sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Morre o maestro Severino Araújo!


                                             Maestro Severino Araújo

                                Foto divulgação: ofuxico.terra.com.br


                                                  Orquestra Tabajara (titular)

                                           Foto: orquestratabajara.com.br


Os dançarinos de todo o Brasil, entre os quais me incluo, ficaram órfãos na manhã de hoje, sexta-feira, dia 3 de agosto de de 2012. Morreu de insuficiência respiratória em um hospital do Rio de Janeiro, onde se encontrava internado desde o dia 20 de julho, aos 95 anos, o músico, maestro, compositor, instrumentista e clarinetista Severino Araujo, que desde 1938, aos 21 anos de idade, regia a mais famosa orquestra brasileira, a Tabajara. 

Seu corpo está sendo velado na capela 7, do cemitério de São João Batista, onde será sepultado às 12 horas, de amanhã, sábado. Severino deixa quatro filhos. Ele havia se afastado por problemas de saúde, da regência da orquestra, há cinco anos. Em seu lugar, assumiu seu irmão, Jayme Araújo.

Pernambucano de nascimento, da cidade de Limoeiro, Severino Araujo, ainda criança, aprendeu música com seu pai, que era mestre de banda. E logo, tornou-se um excelente clarinetista. Mas, foi tocando saxofone que ingressou na Orquestra Tabajara, fundada em 1934, na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba. E, aos 21 anos, assumiu a regência, transformando a Tabajara em uma das queridas e admiradas de todo o país.
Em 1936, Severino compôs o chorinho "Espinha de Bacalhau" que se transformaria em uma de suas composições mais famosas. Com alguns músicos de seu grupo, veio para o Rio de Janeiro, e logo dominou o mercado, mercê de seu vasto repertório, influenciado em sua maioria por grandes sucessos da música norte-americana.
A Orquestra Tabajara começou a animar bailes em clubes sociais e gafieiras,, festas de formatura, a partir de 1940. Apresentou-se ainda em programas de rádio e tevê, e no antigo Circo Voador, no Rio, aos domingos.
Mais tarde, foi contratada por 10 anos, pela Rádio Tupi; por cinco anos, pela Rádio Mayrink Veiga; por 10 anos , pela Rádio Nacional em 5 anos, pela TV-Rio, antigo canal 13. Cantores famosos se apresentaram com a Orquestra Tabajara, podendo serem lembrados, Francisco Alves ( O Rei da Voz), Orlando Silva, Ciro Monteiro e muitos outros.
Em 1952, a Tabajara com Severino Araújo, apresentou-se em París; em 1955, participou do carnaval no Uruguai (Montevidéu; em 1961, na Feira Internacional de Buenos Aires (Argentina); em 1989, no Cassino Estoril, em Lisboa (Portugal).    

Eu, Severino Araújo e a Tabajara
Comecei a dançar aos 16 anos de idade, e, dancei (e danço) com as maiores orquestras e conjuntos do país. Mas, a minha paixão pela Orquestra Tabajara surgiu (e não me recordo bem em qual baile. Só sei que foi numa formatura), por causa das músicas: New York, New York, Moonlight Serenade, Night And Day, Cheek To Cheek, Blue Moon, Besame Mucho, Stardust, Love Is Many Splendored Thing, When I Fall In Love e In The Mood..
Passei, então, a acompanhar a Tabajara, onde quer que se apresentasse. Nos clubes cariocas, fluminenses e em cidades brasileiras. Há quase 60 anos. Momentos maravilhosos nas pistas de dança, dançando de rostinho colado e evoluindo pelos salões, exibindo-se (eu e outros veteranos). Ensinei até damas que se tornaram pares constantes.
Em todos os bailes, nos intervalos, a conversação com o maestro Severino Araújo, sempre atencioso e carinhoso com o seu público. Bem como os cumprimentos aos músicos. Quando Severino adoeceu e afastou- se da regência, temi pela sorte da Tabajara. Mas, seu irmão, o maestro Jayme Araújo vem demostrando competência.
2011 foi um ano em que tive sérios problemas de saúde, razão porque afastei-me da Night. Estou voltando aos poucos. Os últimos bailes com a Orquestra Tabajara, foram no Combinado Cinco de Julho (Barreto, Niterói), CSSEERJ (Niterói), Caiçara (Ipanema-Rio) e assisti um show no Sesc-Rio.
Vou lembrar uma passagem curiosa ocorrida há uns três anos: viajei com um grupo de amigos (amigas) para Cabo Frio e Búzios, no carnaval. Ao chegar na Rua das Pedras, vi um cartaz anunciando um baile carnavalesco com a Tabajara. Quando estava na maior animação, minha "sobrinha" Rosana, chamou-me a atenção de que a referida apresentação havia ocorrido na véspera. Total frustação!.
Com Severino e a Tabajara, muitos romances começaram na pista de dança. Alguns proliferaram, outros foram apenas "sonho de verão". Mas, todos valeram a pena!.
Que Deus o receba no céu para reger uma nova orquestra, animando os dançarinos que estão por lá!. Não sei se conseguirei chegar lá... No céu!. 
N. R. Hoje, em casa, continuo a ouvir a excelente música da Tabajara!. Através dos "Anos Dourados". Muitas saudades!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário