quarta-feira, 6 de junho de 2012

DIA DOS NAMORADOS: os célebres romances através dos tempos

O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho. Para mim, todo dia é dia dos namorados. Principalmente, quando um sentimento verdadeiro une o casal. 
Assim pensando, resolvi pesquisar sobre amores que se tornaram lendários no passado.
Amores que dando, certo, ou não, são sempre lembrados. Até mesmo na atualidade...
O dramaturgo, escritor e poeta irlandês, Oscar Wilde, disse : " a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida". Será?.  


1 - Adão e Eva - foi o primeiro casal formado por Deus, na criação do universo. A origem da vida. Segundo a história bíblica, o homem formado pelo barro e a mulher por uma costela tirada do homem.


2 - Édipo que se apaixonou por sua mãe, Jocasta, ocasionando o "Complexo de Édipo" - "a preferência velada do filho pela mãe" -.


3 - Vênus (Afrodite) a deusa da beleza e do amor, que se apaixonou pelo belo guerreiro Adônis. (mitologia grega e fenícia). 


4 - O guerreiro Ulisses e Penélope, sua esposa, que aguardou por anos a volta de seu amor, que combatia na Guerra de Tróia, tecendo em seu tear, permanecendo-lhe fiel. 


5 - Menelau, Rei de Esparta, e sua esposa, Helena, que que terminou fugindo com o guerreiro Páris, ocasionando a chamada Guerra de Tróia. 


6 - Um amor da Idade Média: o cavaleiro da Távola Redonda (corte do Rei Artur) Tristão e a princesa Isolda, prometida ao Rei Marcos, da Cornualha, tio de Tristão. Os dois se apaixonam. Ela casa-se com Marcos, e continua a viver um amor secreto com Tristão. Tudo termina em tragédia. Ferido por uma lança, Tristão morre, e Isolda logo depois, de tristeza. 


7 - Uma história lendária de Bernardin de Saint Pierre, no século XVIII conta história do amor adolescente de Paulo e Virginia, na Ilha de França.


8 - História bíblica: Sansão, o hebreu, que derrota o gigante Golias, herói dos filisteus, e a filisteia Dalila, que termina por traí-lo, revelando o segredo de sua descomunal força. Ao vê-lo cego, acorrentado e humilhado, o ajuda a encontrar as colunas do templo, que ele derruba, matando os inimigos.


9 - O amor juvenil de Romeu e Julieta ( 1591/1595), filhos únicos das famílias inimigas, Montecchio e Capuleto, foi descrito em uma peça do célebre autor inglês William Shakespeare. O romance proibido terminou em tragédia com a morte dos jovens, mas acabou por reconciliar as famílias.


10 -  A Rainha do Egito, Cleópatra, que ascendeu ao trono do Egito, aos 17 anos de idade, e o general romano Marco Antônio, que antes foi mulher do Imperador Júlio César. 


11 - A tragédia da Piedade ocorreu em 15 de agosto de 1909, quando o aspirante da Escola Militar, Dilermando de Assis, matou a tiros, o escritor e engenheiro Euclides da Cunha, autor de "Os Sertões", uma das maiores obras da literatura brasileira. Dilermando, desde 1905, com 17 anos, mantinha um romance com a esposa de Euclides, Ana Emília Ribeiro, que tinha 30 anos. 
Dilermando foi absolvido. Mais tarde,  matou a tiros o filho de Euclides, que buscava vingança, sendo também absolvido. Casou-se com Ana em 1911 e viveram juntos até 1926, quando o amor terminou, ocorrendo a separação. Chegou ao posto de General de Exército e morreu em novembro de 1951, aos 63 anos, por problemas cardíacos. Ana de Assis morreu antes, em maio do mesmo ano, vitima de câncer.


12 - Peri e Ceci - do romance "O Guarani" do escritor José de Alencar.


Outros amores famosos


* O Rei Eduardo VIII, da Inglaterra, e a americana Wallis Simpson - Duque e Duquesa de Windsor -. Eduardo abdicou do trono por amor.


* O compositor Frederic Choppin e a escritora americana George Sand.


* O Imperador Napoleão Bonaparte e Josephine.


* O presidente argentino Juan Perón e Eva (Evita) Perón.


* O armador grego Aristóteles Onassis e a cantora Maria Callas. Mesmo casando-se com Jaqueline Kennedy, seu grande amor foi Maria Callas.


*  O dramaturgo, escritor e poeta irlandês Oscar Wilde e Lord Alfredo Douglas, no século XIX. Oscar foi preso por sua condição de homossexual, no período vitoriano.


* O maestro e compositor alemão Richard Wagner e o Rei da Bavária Ludwig II. A condição de homossexual do rei fomentou os boatos em relação ao maestro.


Nota do Redator: A história completa da Rainha Cleópatra, do Egito, será publicada nesse blog, no próximo artigo.



Um comentário:

  1. maravilhosa compilação amigo são realmente casos marcantes em que o amor mostrou suas várias facetas
    abraços fraternos marcos

    ResponderExcluir