sexta-feira, 22 de março de 2013

Centenário do prefeito Joaquim de Almeida Lavoura - 1913 - 2013

                                                              Joaquim Lavoura
                                                              1913-2013                                                 Foto: saogoncaloturismo.com

Se vivo fosse, estaria completando 100 anos de idade, o maior símbolo da política do município de São Gonçalo e uma das maiores referências políticas do Estado do Rio de Janeiro. Joaquim de Almeida Lavoura - o Mito - nasceu em 04 de abril de 1913, no bairro Caju, no Rio de Janeiro, e, faleceu em 12 de novembro de 1975, vitima de problemas pulmonares, quando exercia o seu terceiro mandato como prefeito, que iria até janeiro de 1976. Os outros mandatos foram: 1955/1959; 1963/1967. Antes, foi vereador por dois mandatos, tendo ocupado a presidência da Câmara Municipal. Também foi deputado estadual.
Filho de José Marques de Almeida e Maria Cândida de Almeida, veio residir com os seus pais no bairro Gradim, e anos depois, se tornou uma liderança comunitária, pelo seu carisma, aliado à honestidade e trabalho. Ingressou na política, elegendo-se vereador em 1947. Elegeu-se prefeito pela primeira vez em 1954, tomando posse em janeiro de 1955.
Sua campanha, naquela oportunidade, coordenada por ele próprio, baseou-se no tema honestidade e trabalho, tendo como principais símbolos, um trator que ele dirigia, pás e picaretas. Lavoura, vestia-se modestamente, e usava um chapéu e um cigarro de palha, no canto da boca. Seu trabalho e sua honestidade, o tornaram uma das principais lideranças políticas do Estado do Rio de Janeiro, obtendo reconhecimento internacional, através da Revista Time, que o consagrou como "um dos principais administradores de prefeituras do mundo".


Realizações
Lavoura, ao se eleger prefeito, ousou. Retirou as linhas de bondes, alargou as passagens e promoveu os calçamentos do Porto Velho e Sete Pontes, vias principais de ligação de São Gonçalo com o município vizinho de Niterói. Era comum encontrá-lo, na direção de tratores e escavadeiras e utilizando pás.
Passou a controlar a frota de veículos da municipalidade. Comprou máquinas pesadas, retroescavadeiras, máquinas patrol e viaturas de transporte. Comprou e instalou a Usina de Asfalto e a Fábrica de Artefatos de Cimentos (manilhas e meio-fios). Construiu estradas e pontes, visando o escoamento das produções agrícola, pecuária, comercial e industrial.
Modernizou o Hospital Luiz Palmier e construiu o Pronto Socorro Infantil "Darcy Vargas". Instalou e equipou centros cirúrgicos e os laboratórios, adquirindo modernas ambulâncias. No setor de Educação, o Grupo Lavoura construiu o Colégio Municipal Presidente Castelo Branco (inaugurado em 31 de março de 1970, na gestão do prefeito Osmar Leitão Rosa); Colégio Municipal Ernani Faria (Lavoura/Zeyr Porto), Centro Cultural Joaquim Lavoura (Governo Hairson Monteiro).

Duas das frases de Lavoura,  tornaram-se referências na classe política e na comunidade gonçalense: "Com trabalho há progresso" e "o passado garante o futuro".
A sua liderança política no chamado Grupo Lavoura, fez com que diversos gonçalenses - Osmar Leitão Rosa, Ayrton Rachid, Zeir Porto, Josias Ávila Júnior, Hairson Monteiro, Oton São Paio, Manoel de Lima, Jardino Manoel de Marins -, entre outros, se elegessem vereadores, deputados estaduais e federais, bem como houve um governador do Estado do Rio de Janeiro- Geremias de Mattos Fontes, antes prefeito e deputado federal -
   

Sucessores
Quando Lavoura faleceu em 1975, assumiu a prefeitura, o vice-prefeito Zeir de Souza Porto, que havia sido vereador e deputado estadual; Osmar Leitão Rosa, que começou a trabalhar com Lavoura, aos 19 anos de idade, foi vereador, prefeito e deputado federal por diversas legislaturas; Ayrton Rachid foi vereador e deputado estadual; Josias Ávila foi deputado estadual e, atualmente é o presidente do IPALERJ; Hairson Monteiro (falecido) foi vereador, prefeito e deputado estadual; Oton São Paio foi vereador e deputado estadual; Manoel de Lima, foi vereador por seis legislaturas -presidente da CMSG- e prefeito.
Do programa festivo elaborado por uma Comissão de Amigos de Lavoura, historiadores, imprensa e diversos segmentos da vida cotidiana da cidade, com o apoio da prefeitura municipal de São Gonçalo - prefeito Neilton Mulim- através das Secretarias Municipais de Gabinete (Leandro Bastos), Cultura (Michel Portugal), Educação Regina Santos) e Subsecretaria de Cerimonial (Maura de Oliveira), constam: no dia 4 de abril, às 8h, visitação ao mausoléu, no Cemitério de São Gonçalo, às 10 horas, Ato Cívico, junto à estátua de Lavoura, na Praça Estephânia de Carvalho, Zé Garoto; no dia 5, Sessão Solene da Câmara Municipal de São Gonçalo, na sede da OAB-SG, Zé Garoto, requerida pelo vereador Diego São Paio.
Paralelamente, as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, estão realizando um concurso nas escolas municipais de São Gonçalo, sobre a vida de Joaquim Lavoura. Os vencedores receberão diversos prêmios.

A COMISSÃO
O prefeito Neilton Mulim determinou que a Prefeitura de São Gonçalo se associasse às homenagens prestadas ao saudoso prefeito Lavoura, através da Secretaria de Gabinete (Leandro Bastos), Cultura (Michel Portugal), Educação (Regina Santos), Infraestrutura (Antonio José) e Subsecretaria de Cerimonial (Maura de Oliveira).
A Câmara Municipal de São Gonçalo, incorporou-se às homenagens, através da iniciativa do vereador Diego São Paio e da organização da Chefia de Cerimonial (Osvaldo Mourão), que requereu a realização de uma Sessão Solene no dia 05 de abril, às 19 horas, na sede da OAB-SG.
Da Comissão fazem parte, entre outros: In Memorian - Presidente de Honra: Hairson Monteiro -, Osmar Leitão Rosa, Josias Ávila Júnior (Abrigo Cristo Redentor), Frederico Carvalho (presidente), Ayrton Rachid, Oton São Paio, Zeir Porto, Jorge Nunes, Helter Barcellos (Rotary Club-São Gonçalo), Rujany Martins, Assueres Barbosa, Pereira da Silva, Sérgio Toledo, José Jerônimo Sobrinho, Jorge Carlos (Rosa Cruz), Roberto Mônico, Norma Ribeiro, Gilvan Carneiro (União Brasileira de Trovadores-SG), Fernando Felix (Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências), Jorge Wilmann (SINEPE), Altivo Aleixo, Analçuz Antunes (TV Ponto de Vista), Colégio Municipal Joaquim Lavoura, Universidade Salgado de Oliveira, Antonio Souto -TVWin-..

N.R. O maior conhecedor da história político-administrativa do prefeito Joaquim de Almeida Lavoura, é o jornalista e escritor Jorge Nunes, que faz parte do chamado "Grupo Lavoura".
Neste blog, há uma matéria intitulada "Lavoura, o Mito da política gonçalense", com algumas de suas realizações.
Tive a honra de ser o locutor oficial do prefeito Joaquim Lavoura, narrando inaugurações de obras, solenidades políticas, festejos carnavalescos e o tradicional desfile cívico-colegial-militar do dia 22 de setembro -aniversário de São Gonçalo-.
Também orgulho-me de ter sido distinguido pela Câmara Municipal com a medalha "Joaquim Lavoura".
Para culminar, terei a honra de ser o Mestre de Cerimonial dos importantes eventos.

HOMENAGEM
No dia 04 de abril de 2013, na Praça Estephânia de Carvalho, no bairro Zé Garoto, ao lado de sua Estátua, foi realizado um Ato Cívico, organizado por uma Comissão de Amigos de Joaquim Lavoura, em homenagem ao seu Centenário de Nascimento, ocasião em que foi descerrada uma Placa de Mármore pelo prefeito Neilton Mulim. Estavam presentes, antigos companheiros de Lavoura, como o ex- vereador, prefeito e deputado federal Osmar Leitão Rosa; ex-prefeito e deputado estadual Zeir de Souza Porto; ex-deputados estaduais Josias Ávila Júnior, Ayrton Rachid e Oton São Paio; ex-vice-prefeito Antonio Maia.
No dia seguinte, na sede da Ordem dos Advogados de São Gonçalo, a Câmara Municipal de São Gonçalo realizou Sessão Solene, requerida pelo vereador Diego São Paio, reverenciando a memória do prefeito Joaquim Lavoura. O Secretário-Chefe de Gabinete, Dr. Leandro Bastos representou o prefeito Neilton Mulim. Em nome dos ex-companheiros de Lavoura, o ex-prefeito e deputado federal Osmar Leitão Rosa agradeceu a homenagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário