domingo, 5 de fevereiro de 2012

O Livro dos Mortos do Antigo Egito. Dr. Ramses Sellem

Existem quatro versões sobre o Livro dos Mortos - Heliopolitana, Tebana, Genérica Número Um e Saíta -, que  falam sobre quatro regiões e quatro períodos de tempos. Sou um leigo admirador das civilizações egípcia, grega e romana. Cada leitura me fascina e, as vezes lamento não ter me tornado historiador ou arqueólogo. Mas, como jornalista procuro aprender sempre, com as grandes inteligências da área.
Há poucos dias, recebi como presente de um amigo (Niltinho), um exemplar de O Livro dos Mortos do Antigo Egito, uma obra do escritor Ramses Sellem, mestre, doutor em História Egípcia e PHD em Ciências Políticas e Econômicas na Faculdade do Cairo, versado ainda em religião, hieróglifos, matemática, filosofia, medicina natural e cultura física.
No livro, o Dr. Ramses aborda a vida atual, a vida futura e a vida eterna. O mistério da vida e da morte. Fala sobre o futuro da alma após a morte e, tece conceitos sobre Deus e a Criação. "Diz, que, "os ensinamentos devem ser lidos, a fim de ajudar os vivos e os mortos em suas jornadas pelos mundos inferiores".
Descreve Osíris - o mais velho dos cinco princípios humanos, o 1º Rei do Egito - e, Hunefer, o amado de Osíris, que foi governador do lado oeste de Vast;, Pitah, o imortal, que governou o Egito por mil anos e que originou a Arte.

Recomendo:
O Livro dos Mortos do Antigo Egito
Autor: Dr. Ramses Sellem
Editor: Wagner Veneziani Costa
Tradução: Ligia Capobianco
Madras Editora - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário