: Marcelo Marques
Cenários: Renato Theobaldo
Iluminação: Fábio Retti
Concepção e Direção de Cena: André Heller-Lopes
Direção Musical e Regência: Silvio Viegas

Preço: Entrada Franca

N.R. Esse ano (2012), o Theatro Municipal completou 103 anos de existência. 

sábado, 9 de julho de 2011

Rio Grande do Norte sedia Simpósio de Química

O 9º Simpósio Brasileiro de Educação Química será realizado entre os próximos dias 17 e 19, no Centro de Eventos do Hotel Praiamar, em Ponta Negra, Natal, Rio Grande do Norte. Profissionais e universitários da área, de todo o país, participarão do conclave.
Minha nora (e filha) ANA CAROLINE ARAÚJO DUARTE DA SILVA (Universidade do Norte - Uninorte - Manaus), esposa do meu filho, o professor de História, Fabrício Rodrigues da Silva), estará no Simpósio, apresentando o seu trabalho, intitulado, "Aprendendo Química Brincando de Macaca (Amarelinha). selecionado por uma comissão do SIMPEQUI. Seu professor PEDRO CAMPELO DE ASSIS JR. (UNINORTE), também participará do Encontro. 
HorárioDomingo, 17/07Segunda, 18/07Terça, 19/07
8:00
9:00
 
Apresentação de Posteres
Apresentação de Posteres
9:00
10:30
Comunicação Oral
(5 trabalhos)
Comunicação Oral
(5 trabalhos)
10:40
11:30
Palestra 1Palestra 3
11:40
12:30
Palestra 2
Palestra 4
 12:30
13:30
Intervalo para almoço

Intervalo para almoço
13:30
14:30
Apresentação de Posteres
Apresentação de Posteres
14:40
16:30

Painel 1Painel 2
16:30
18:30
Abertura da Secretaria
Retirada de Material
Cursos 1 e 2 (1ª aula)Cursos 1 e 2 (1ª aula)
18:30
19:00
Abertura Oficial  
19:00
20:00
Palestra de abertura