sábado, 31 de dezembro de 2011

Coisas que gosto. Que me trazem boas recordações!

Búzios - A maravilha da Região dos Lagos - RJ
Textos: Assueres Barbosa - Fotos: Fabrício Rodrigues da Silva
Praia de Geribá - Búzios
em tarde chuvosa 





Rua das Pedras - Búzios




Búzios - litoral





                                                                                                                
O Maior São João do Mundo - Junho - Campina Grande - Paraíba
foto: Site Oficial da Festa: http://www.saojoaoemcampina.com.br

1 - de exercer as minhas profissões -jornalista e mestre de cerimônias-
2 - de dançar, principalmente com a Orquestra Tabajara (New York, New York - Tick To Tick- Unforgetable) e a Orquestra "Pingos & Gotas", e de ler bons livros.
3 - de viajar pelas estradas quando há luar.
4 - de comer ostras na Praia de Geribá e de passear pela Rua das Pedras, em Búzios. (fotos)
5 - de comer frutos do mar em Angra, Rio das Ostras e em Búzios.
6 - de curtir os meus netos Felipe e Clarinha, em Manaus.
7 - do Encontro das Águas entre o rio Paraiba do Sul e o mar, em São João da Barra.
8 - dos Congressos e seminários de jornalistas em Teresópolis, Quatís, São João da Barra e Angra dos Reis (dos dias passados no Hotel do Bosque).
9 -do "Maior São João do Mundo" - 30 dias de forró - em Campina Grande, na Paraiba. (foto)
10 -de namorar ou passear pela Floresta da Tijuca.
11 -da cultura do Teatro Amazonas e do Palacete Provincial, em Manaus, no Amazonas.
12 - do Encontro das Águas entre os Rios Negro e Solimões, com o Rio Amazonas.
13 - de viver um amor de todas as formas, possíveis e imagináveis. Saudades do "Bambuzal", "Raízes", "Troncos" e do "Palmeirinhas".
14 - De dançar no "Queijos e Vinhos", no Mauá, organizado pela Cãmara de Vereadores -SG.
15 - De tomar chope e namorar no Bar Amarelinho, na Cinelândia (foto) nas sextas-feiras; curtir às noites do fim de semana na Lapa e de passear aos domingos, no Museu da República.



Restaurante e Choperia Amarelinho- Cinelândia

Foto: Fabrício Rodrigues da Silva
Nota do Redator - O Bar Amarelinho, dos sócios José Lorenzo e José Soares, na Cinelândia, sempre foi ponto de referência das noites cariocas, desde que foi fundado em 1921. Cantores, compositores, jornalistas, artistas em geral, ativistas, figuras ilustres da boêmia, ali fizeram e fazem ponto.
Desde a década de 60, frequentei a casa, em companhia de colegas jornalistas e de belas companhias. Em 2008, num ato de justiça, o deputado estadual Brizola Neto, homenageou na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o empresário Lorenzo, com o título de Mérito Legislativo.                                     

Feliz Ano Novo! - Búzios e Brigitte Bardot -

Nessa Mensagem de Ano Novo, quero pedir ao Senhor Nosso Deus que abençoe todos os meus Amigos e Amigas, e suas famílias, e até mesmo aos pobres de espírito. pois perdoar é divino!
Desejo-lhes um 2012 de muito Amor, Paz, Felicidade, Esperança, Caridade e Humildade!.
Que Deus esteja conosco!. Sempre!.

Nota do Redator: vou passar o fim de ano com meu filho Fabrício, minha nora Carol, meus netos Felipe e Clarinha e o primo Fábio. Vieram de Manaus para alegrar os meus dias. E, estou cercado do carinho de centenas de AMIGOS, que não me esquecem nunca. Nominá-los seria impossível...
No dia 06, viajarei para a Região dos Lagos - Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e a minha querida cidade, Búzios, onde permanecerei até o dia 08, a fim de espairecer.
Claro que com passagens pelas praias de Geribá (única), Tartaruga, Tartaruguinha, João Fernandes, Costa Azul, Prainha, Forte, Baleia, Coca-Cola.

Brigitte, a Eterna Musa.
Brigitte eternizou Búzios

Estátua em bronze da artista francesa Brigitte Bardot, - "E Deus Criou a Mulher" - símbolo sexual nos anos 50 e 60, na Orla Bardot, na Praia da Armação, em Búzios, de autoria da artista plástica Christina Motta, baseada em foto do fotógrafo internacional Denis Albanèse, que a Prefeitura mandou preparar em homenagem à Brigitte, pela projeção da cidade em todo o mundo. Conheci BB e seu namorado, o playboy e produtor de filmes Bob Zaguri, na época. Sou um eterno apaixonado por Búzios!.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Morre nos EUA o amigo fiel de Tarzan

Jane, Chita e Tarzan, no filme
"Tarzan, o Rei dos Macacos". Foto: AP.File.
O chimpanzé Chita, um fiel amigo do conhecido Tarzan, "Rei das Selvas", herói de filmes das décadas de 30 e 40, do escritor Edgard Rice Burroughs, morreu ontem, dia 28, vitima de problemas renais, no Suncoast Primate Sanctuary, na Califórnia, onde passou os seus últimos dias. Chita, que contracenou com Johnny Weissmuller (Tarzan), Maureen O´Sullivan (Jane) e o garoto Boy, filho do casal 20 dos filmes de aventuras na selva, tinha 80 anos.
Muita gente pensava que Chita era fêmea, mas não era. Na vida real, usava óculos escuros. bebia cerveja e fumava charutos. Chegou a ser personagem em um livro do escritor inglês James Lever, intitulado ""Me Cheeta" - Eu Chita -. Também ganhou um troféu, aos 74 anos, em um festival de cinema na Califórnia. Era o ídolo das crianças e jovens da época, mas até mesmo os adultos (como eu) se encantavam com suas peraltices na tela. Johnny morreu em 1984 e Maureen, em 1998.

N.R. Quando garoto, fui muitas vezes ao cinema assistir os seus filmes, mas até hoje, tenho prazer em rever os filmes de Tarzan e seus companheiros.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Nova Ponta Negra é inaugurada parcialmente em Manaus


Nova Ponta Negra - Manaus - AM - Foto: SEMCOM

A primeira fase de construção da Nova Ponta Negra, em Manaus, será inaugurada, hoje, sexta-feira dia 23, pelo prefeito Amazonino Mendes. Um novo calçadão em pedras portuguesas, três mirantes - Praça da Marinha, um anfiteatro, escadaria, passarela, cinco belos jardins, praça com chafariz e espelho d´água, uma fonte luminosa com iluminação a LED, fazem parte de um projeto ousado, moderno, arquitetônico e paisagístico.

O bairro Ponta Negra é um dos mais belos cartões postais da cidade de Manaus. Ali, modernos prédios residenciais com elevadores panorâmicos, se erguem embelezando a paisagem, bem como condomínios fechados de alto luxo. Tem uma visão fronteiriça com o Rio Negro, mostrando uma das mais bonitas paisagens da cidade.

O novo anfiteatro ganhou palco e camarins novos e, conta com uma estrutura de iluminação e acústica, que possibilitará a realização de shows artísticos de primeira qualidade. A prefeitura montou uma rede de internet gratuita, que irá beneficiar os moradores de toda a extensão do Complexo.
Os recursos financeiros para a execução dessa primeira parte das obras da Nova Ponta Negra, na ordem de R$ 29.085.368,79, vieram através de um convênio Prefeitura de Manaus e Ministério do Turismo.
















sábado, 10 de dezembro de 2011

Os vencedores do Prêmio UFF de Literatura - 2011

Foto oficial Prêmio UFF de Literatura 2011

O belo Teatro Municipal de Niterói serviu de palco para o anúncio dos vencedores do
 Prêmio UFF de Literatura 2011, segunda-feira, 5 de dezembro. Escrevendo sobre o tema Viagem à Itália, Eduardo de Paula Nascimento, de Franca, São Paulo, ganhou o Troféu Itapuca na categoria poesia, seguido de Carlos Alberto Pessoa Rosa, de Atibaia, em segundo lugar, e Isabel Furini, de Curitiba, em terceiro. 
Entre as crônicas, Nilson Lattari, de Juiz de Fora, ficou em primeiro lugar, Afonso Caramano, morador de Jaú, São Paulo, em segundo, e Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo, em terceiro. 
Na categoria conto, Newton Novaes Barra Filho, de Maricá, foi o vencedor, enquanto Henrique José da Silva Bon, de Nova Friburgo, ficou em segundo lugar, e Danielle Oliveira, de Mossoró, Rio Grande de Norte, em terceiro.
Os classificados em primeiro lugar receberam, além do troféu, um laptop e 10 (dez) exemplares da coletânea com os 20 textos selecionados de cada categoria, lançada durante a cerimônia. Os segundos colocados tiveram direito a 8 exemplares, os terceiros, a 5, e os demais autores selecionados ganharam kits com 3 exemplares cada.
Nesta quinta edição, o Prêmio UFF de Literatura teve dupla comemoração: além de integrar os festejos pelo aniversário da Universidade Federal Fluminense, uniu-se à programação do momento Itália-Brasil, promovido por conta dos 150 anos da unificação italiana e dos 65 da proclamação da República naquele país. 
O evento contou com o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Euclides da Cunha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, da Comunità Italiana e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.
 Festa - Coube aos atores Ana Moura, Ricardo Lyra Jr. e Melissa Prado, integrantes do Nepac (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas) da UFF, sob a direção de Leonardo Simões, a leitura teatralizada da poesia, da crônica e do conto vencedores. Este ano, o júri recebeu cerca de 200 inscrições, enviadas de várias partes do Brasil e mesmo do exterior. Exemplares do livro serão distribuídos às bibliotecas das escolas públicas municipais e estaduais, além das salas de leitura de Niterói.
 Com a presença de autoridades, como o cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Mario Panaro, o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, e o reitor da UFF, professor Roberto Salles, o evento foi encerrado com um coquetel de confraternização no café do teatro.

N.R. Texto e foto enviados pela Assessoria de Comunicação da EdUFF.
Convidado, por problemas de saúde, não pude comparecer. Mas, parabenizo os coordenadores por mais esse momento de sucesso.

Palavras de sabedoria - (DALAI - LAMA)

"A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não irão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa Paz de espírito!".

"Os três vícios físicos, são: matar, roubar e ter comportamento sexual impróprio".
"Os quatro vícios verbais, são: a mentira; a tendência para a discórdia; as palavras cruéis; e, o discurso incoerente".
"Os três vícios do espírito, são: a cobiça; as más intenções; e, os juízos equivocados".

"As boas qualidades humanas, são: a honestidade, a sinceridade e um bom coração. Não podem ser compradas com dinheiro, nem produzidas por máquinas ou mesmo pela mente. Nós chamamos isso de Luz Interior".

AGLAC homenageia veterano jornalista

Sob a presidência do escritor e poeta Fernando Félix Carvalho, a Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências reuniu-se na última sexta-feira, em um jantar, nas dependências do Abrigo Cristo Redentor de São Gonçalo, a fim de que seus associados se confraternizassem antes das festas natalinas e de fim de ano. Naquela oportunidade, atendendo uma indicação do escritor e poeta Oton São Paio, a AGLAC homenageou esse modesto escriba, que completou 50 anos de atividades profissionais.
Oton , que é professor, advogado e que foi vereador e deputado estadual por São Gonçalo, usou da palavra, tecendo-me palavras bondosas e imerecidas, e abordou com muita propriedade o tema AMOR, dizendo que "é época de Natal. É tempo de amor!"; "Deus governa o mundo com Amor!"; "O Amor tudo sofre, tudo crê e tudo espera". Declamou, ainda, o poema de sua autoria, "Amor Pedra", do seu mais recente livro de poesias.
O escritor e artista plástico Décio Machado, fundador do projeto "Nós Temos a Força" e criador do Relógio de Sol de São Gonçalo, formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense - UFF - dedicou-me um exemplar de sua mais recente obra literária "O Revisor" ("A Vida conquista a Morte quando a Morte conquista Vida"), prefaciada pelo escritor Fernando Felix Carvalho, com a dedicatória "Assuéres, Amigo é para Sempre".
Josias Ávila Júnior, que foi deputado estadual, secretário municipal de Administração e é presidente do Ipalerj, abrilhantou a reunião, com a sua bela voz, cantando diversas canções, sob o acompanhamento dos músicos Ulisses (violão), Gil (cavaquinho) e Pirata (bateria). Ao se pronunciar, lembrou a velha e sincera amizade existente entre nós, através dos tempos.
Estiveram presentes à reunião, entre outros, os escritores e poetas Altivo Aleixo, Helter Barcellos, Gilvan Carneiro, Paulo Souto, Carlos Alberto Carvalho, Salvador Matta e Silva, Gentil da Costa Lima, Marina de Oliveira Dias, Antonio Carlos Rodrigues, Maria Auxiliadora Rodrigues, Carmen Brasil, Roosevelt, Edson Oliveira de Souza, José Terra, Carmozinda Reina, Maria Alice Araújo Velho; a professora Elizabeth São Paio (diretora do Colégio Odete São Paio); jornalista Lúcia Antonieta; a primeira Dama da Aglac, Maria do Carmo Carvalho e sua filha, Fernanda; advogado Wagner Cortese (presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de São Gonçalo).

Brésil - Une histoire de cinq cents ans - cronologie

1494 - Traité de Tordesillas, qui partage les découvertes do Noveau Monde
entre Le Portugal  et l´Espagne. Le territoires situés à l´est du meridien reviennent
au Portugal.
1500 - Le navigateur Cabral touche une côte inconnue.
1502 - Un groupe de marchands de Lisbonne obtient le monople d´exploitation
des richesses du Brésil.
1532 - Fondation de la primère cité au Brésil, São Vicente, et implantation du
premier engenho (moulin à sucre).
1538 - Les premiers esclaves africains arrivent au Brésil.
1549 - Institution d´un gouverneus géneral au Brésil. La premiére mission jésuite
arrive à Bahia.
1551 - Création du premier évêchê.
1555 - Nicolau Durand de Villegagnon fonde une colonie française sur la côte bré-
siliene. Elle est éliminée par les Portugal dès 1560.
1563 - Publication d´Histoire dún voyage fait en la terre du Brésil par Jean de Léry.
1565 - Fondation de la villede São Sebastio  de Rio de Janeiro.
1630 - Les Hollandais s´emparentdu Pernambouc. Ils em son définitivement expul-
sés em 1654.
1693 - Découverte de gisements d´or dans la province du Minas Gerais. Le pays
devient le premier producteur mondial de métal jaune.
1750 - Le traité de Madrid reconnaît les frontières du Brésil au-delà du méridien
de Tordesillas.
1755 - L´esclavage des Indiens est aboli. Celui des Africains, notamment en prove-
nace d´Angola, s´accroît.
1789 - Des conspirateurs projettent un soulèvement du Minas Gerais. Leus chef, Ti-
radentes, est exécuté le 21 de avril 1792.
1808 - Après l´invasion du Portugal par Napoléon em 1807, la famille royale sínstalle
à Rio de Janeiro. Le Brésil sóuvre au comerce étranger.
1822 - Le prince régent Pedro fils de l´emperer portugais, déclare le Brésil indépen-
dantt et prend le titre d´empereur.
1825 - Le Portugal reconnaít I´indepedance du Brésil.
1831 - Pedro I abdique en faveur dde son fils de 5 ans et retourne au Portugal. C´est
la deuxième indépendance. Période de régences.
1840 - Majorité anticipée de dom Pedro II début de son gouvernement personell.
1850 - Fin de la traie négrière.
1864 - Guerre du Paraguay opposant le Brésil, l´Argentine el l`Uruguai au Paraguay,
qui est vaincu en 1870.
1888 - > Loi dorée < : abolition de l´esclavage sans indemnisation.
1889 - Un coup d´État, fomenté par les republicains et dirigé par le maréchal Deodoro
da Fonseca, renverse la monarchie. La république est proclamée.
1891 - Promulgation d´une Constitucion féderale, calquée sur celle des États -Unis. Le
Pouvoir est confisqué par les classes possédantes au sein des États (les >oligarchies< .
 
N.R. Uma amizade recente entre esse jornalista e o africano Niccollas, natural de Benin,
fez com que eu tomasse conhecimento de um trabalho editado pela Revista Francesa L´
Histoire, editada pela Sophia Pubiclations 74, Avenida Du Maine, 75014, Paris, onde a
História do Brasil é abordada com muita propriedade, pela editoria de jornalismo, de
1494 até 2010 (eleição da presidenta Dilma Roussef).
No meu francês de beira de caís, andei me entendendo com Niccollas e essa publicação
no blog serve para futuras averiguações. A parte dois - 1922/ 2010 segue depois...Assueres.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

De volta prá casa - o Incêndio do Circo - 50 anos - 17/12/1961

No próximo dia 17 de dezembro de 2011, estarei voltando para casa. Ainda sob cuidados médicos, tomando 15 remédios diários e com entupimentos nas coronárias direita e marginal de 90%. Dieta geral e proibição de sair na night, de dançar, de viajar, de ter fortes emoções e aborrecimentos. No trabalho, uso diminuto do microfone, pouco tempo em frente ao computador e leitura não demorada.
Tudo isso para evitar um terceiro infarto. Pelo menos durante os próximos seis meses.
O lado bom é que meu filho Fabrício minha nora Carol e meus netos Felipe e Clarinha chegam no dia 18 de dezembro de 2011, de Manaus, aqui permanecendo até o dia 22 de janeiro de 2012. Até lá, resolverei o meu destino. Se irei para Manaus com eles, ou se assumo sérios compromissos.
Os últimos dias foram bem movimentados. Fui objeto de reportagens de página inteira no Globo Niterói e no Jornal O SÃO GONÇALO, no último domingo, como PERSONAGEM do Incêndio do Gran Circus Norte Americano em 17 de dezembro de 1961 e dei entrevista também - que irá ao ar nos próximo dias - ao Programa Cidinha Livre, da Tevê Bandeirantes, canal 7. Profissionalmente, aumentou a minha auto-estima.
Agradeço ao jornalistas Ary Lopes, Cláudio Costa Rosa, Sérgio Soares e aos repórteres fotográficos Nicolello e Alex Ramos, de O SÃO GONÇALO.
Aos jornalistas Diego Barreto e ao repórter fotográfico Luiz Ackermann, do Globo Niterói.
Aos jornalistas Gustavo Carvalho e Fernando e aos cinegrafistas Júnior e Jefferson, da TV Bandeirantes - programa Cidinha Livre -.Minha entrevista irá ao ar na próxima semana, entre segunda e sexta-feira, das 14 às 15 horas.
Ao jornalista Mauro Ventura, do Jornal O Globo, pela inserção do meu nome em sua maravilhosa obra, " O Espetáculo Mais Triste da Terra", onde retrata com enorme categoria profissional, o Incêndio do Gran Circus Norte Americano, ocorrido em Niterói, em 17 de dezembro de 1961. O livro já está em todas as livrarias do País.