sexta-feira, 15 de março de 2013

Habemus Papam Franciscum!. Jorge Mario Bergoglio, um Cardeal Italo - Argentino

Eram exatamente 15h08, em Brasília e, 19h08 em Roma, quando a fumaça branca apareceu na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, dando conta de que os católicos de todo o mundo tinham um no Papa. Contrariando as previsões dos expert´s em eleições de Papas,a mídia e os adéptos da Igreja Católica, foi eleito Papa, o italo-argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, -um ano a menos do que tinha ao ser eleito em 2005, o seu antecessor, o Papa Emérito Bento XVI.
O até então Cardeal de Buenos Aires, o jesuíta Jorge Mario Bergoglio, não tinha o seu nome cotado para assumir a liderança da Igreja Católica. Os mais cotados, pouco antes do início da votação pelos 115 Cardeais, eram o Arcebispo de Milão, Angelo Scola, e o Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer. O Papa Francisco foi eleito com 77 votos. 
Assim que foi eleito, escolheu o nome de Francisco, em referência a São Francisco de Assis, um santo que é apontado como humilde e defensor dos pobres. Não há na relação dos 265 Papas anteriores, nenhum que tenha usado esse nome.

QUEM É
Filho de imigrantes italianos, Nascido em 17 de dezembro de 1936, fez a Escola Técnica de Química e formou-se em Filosofia e foi ordenado padre em 1969, aos 21 anos. Depois, foi alçado ao cargo de Bispo, em 1992, tornado-se Cardeal em 2001. Em fevereiro de 1998, assumiu a Arquidiocese de Buenos Aires.
É conhecido pela sua humildade e discrição e pelo relevante trabalho que presta aos moradores das favelas e bairros pobres de Buenos Aires, capital da Argentina. Notabilizou-se como defensor dos mais humildes e por combater a pobreza e a corrupção. Tomou posição contrária ao Governo argentino no período da ditadura, ajudando muitas pessoas perseguidas  pelo regime.
Sobre ele, os que o conhecem, dizem que anda de ônibus, metrô e em um fusca de sua propriedade e dispensa formalismo. E, isso ficou provado ao assumir o cargo de Papa: dispensou as ricas vestimentas, o vermelho - preferindo o branco - e a tradicional Cruz de Ouro, que os Papas sempre usaram.
Gosta de futebol, sendo sócio do popular San Lorenzo de Almagro, sediado em Boedo, Buenos Aires, e foi quem rezou a missa em comemoração aos 100 anos do clube, em 2008.

Missão
Papa Francisco tem pela frente, sérios desafios: recuperar o prestígio da Igreja Católica, recentemente abalado por escândalos que envolveram casos de pedofília, extirpar a corrupção, e acabar com a luta interna pelo Poder, no Vaticano.
Sabe-se que é contrário ao aborto e a união entre casais homossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário