sábado, 31 de dezembro de 2011

Coisas que gosto. Que me trazem boas recordações!

Búzios - A maravilha da Região dos Lagos - RJ
Textos: Assueres Barbosa - Fotos: Fabrício Rodrigues da Silva
Praia de Geribá - Búzios
em tarde chuvosa 





Rua das Pedras - Búzios




Búzios - litoral





                                                                                                                
O Maior São João do Mundo - Junho - Campina Grande - Paraíba
foto: Site Oficial da Festa: http://www.saojoaoemcampina.com.br

1 - de exercer as minhas profissões -jornalista e mestre de cerimônias-
2 - de dançar, principalmente com a Orquestra Tabajara (New York, New York - Tick To Tick- Unforgetable) e a Orquestra "Pingos & Gotas", e de ler bons livros.
3 - de viajar pelas estradas quando há luar.
4 - de comer ostras na Praia de Geribá e de passear pela Rua das Pedras, em Búzios. (fotos)
5 - de comer frutos do mar em Angra, Rio das Ostras e em Búzios.
6 - de curtir os meus netos Felipe e Clarinha, em Manaus.
7 - do Encontro das Águas entre o rio Paraiba do Sul e o mar, em São João da Barra.
8 - dos Congressos e seminários de jornalistas em Teresópolis, Quatís, São João da Barra e Angra dos Reis (dos dias passados no Hotel do Bosque).
9 -do "Maior São João do Mundo" - 30 dias de forró - em Campina Grande, na Paraiba. (foto)
10 -de namorar ou passear pela Floresta da Tijuca.
11 -da cultura do Teatro Amazonas e do Palacete Provincial, em Manaus, no Amazonas.
12 - do Encontro das Águas entre os Rios Negro e Solimões, com o Rio Amazonas.
13 - de viver um amor de todas as formas, possíveis e imagináveis. Saudades do "Bambuzal", "Raízes", "Troncos" e do "Palmeirinhas".
14 - De dançar no "Queijos e Vinhos", no Mauá, organizado pela Cãmara de Vereadores -SG.
15 - De tomar chope e namorar no Bar Amarelinho, na Cinelândia (foto) nas sextas-feiras; curtir às noites do fim de semana na Lapa e de passear aos domingos, no Museu da República.



Restaurante e Choperia Amarelinho- Cinelândia

Foto: Fabrício Rodrigues da Silva
Nota do Redator - O Bar Amarelinho, dos sócios José Lorenzo e José Soares, na Cinelândia, sempre foi ponto de referência das noites cariocas, desde que foi fundado em 1921. Cantores, compositores, jornalistas, artistas em geral, ativistas, figuras ilustres da boêmia, ali fizeram e fazem ponto.
Desde a década de 60, frequentei a casa, em companhia de colegas jornalistas e de belas companhias. Em 2008, num ato de justiça, o deputado estadual Brizola Neto, homenageou na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o empresário Lorenzo, com o título de Mérito Legislativo.                                     

Feliz Ano Novo! - Búzios e Brigitte Bardot -

Nessa Mensagem de Ano Novo, quero pedir ao Senhor Nosso Deus que abençoe todos os meus Amigos e Amigas, e suas famílias, e até mesmo aos pobres de espírito. pois perdoar é divino!
Desejo-lhes um 2012 de muito Amor, Paz, Felicidade, Esperança, Caridade e Humildade!.
Que Deus esteja conosco!. Sempre!.

Nota do Redator: vou passar o fim de ano com meu filho Fabrício, minha nora Carol, meus netos Felipe e Clarinha e o primo Fábio. Vieram de Manaus para alegrar os meus dias. E, estou cercado do carinho de centenas de AMIGOS, que não me esquecem nunca. Nominá-los seria impossível...
No dia 06, viajarei para a Região dos Lagos - Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras e a minha querida cidade, Búzios, onde permanecerei até o dia 08, a fim de espairecer.
Claro que com passagens pelas praias de Geribá (única), Tartaruga, Tartaruguinha, João Fernandes, Costa Azul, Prainha, Forte, Baleia, Coca-Cola.

Brigitte, a Eterna Musa.
Brigitte eternizou Búzios

Estátua em bronze da artista francesa Brigitte Bardot, - "E Deus Criou a Mulher" - símbolo sexual nos anos 50 e 60, na Orla Bardot, na Praia da Armação, em Búzios, de autoria da artista plástica Christina Motta, baseada em foto do fotógrafo internacional Denis Albanèse, que a Prefeitura mandou preparar em homenagem à Brigitte, pela projeção da cidade em todo o mundo. Conheci BB e seu namorado, o playboy e produtor de filmes Bob Zaguri, na época. Sou um eterno apaixonado por Búzios!.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Morre nos EUA o amigo fiel de Tarzan

Jane, Chita e Tarzan, no filme
"Tarzan, o Rei dos Macacos". Foto: AP.File.
O chimpanzé Chita, um fiel amigo do conhecido Tarzan, "Rei das Selvas", herói de filmes das décadas de 30 e 40, do escritor Edgard Rice Burroughs, morreu ontem, dia 28, vitima de problemas renais, no Suncoast Primate Sanctuary, na Califórnia, onde passou os seus últimos dias. Chita, que contracenou com Johnny Weissmuller (Tarzan), Maureen O´Sullivan (Jane) e o garoto Boy, filho do casal 20 dos filmes de aventuras na selva, tinha 80 anos.
Muita gente pensava que Chita era fêmea, mas não era. Na vida real, usava óculos escuros. bebia cerveja e fumava charutos. Chegou a ser personagem em um livro do escritor inglês James Lever, intitulado ""Me Cheeta" - Eu Chita -. Também ganhou um troféu, aos 74 anos, em um festival de cinema na Califórnia. Era o ídolo das crianças e jovens da época, mas até mesmo os adultos (como eu) se encantavam com suas peraltices na tela. Johnny morreu em 1984 e Maureen, em 1998.

N.R. Quando garoto, fui muitas vezes ao cinema assistir os seus filmes, mas até hoje, tenho prazer em rever os filmes de Tarzan e seus companheiros.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Nova Ponta Negra é inaugurada parcialmente em Manaus


Nova Ponta Negra - Manaus - AM - Foto: SEMCOM

A primeira fase de construção da Nova Ponta Negra, em Manaus, será inaugurada, hoje, sexta-feira dia 23, pelo prefeito Amazonino Mendes. Um novo calçadão em pedras portuguesas, três mirantes - Praça da Marinha, um anfiteatro, escadaria, passarela, cinco belos jardins, praça com chafariz e espelho d´água, uma fonte luminosa com iluminação a LED, fazem parte de um projeto ousado, moderno, arquitetônico e paisagístico.

O bairro Ponta Negra é um dos mais belos cartões postais da cidade de Manaus. Ali, modernos prédios residenciais com elevadores panorâmicos, se erguem embelezando a paisagem, bem como condomínios fechados de alto luxo. Tem uma visão fronteiriça com o Rio Negro, mostrando uma das mais bonitas paisagens da cidade.

O novo anfiteatro ganhou palco e camarins novos e, conta com uma estrutura de iluminação e acústica, que possibilitará a realização de shows artísticos de primeira qualidade. A prefeitura montou uma rede de internet gratuita, que irá beneficiar os moradores de toda a extensão do Complexo.
Os recursos financeiros para a execução dessa primeira parte das obras da Nova Ponta Negra, na ordem de R$ 29.085.368,79, vieram através de um convênio Prefeitura de Manaus e Ministério do Turismo.
















sábado, 10 de dezembro de 2011

Os vencedores do Prêmio UFF de Literatura - 2011

Foto oficial Prêmio UFF de Literatura 2011

O belo Teatro Municipal de Niterói serviu de palco para o anúncio dos vencedores do
 Prêmio UFF de Literatura 2011, segunda-feira, 5 de dezembro. Escrevendo sobre o tema Viagem à Itália, Eduardo de Paula Nascimento, de Franca, São Paulo, ganhou o Troféu Itapuca na categoria poesia, seguido de Carlos Alberto Pessoa Rosa, de Atibaia, em segundo lugar, e Isabel Furini, de Curitiba, em terceiro. 
Entre as crônicas, Nilson Lattari, de Juiz de Fora, ficou em primeiro lugar, Afonso Caramano, morador de Jaú, São Paulo, em segundo, e Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo, em terceiro. 
Na categoria conto, Newton Novaes Barra Filho, de Maricá, foi o vencedor, enquanto Henrique José da Silva Bon, de Nova Friburgo, ficou em segundo lugar, e Danielle Oliveira, de Mossoró, Rio Grande de Norte, em terceiro.
Os classificados em primeiro lugar receberam, além do troféu, um laptop e 10 (dez) exemplares da coletânea com os 20 textos selecionados de cada categoria, lançada durante a cerimônia. Os segundos colocados tiveram direito a 8 exemplares, os terceiros, a 5, e os demais autores selecionados ganharam kits com 3 exemplares cada.
Nesta quinta edição, o Prêmio UFF de Literatura teve dupla comemoração: além de integrar os festejos pelo aniversário da Universidade Federal Fluminense, uniu-se à programação do momento Itália-Brasil, promovido por conta dos 150 anos da unificação italiana e dos 65 da proclamação da República naquele país. 
O evento contou com o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Euclides da Cunha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, da Comunità Italiana e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.
 Festa - Coube aos atores Ana Moura, Ricardo Lyra Jr. e Melissa Prado, integrantes do Nepac (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas) da UFF, sob a direção de Leonardo Simões, a leitura teatralizada da poesia, da crônica e do conto vencedores. Este ano, o júri recebeu cerca de 200 inscrições, enviadas de várias partes do Brasil e mesmo do exterior. Exemplares do livro serão distribuídos às bibliotecas das escolas públicas municipais e estaduais, além das salas de leitura de Niterói.
 Com a presença de autoridades, como o cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Mario Panaro, o diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Haroldo Zager, e o reitor da UFF, professor Roberto Salles, o evento foi encerrado com um coquetel de confraternização no café do teatro.

N.R. Texto e foto enviados pela Assessoria de Comunicação da EdUFF.
Convidado, por problemas de saúde, não pude comparecer. Mas, parabenizo os coordenadores por mais esse momento de sucesso.

Palavras de sabedoria - (DALAI - LAMA)

"A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não irão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa Paz de espírito!".

"Os três vícios físicos, são: matar, roubar e ter comportamento sexual impróprio".
"Os quatro vícios verbais, são: a mentira; a tendência para a discórdia; as palavras cruéis; e, o discurso incoerente".
"Os três vícios do espírito, são: a cobiça; as más intenções; e, os juízos equivocados".

"As boas qualidades humanas, são: a honestidade, a sinceridade e um bom coração. Não podem ser compradas com dinheiro, nem produzidas por máquinas ou mesmo pela mente. Nós chamamos isso de Luz Interior".

AGLAC homenageia veterano jornalista

Sob a presidência do escritor e poeta Fernando Félix Carvalho, a Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências reuniu-se na última sexta-feira, em um jantar, nas dependências do Abrigo Cristo Redentor de São Gonçalo, a fim de que seus associados se confraternizassem antes das festas natalinas e de fim de ano. Naquela oportunidade, atendendo uma indicação do escritor e poeta Oton São Paio, a AGLAC homenageou esse modesto escriba, que completou 50 anos de atividades profissionais.
Oton , que é professor, advogado e que foi vereador e deputado estadual por São Gonçalo, usou da palavra, tecendo-me palavras bondosas e imerecidas, e abordou com muita propriedade o tema AMOR, dizendo que "é época de Natal. É tempo de amor!"; "Deus governa o mundo com Amor!"; "O Amor tudo sofre, tudo crê e tudo espera". Declamou, ainda, o poema de sua autoria, "Amor Pedra", do seu mais recente livro de poesias.
O escritor e artista plástico Décio Machado, fundador do projeto "Nós Temos a Força" e criador do Relógio de Sol de São Gonçalo, formado em Administração pela Universidade Federal Fluminense - UFF - dedicou-me um exemplar de sua mais recente obra literária "O Revisor" ("A Vida conquista a Morte quando a Morte conquista Vida"), prefaciada pelo escritor Fernando Felix Carvalho, com a dedicatória "Assuéres, Amigo é para Sempre".
Josias Ávila Júnior, que foi deputado estadual, secretário municipal de Administração e é presidente do Ipalerj, abrilhantou a reunião, com a sua bela voz, cantando diversas canções, sob o acompanhamento dos músicos Ulisses (violão), Gil (cavaquinho) e Pirata (bateria). Ao se pronunciar, lembrou a velha e sincera amizade existente entre nós, através dos tempos.
Estiveram presentes à reunião, entre outros, os escritores e poetas Altivo Aleixo, Helter Barcellos, Gilvan Carneiro, Paulo Souto, Carlos Alberto Carvalho, Salvador Matta e Silva, Gentil da Costa Lima, Marina de Oliveira Dias, Antonio Carlos Rodrigues, Maria Auxiliadora Rodrigues, Carmen Brasil, Roosevelt, Edson Oliveira de Souza, José Terra, Carmozinda Reina, Maria Alice Araújo Velho; a professora Elizabeth São Paio (diretora do Colégio Odete São Paio); jornalista Lúcia Antonieta; a primeira Dama da Aglac, Maria do Carmo Carvalho e sua filha, Fernanda; advogado Wagner Cortese (presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de São Gonçalo).

Brésil - Une histoire de cinq cents ans - cronologie

1494 - Traité de Tordesillas, qui partage les découvertes do Noveau Monde
entre Le Portugal  et l´Espagne. Le territoires situés à l´est du meridien reviennent
au Portugal.
1500 - Le navigateur Cabral touche une côte inconnue.
1502 - Un groupe de marchands de Lisbonne obtient le monople d´exploitation
des richesses du Brésil.
1532 - Fondation de la primère cité au Brésil, São Vicente, et implantation du
premier engenho (moulin à sucre).
1538 - Les premiers esclaves africains arrivent au Brésil.
1549 - Institution d´un gouverneus géneral au Brésil. La premiére mission jésuite
arrive à Bahia.
1551 - Création du premier évêchê.
1555 - Nicolau Durand de Villegagnon fonde une colonie française sur la côte bré-
siliene. Elle est éliminée par les Portugal dès 1560.
1563 - Publication d´Histoire dún voyage fait en la terre du Brésil par Jean de Léry.
1565 - Fondation de la villede São Sebastio  de Rio de Janeiro.
1630 - Les Hollandais s´emparentdu Pernambouc. Ils em son définitivement expul-
sés em 1654.
1693 - Découverte de gisements d´or dans la province du Minas Gerais. Le pays
devient le premier producteur mondial de métal jaune.
1750 - Le traité de Madrid reconnaît les frontières du Brésil au-delà du méridien
de Tordesillas.
1755 - L´esclavage des Indiens est aboli. Celui des Africains, notamment en prove-
nace d´Angola, s´accroît.
1789 - Des conspirateurs projettent un soulèvement du Minas Gerais. Leus chef, Ti-
radentes, est exécuté le 21 de avril 1792.
1808 - Après l´invasion du Portugal par Napoléon em 1807, la famille royale sínstalle
à Rio de Janeiro. Le Brésil sóuvre au comerce étranger.
1822 - Le prince régent Pedro fils de l´emperer portugais, déclare le Brésil indépen-
dantt et prend le titre d´empereur.
1825 - Le Portugal reconnaít I´indepedance du Brésil.
1831 - Pedro I abdique en faveur dde son fils de 5 ans et retourne au Portugal. C´est
la deuxième indépendance. Période de régences.
1840 - Majorité anticipée de dom Pedro II début de son gouvernement personell.
1850 - Fin de la traie négrière.
1864 - Guerre du Paraguay opposant le Brésil, l´Argentine el l`Uruguai au Paraguay,
qui est vaincu en 1870.
1888 - > Loi dorée < : abolition de l´esclavage sans indemnisation.
1889 - Un coup d´État, fomenté par les republicains et dirigé par le maréchal Deodoro
da Fonseca, renverse la monarchie. La république est proclamée.
1891 - Promulgation d´une Constitucion féderale, calquée sur celle des États -Unis. Le
Pouvoir est confisqué par les classes possédantes au sein des États (les >oligarchies< .
 
N.R. Uma amizade recente entre esse jornalista e o africano Niccollas, natural de Benin,
fez com que eu tomasse conhecimento de um trabalho editado pela Revista Francesa L´
Histoire, editada pela Sophia Pubiclations 74, Avenida Du Maine, 75014, Paris, onde a
História do Brasil é abordada com muita propriedade, pela editoria de jornalismo, de
1494 até 2010 (eleição da presidenta Dilma Roussef).
No meu francês de beira de caís, andei me entendendo com Niccollas e essa publicação
no blog serve para futuras averiguações. A parte dois - 1922/ 2010 segue depois...Assueres.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

De volta prá casa - o Incêndio do Circo - 50 anos - 17/12/1961

No próximo dia 17 de dezembro de 2011, estarei voltando para casa. Ainda sob cuidados médicos, tomando 15 remédios diários e com entupimentos nas coronárias direita e marginal de 90%. Dieta geral e proibição de sair na night, de dançar, de viajar, de ter fortes emoções e aborrecimentos. No trabalho, uso diminuto do microfone, pouco tempo em frente ao computador e leitura não demorada.
Tudo isso para evitar um terceiro infarto. Pelo menos durante os próximos seis meses.
O lado bom é que meu filho Fabrício minha nora Carol e meus netos Felipe e Clarinha chegam no dia 18 de dezembro de 2011, de Manaus, aqui permanecendo até o dia 22 de janeiro de 2012. Até lá, resolverei o meu destino. Se irei para Manaus com eles, ou se assumo sérios compromissos.
Os últimos dias foram bem movimentados. Fui objeto de reportagens de página inteira no Globo Niterói e no Jornal O SÃO GONÇALO, no último domingo, como PERSONAGEM do Incêndio do Gran Circus Norte Americano em 17 de dezembro de 1961 e dei entrevista também - que irá ao ar nos próximo dias - ao Programa Cidinha Livre, da Tevê Bandeirantes, canal 7. Profissionalmente, aumentou a minha auto-estima.
Agradeço ao jornalistas Ary Lopes, Cláudio Costa Rosa, Sérgio Soares e aos repórteres fotográficos Nicolello e Alex Ramos, de O SÃO GONÇALO.
Aos jornalistas Diego Barreto e ao repórter fotográfico Luiz Ackermann, do Globo Niterói.
Aos jornalistas Gustavo Carvalho e Fernando e aos cinegrafistas Júnior e Jefferson, da TV Bandeirantes - programa Cidinha Livre -.Minha entrevista irá ao ar na próxima semana, entre segunda e sexta-feira, das 14 às 15 horas.
Ao jornalista Mauro Ventura, do Jornal O Globo, pela inserção do meu nome em sua maravilhosa obra, " O Espetáculo Mais Triste da Terra", onde retrata com enorme categoria profissional, o Incêndio do Gran Circus Norte Americano, ocorrido em Niterói, em 17 de dezembro de 1961. O livro já está em todas as livrarias do País.

sábado, 26 de novembro de 2011

Continentino Porto vence eleição entre jornalistas

Sindicato faz eleição histórica

De:
Fernando Paulino 
Foi a eleição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estadodo Rio de Janeiro mais participativa de toda a sua história. No total, 154 jornalistas sindicalizados compareceram às urnasnos dias 23 e 24 de novembro, confirmando a vitória da chapa Reconstruçãoúnica registrada para disputar o pleito sindical dos jornalistas do Estado.
Nosso objetivo é dar verdadeiramente um caráter estadual aonosso Sindicato. E a categoria deu essa resposta nas urnasVários companheiros saíram de suas cidades para vir votar na urna do SindicatoIsso é uma prova da credibilidade que a nossa chapa adquiriu junto aos jornalistas”, afirma Continentino Portopresidente eleito do Sindicato.     
Vale destacar a harmonia que conseguimos demonstrar nessaeleição. Foi muito bom ver a mobilização das pessoas para referendar a chapa Reconstrução. No primeiro dia de votaçãomesmo com chuva, os jornalistas se deslocaram para dar o seu apoio à nova direção sindical”, revela Ernesto Viana, atual presidente do Sindicato.
Reconstrução recebeu 150 votos. Houve 3 votos em branco e um nulo. Na urna do Sindicato, foram registrados 130 votos e na urna da ABI, no Rio de Janeiro, 24 votos.
posse da nova direção sindical será no dia 9 de dezembro próximo, uma sexta-feira, na sede do Sindicato, no final da tarde.
Eis a chapa eleita:
Presidente – Continentino Porto,1.º Vice-presidente – Álvaro Britto, 2.º Vice-presidente – Dulce Tupy, Secretário-geral – Fernando Paulino, 1.º Tesoureiro – Ernesto Vianna, 2.º Tesoureiro – Salomão Santana e Diretor Jurídico – Sérgio Caldieri, Suplentes – Inaldo Baptista, Maurício Guimarães, Paulo Castro Alves, Rafael Duarte, Eraldo Quintanilha, Carlos Alberto Antonio, José Fortuna (Barroco),Gentil Lima, Udson de Oliveira, Raquel Junia, José Pereira(Pereirinha) e Jorge de OliveiraConselho Fiscal – Adilson Guimarães, Sílvia Regina e Evaldo Nascimento. Representantes na Fenaj – Mário Augusto Jakobskind e Mário de Sousa. Comissão deÉtica: Nilo Sérgio Gomes, Fátima Lacerda, José Marques, Osvaldo Maneschy e Pinheiro Junior.

N.R. Mesmo ainda em convalescença, compareci para votar na chapa Reconstrução, liderada pelo jornalista Continentino Porto, um companheiro de velhos e saudosos tempos, e integrada por excelentes valores. Com a atual diretoria, nosso Sindicato está mais fortalecido. Assuéres

sábado, 5 de novembro de 2011

Prêmio UFF de Literatura tem finalistas

Divulgada lista de finalistas do
Prêmio UFF de Literatura 2011
                                                         
O júri do 5º Prêmio UFF de Literatura – poesia, crônica e conto tornou conhecidos os nomes dos escritores selecionados no concurso promovido pela Universidade Federal Fluminense. Nesta fase, foram indicados os vinte textos de cada categoria que integrarão a antologia a ser lançada durante a festa de premiação, que acontecerá no dia 5 de dezembro, em cerimônia no Teatro Municipal de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. 
Na ocasião, será divulgado o resultado final, com o anúncio do primeiro lugar de cada uma das três categorias – que ganhará o Troféu Itapuca e um laptop. Com o tema Viagem à Itália, em comemoração ao momento Itália-Brasil, a edição deste ano do prêmio literário tem o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Euclides da Cunha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, da Comunità Italiana e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura.


Confira os autores finalistas:

Poesia
Alfredo Dolcino Motta
Carlos Pessoa Rosa
Cássia Rosso
Célio Diniz
Cris Dakinis
Eduardo de Paula Nascimento
Flávia Amparo
Gloria Leão
Ingrid Camargo da Motta
Isabel Furini
Jeane Gislon de Menezes
Joab Nass
José Antônio Zulian
Maria Apparecida S. Coquemala
Roberta da Costa
Sebastião Bonifácio Junior
Simone Alves Pedersen
Tatiana Alves
Thiago Luz
Vanessa Della Peruta


Crônicas
Adriana Marcolini
Afonso Caramano
Alexandra Rodrigues
Alfredo Dolcino Motta
Charlene França
Filipe Mencari
Geraldo Trombin
Gloria Leão
Hedwig Marina Rodrigues
Joab Nass
João Paulo Aquino
Maria Apparecida S. Coquemala
Maria Elisa Souto Bessa
Nilson Lattari
Sandra Magaldi
Sérgio Bernardo
Simone Alves Pedersen
Sônia Palmisciano
Tatiana Alves
Thiago Luz 

Contos
Ana Paula Fogaça
Benito Petraglia
Cris Darkinis
Danielle Oliveira
Eduardo de Paula Nascimento
Elaíse de Mello Barbosa
Felipe Ferreira de Almeida
Glaucus V. B. Ribeiro
Guilherme Manhães
Gustavo Bittencourt
Henrique Bon
Hugo Peixoto
Marcia Sawczuk
Marco Antonio Sloboda Cortez
Maria Apparecida S. Coquemala
Maria Moura Baptista
Novaes/
Pepita Sampaio
Sérgio Bernardo
Simone Alves Pedersen

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos da Universidade Federal Fluminense (UFF) - jornalista Ana Paula Campos.

Ponte sobre o Rio Negro liga Manaus e Iranduba

Ponte Rio Negro - foto Diego Oliveira
Portal Amazônia. com. br.
A presidente Dilma Roussef inaugurou no último dia 24 de outubro, em meio às comemorações dos 342 anos de aniversário da cidade de Manaus, capital do Amazonas, a Ponte Rio Negro, que através de seus 3, 5 quilômetros, liga Manaus ao vizinho município de Iranduba e a 30 cidades da região metropolitana, do outro lado do Rio Negro. Estavam presentes, ainda, o ex-presidente Lula, o governador Omar Azis,  o senador Eduardo Braga e prefeitos de diversas cidades. Caravanas de moradores dos municípios beneficiados com a construção, prestigiaram a inauguração.
O prefeito Amazonino Mendes não compareceu. Sua assessoria informou que ele havia viajado para São Paulo, cumprindo compromissos políticos.
A Ponte Rio Negro é a maior ponte estaiada do Brasil, em águas fluviais, e a segunda maior do mundo com 395 metros de extensão, 400 metros com cabos suspensos. Foi construída com recursos do BNDES - R$ 586 milhões- e do Governo Estadual - R$ 513 milhões -, totalizando R$ 1.099 bilhão. Na oportunidade, a presidente Dilma anunciou a prorrogação da Zona Franca  e de benefícios para a capital Manaus, por mais 50 anos.

Fonte: Fabrício Rodrigues da Silva - professor de História em Manaus.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Os 30 vereadores mais votados em São Gonçalo - RJ - 2008

Votação Nominal de Candidatos por Cargo 


* 0001     Dilson Drumond - PDT – PDT / PSDC - 11.104  
* 0002     Eduardo Gordo -  PT do B – PT do B - 9.605  
* 0003     Dr. José Luiz Nanci - PPS – PPS / PV - 9.391 

 (elegeu-se deputado estadual em 2010)
* 0004     Rafael do Gordo -  PSB – PSB -- 7.313
 

(elegeu-se deputado estadual-2010)  
* 0005     Dilvam Aguiar - PDT – PDT / PSDC - 7.121     
* 0006     Jorge Mariola - PDT – PDT / PSDC - 6.199     
* 0007     Capitão Nelson - PSC – PSC - 6.095    
* 0008     Ricardo Pericar - PDT – PDT / PSDC - 6.061     
* 0009     Dr. Augusto Senna - PV – PPS / PV - 5.701   
* 0010    Josias Muniz - PSC – PSC - 5.490     
* 0011     Fael - PT do B – PT do B - 5.134     
* 0012     Iza - PMDB – PMDB - 5.053     
* 0013     Amarildo Aguiar - PTB – PTN / PTB - 4.387     
* 0014     Thiago da Marmoraria - PMDB – PMDB - 4.138    
* 0015     Geiso do Castelo - PDT – PDT / PSDC - 4.090     
* 0016     Pastor Roberto Ferreira - PMDB – PMDB- 4.061    
* 0017     Miguel Moraes - PT – PT / PTC - 4.016    
* 0018     Marcelo Amendoim - PRB – PSL / PP / PRB - 3.916  
* 0019     Marlos - PT – PT / PTC  3.597     
* 0020     José Antônio Projeto se Liga- PSDB – PSDB / DEM -3.055  
* 0021    Dr. Frederico Chateaubriand - PR – PR / PHS - 3.012
0022      Lecinho - PMDB – PMDB - 3.791  
0023     Henrique Porto - PDT – PDT / PSDC - 3.436    

0024     José Carlos Vicente - PSB – PSB - 3.310 

(assumiu no lugar de Rafael do Gordo)     
0025     Fábio Montibelo - PPS – PPS / PV - 3.194 
(assumiu no lugar de José Luiz Nanci)
0026     Alexandre Corrêa - PRB – PSL / PP / PRB - 3.132  
0027     Mazinho do Bar - PMDB – PMDB - 3.089  
0028     Marcos Rodrigues - PPS – PPS / PV - 2.963  
0029     Cici Maldonado - PSC – PSC - 2.804  
0030     Gevu-Gevuzinho - PTB – PTN / PTB - 2.784 



N.R. Fonte: TSE - Os 21 primeiros foram eleitos.    

Incêndio do Gran Circus Norte Americano completa 50 anos no dia 17

A REAL HISTÓRIA DA MAIOR TRAGÉDIA CIRCENSE DO MUNDO

O INCÊNDIO DO GRAND CIRCUS NORTE-AMERICANO

EU ESTAVA LÁ!. EU VI TUDO!. E, NUNCA MAIS ESQUECI....


A trapezista Nena se prepara para a apresentação do salto triplo - a maior atração, mas a mais perigosa -.Alguém gritou: "o circo está pegando fogo". Estabeleceu-se o pânico. Era o início da tragédia.
O dia 17 de dezembro de 1961 era um dia muito quente. A temperatura rondava os 40 graus. Eu, curtia o domingo assistindo uma partida de futebol no campo do Fonseca Atlético Clube, quando fui alertado por uma emissora de rádio, que o Grand Circus Norte Americano instalado na Praça do Expedicionário, em Niterói - Rua Desidério de Oliveira - onde hoje funciona o Centro de Clínicas do Exército - estava pegando fogo. Ele, que havia sido inaugurado dois dias antes (15/12/1961).
O incêndio começou no momento em que os trapezistas iriam iniciar o perigoso salto triplo. Ao grito de "incêndio", todos começaram a correr em diversas direções. Ainda cheguei a tempo de ver as labaredas, a fumaça, a correria e o desespero das pessoas, a maior parte com queimaduras, que saiam aos gritos, por um buraco aberto por um elefante, que salvou muita gente, mas que também matou, pisoteando-as. Também vi corpos e mais corpos estendidos no interior do circo e, até mesmo sentados nas cadeiras, envoltos no plástico da tenda. Todos que haviam ido se divertir com os palhaços, os trapezistas e os animais, na base da pipoca e do sorvete.
Foi iniciado o rescaldo pelo Corpo de Bombeiros, e o atendimento aos sobreviventes que eram conduzidos aos Hospitais Antônio Pedro, Santa Cruz, Azevedo Lima, Maritimos, Luiz Palmier, Hospital Infantil Getúlio Vargas, e para a Santa Casa de Misericórdia, enquanto os corpos dos que morreram eram levados em caminhões para o Ginásio Caio Martins e para o IML a fim de serem reconhecidos e depois sepultados. Muitos foram colocados nos frigoríficos da Indústria Maveroy (que produzia a geladeira Kelvinator), para serem conservados até o sepultamento.
Ás lágrimas escorriam por todos os rostos. Os cirurgiões plásticos Ivo Pitangui e Carlos Caldas (que havia se formado naquela semana), diversos médicos, enfermeiros e voluntários desdobravam-se nos atendimentos. Fui voluntário durante 15 dias no Azevedo Lima, cujo diretor era o saudoso médico Carlos Guida Risso.
A solidariedade do nosso povo foi enorme. A todo instante chegavam medicamentos,ataduras, alimentos, água. As pessoas corriam de um lado para o outro tentando ajudar de alguma forma.
O governador Celso Peçanha determinou providências imediatas. No Cemitério do Maruí foram abertas às pressas, covas para os sepultamentos. O Papa rezou por mortos e feridos e diversos países, bem como a Cruz Vermelha, enviaram medicamentos e donativos. Decorridos tantos anos, ainda não se chegou ao número exato dos que perderam as suas vidas. Dizem que "na maior tragédia em circuito fechado" o número estimado de mortos oscila entre 350 e 400, dos quais 70% eram crianças.
Os culpados foram descobertos: Adilson Marcelino Alves, o Dequinha - condenado a 16 anos e mais seis em manicômio judiciário, que terminou assassinado mais tarde quando fugiu da cadeia em 1973 - o mentor do crime, porque havia sido despedido do circo; José dos Santos, o Pardal -16 anos e mais um ano em colônia agrícola - e Walter Rosa dos Santos, o Bigode -14 anos e mais um ano em colônia agrícola -. Bigode comprou a gasolina e a jogou sob a lona e Dequinha ateou fogo.
Em São Gonçalo, o então prefeito Geremias de Mattos Fontes desapropriou parte das terras de propriedade da Indústria Metal Forty, no bairro Estrela do Norte - segundo informação que me foi prestada pelo então secretário da Prefeitura de São Gonçalo, Osmar Leitão Rosa, que mais tarde seria prefeito da cidade e deputado federal por diversas legislaturas - e mandou construir o Cemitério de São Miguel, onde foram sepultadas vitimas do incêndio. Uma tragédia que nunca será esquecida!
Durante muitos anos o trauma impediu que crianças e adultos assistissem qualquer espetáculo circense em Niterói e São Gonçalo. Decorridos 50 anos, minha memória ainda está bem nítida em relação à tragédia. Ainda recordo dos caminhões que recolhiam e transportavam os mortos e do corpo de uma criancinha, de aproximadamente, dois ou três anos de idade, estendida para reconhecimento no chão frio de mármore do IML, que morreu pisoteada por um elefante.

GENTILEZA
Foi no Incêndio do Circo que surgiu a figura do poeta Gentileza, nascido em Cafelândia, interior de São Paulo, no dia 11 de abril de 1917, que se tornou lendária. No local da tragédia, plantou mudas de plantas e começou a ser chamado de Profeta Gentileza. Embora tivesse sido divulgado que ele perdera familiares no incêndio, ele mesmo disse que não era verdade.
A partir daí tornou-se andarilho, e por onde passava, entre o Rio, Niterói e São Gonçalo, em sua bata branca, repleta de desenhos coloridos, pintava suas frases de amor e de bondade, como "Gentileza Gera Gentileza", existentes até hoje nas 56 pilastras do Viaduto do Caju, Rodoviária Novo Rio.
Foi tema de livro (Brasil: Tempo de Gentileza, do professor da UFF, Leonardo Guelman), de samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, de músicas compostas pelo compositor Gonzaguinha e pela cantora Marisa Monte. Faleceu em 28 de maio de 1996, aos 79 anos e foi sepultado em Mirandópolis, interior de São Paulo.

Nota do Redator
Há dois anos, o Departamento de História da UERJ - Patronato - editou um documentário-vídeo sobre a tragédia e fui um dos entrevistados (por indicação do jornalista-pesquisador Jorge Nunes -, bem como os médicos Ivo Pitangui, Carlos Caldas, e, os jornalistas Carlos Ruas e Mário Dias. No lançamento, encontrei-me com o Dr. Ivo Pitangui e recebemos vídeos do bem elaborado trabalho.
Falou-se muito, há dois anos, na construção de um monumento em homenagem às vitimas, mas até agora, nada.
COMPLEMENTANDO
Amanhã, domingo, dia 4 de dezembro de 2011, sou o PERSONAGEM de duas matérias nas edições do Globo Niterói e no Jornal O SÃO GONÇALO, sobre o Incêndio do Circo. Na última sexta-feira, visitei Regina, uma sobrevivente da tragédia, que mora no bairro Porto da Pedra, em São Gonçalo, e que tinha na época, 9 anos de idade.
Seu depoimento ao jornalista Cláudio (OSG) é muito triste. Principalmente no que se refere à discriminação. Até hoje, submete-se de vez em quando a operações plásticas feitas pelo Dr. Ivo Pitangui, - a primeira vez nas mãos, braços e peito, na Santa Casa de Misericórdia - que nunca abandonou os seus pacientes. 



Foto: Departamento de Imagem Oral da Universidade Federal Fluminense


quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cristo Redentor completa 80 anos no dia 12.


Cristo Redentor - Corcovado - Rio
Retratando Jesus Cristo, o monumento do Cristo Redentor foi construído no topo do Morro do Corcovado, localizado no Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Brasil, a 709 metros acima do nível do mar. Dali, Cristo abençoa a cidade, seus habitantes e visitantes.
Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, data consagrada à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, quando terminaram as obras de construção que duraram cinco anos. É o símbolo do cristianismo e hoje é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo.
A estátua, em ferro,aço e concreto, revestida de pedra-sabão, tem 38 metros, dos quais 8 no pedestal. É a segunda maior escultura  de Cristo no mundo, ficando atrás, apenas, da Estátua de Cristo Rei, na Polônia. Está sob a administração da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, responsável pela idéia, construção e sua conservação.
Foi Dom Pedro II, em 1824, que descobriu as belezas do lugar, ao visitar o topo do Morro do Corcovado. Muitos anos depois, autorizou a concessão de uma linha férrea e de um hotel de turismo (Hotel das Paineiras) para os engenheiros Pereira Passos (que se tornaria mais tarde, prefeito do Rio de Janeiro) e João Teixeira, por 50 anos.
O projeto de construção do Cristo Redentor foi aprovado em 1921 por uma comissão presidida pelo Cardeal Joaquim Arco Verde, Arcebispo dodo Rio. O projeto vencedor foi o do pintor ítalo-brasileiro Carlos Oswald, mas as obras só começaram em 1926.
No último dia 30 de setembro começaram as festividades em comemoração aos 80 anos do Cristo Redentor. O cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno Assis, presidiu uma missa aos pés do Cristo, no Rio de Janeiro. 
Sábado próximo, na Estrada Manoel Nogueira de Sá, 1.421, Jardim Novo, em Realengo, serviços sociais como inscrição em banco de empregos, tirada de documentos, atendimentos nas áreas de saúde, de odontologia, jurídico, social, lazer e educação ambiental, serão oferecidos na Ação de Amor do Cristo Redentor.
Haverá distribuição de brinquedos às crianças show com o Padre Osmar, Isaias, Eliana Ribeiro e Emanuel (Canção Nova), apresentações do grupo Sambadorando, do DJ Católico Piedade, do grupo de Teatro Comunidade Shalom e do projeto Circo da Baixada.


PROGRAMA
No próximo dia 12 de outubro será realizada a Corrida Internacional do Cristo Redentor, uma competição rústica de nove quilômetros, saindo da Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, até o Cristo, no alto do Corcovado.
A concentração será às 7h. Haverá uma celebração eucarística no Santuário do Cristo, às 10h, e a seguir uma exibição da Esquadrilha da Fumaça. O Show da Paz também será no dia 12, no Aterro do Flamengo, junto ao Monumento dos Pracinhas e começará às 18h com o Coral 80 anos Cristo Redentor e Ballet da Paz. 
Estão confirmadas as apresentações do reitor do Santuário, Padre Omar Raposo, de Zeca Pagodinho, Miúcha, Sandy, Leila Pinheiro, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fernanda Abreu, e da cantora de jazz americana Stacey Kent, junto com Marcos Valle.
No dia 28 de outubro haverá o lançamento da exposição “Cristo Redentor para Todos” com as réplicas do Cristo em várias cidades, e no dia 15 de dezembro será lançado o CD, DVD e Blu-Ray do Show da Paz, além da entrega do troféu “Destaque Cristo Redentor 80 anos" à diversas personalidades.

Fonte e foto: Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro