sábado, 6 de março de 2010

GEREMIAS DE MATTOS FONTES - 28/03/1930 - 02/03/2010

O advogado e pastor Geremias de Mattos Fontes nasceu em 28 de junho de 1930, na localidade Meia Noite, Santa Izabel, São Gonçalo, tendo sido criado no bairro Barracão. Faleceu em 02 de março de 2010, tendo sido velado no saguão da Prefeitura de São Gonçalo. Seu corpo foi conduzido em carro aberto do Corpo de Bombeiros, sob a guarda de Cadetes da Escola Superior da Polícia Militar Dom João VI, até o Cemitério Parque da Paz, onde foi sepultado com honras militares.
A prefeita Aparecida Panisset decretou Luto Oficial por três dias e esteve durante todo o tempo na cerimônia funebre, dando assistência total a pastora Nilda Fontes e seus familiares. O Subsecretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Alexandre Felipe, representou o governador Sérgio Cabral.
Geremias deixou um rastro de trabalho e honestidade no trato com a coisa pública e em todos os seus momentos de vida.
Deixou viúva a pastora Nilda Fontes. Pai de: Líseas, Claudio, Cássia, Elen, Elisa, Marcos Antonio, Paulo Sérgio e Geremias Júnior; 25 netos e três bisnetos (Lucca, Mateus e um bebê que estará
nascendo em breve).
Aos 16 anos de idade, foi gráfico e depois "foca" no Jornal O São GONÇALO; aos 19 anos de idade, trabalhou como servente do Cartório do 3º Ofício de São Gonçalo; depois, tornou-se Escrevente de Justiça; Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Niterói, aos 22 anos,em 1952. Foi o primeiro presidente da Associação Gonçalense de Estudantes (AGE).
Na vida política, foi Secretário-Chefede Gabinete do Prefeito Joaquim de Almeida Lavoura, em 1955; em 1958 elegeu-se prefeito do município de São Gonçalo, pelo PDC/PTB, exercendo o cargo até 1962; em 1962, elegeu-se deputado federal e ocupou o cargo até 1966; era o presidente do diretório fluminense do seu partido político, a ARENA, quando foi indicado pela Assembléia Legislativa para o cargo de Governador do antigo Estado do Rio de Janeiro (1967/1971).
Ao deixar o cargo, fundou em setembro de 1971, a Comunidade S/8. instituição filantrópica que tem a missão de fazer a prevenção ao uso e abuso de drogas e tratar o dependente químico. Como prefeito, construiu a Alameda Pio XII, em frente a Igreja de São Gonçalo; remodelou a Praça Zé Garoto e construiu a sua fonte sonora luminosa; duplicou a via Sete Pontes e asfaltou a via Porto Velho; desapropriou o terreno para construção do Cemitério de São Miguel, onde foram sepultadas as vitimas do incêndio do Grand Circus Norte-Americano em novembro de 1961; construiu postos de saúde, escolas, drenou e pavimentou ruas, implantou a iluminação pública no município, instalou e inaugurou o Pronto Socorro-SG. como governador, construiu o Viaduto em Alcântara.
N.R. Tive a honra de como jornalista e locutor de conviver com o prefeito, deputado federal e governador Geremias de Matros Fontes, desde 1959. De privar de sua amizade de D. Nilda, de sua filha Elen, de ter divulgado a Comunidade S/8 e, de ter sido o Mestre de Cerimônias na solenidade de suas despedidas da vida terrena. São Gonçalo deve se orgulhar de tão ilustre filho!
No seu velório e sepultamento, entre centenas de amigos, lembro: o ex-deputado estadual Josias Ávila; os ex-prefeitos Osmar Leitão Rosa e Hairson Monteiro; o ex-deputados federais Kiffer Neto e Flávio Palmier da Veiga; o ex-prefeito de Niterói Waldenir Bragança; jornalistas Gentil Lima, Abel Rodrigues, Rujany Martins, Jorge Nunes e Gilson Monteiro; Dr. Hélio Gama, Dr. Wilmar Zarro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário