quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Inquisição: O Reinado do Medo - 1478/1536 - Toby Green

Editora Objetiva
Lançamento: 02/05/2011
Um assunto que durante muitos anos foi considerado "tabu" para a Igreja Católica, a INQUISIÇÃO, foi alvo do jornalista e professor inglês Toby Green, que o aborda em seu livro, "Inquisição - O Reinado do Medo -, que acabo de ler através de publicação da Editora Objetiva, com tradução de Cristina Cavalcanti.
Na obra, Toby analisa o período de "caça às bruxas", - a maior forma de repressão - nos governos dos Reis Católicos Fernando de Aragão (Espanha) - 1478 - e de Isabel de Castela (Portugal) - 1536 -.
Naqueles períodos, eram realizados julgamentos de fé, exorcismos, encarceramento, com torturas, açoites, galés e confisco de propriedades e bens dos que eram considerados hereges. As categorias mais atingidas eram os judeus, mouros, hindus, luteranos,  huguenotes, místicos, francomaçons, padres, bígamos, fornicadores, sodomitas, homossexuais, bruxas e marinheiros.
Antes, no fim do Século XII, o Papado havia criado uma Inquisição (caça às supostas bruxas, onde muitas foram queimadas em fogueiras).
O Inquisidor Geral da Espanha foi Fernando de Valdez, mas ainda existiam outros inquisidores espanhóis famosos como Miguel de Murillo e Juan de San Martin.
Somente em 31 de março de 1813, o Parlamento de Cádiz abole a Inquisição espanhola, que só entraria, realmente, em vigor, em 1834, através de um Decreto Lei do Rei Fernando VII, e em 1821, a Inquisição é abolida em Portugal.

N.R. Recomendo a obra do escritor Toby Green. Apenas após a minha leitura, decidi colocar alguns aspectos em meu blog, por se tratar daquilo que até hoje, é considerada uma "mancha negra" no passado da Igreja Católica. Alguns historiadores, criticam ainda a complacência da Igreja, na época, com a escravidão.
Sobre o livro, diz o jornal inglês The Guardian: " Um estudo contundente sobre a intolerância".

Nenhum comentário:

Postar um comentário