quinta-feira, 14 de junho de 2012

"Linha Direta" na Rádio Difusora Fluminense

Em 1980, estreou na Rádio Difusora Fluminense, 540 AM, o programa de entrevistas e músicas, "Linha Direta", que terminou por alcançar uma liderança de público no horário em que era apresentado: diariamente, de segunda à sexta-feira, das 17h às 19 horas. Os titulares, jornalistas Luiz Carlos Azevedo, Paulo Faustino, Assuéres Barbosa, Rafael Treigger, e a equipe de apoio integrada pelos jornalistas Ivaldo Dias e J. Sobrinho, o radialista Wanderley Borges e o publicitário Celso Gomes conseguiram manter um índice de audiência invejável, ouvindo políticos, artistas, lideranças comunitárias, prestando serviços, além de manter um quadro dedicado aos fãs do cantor Elvis Presley. Era diretor da emissora, o jornalista Gilson Monteiro e diretor do Jornal O Fluminense, o jornalista Ephrem Amora.
Tempos saudosos, em que o programa recebia um número recorde de telefonemas e de correspondências. Luiz Carlos, Assueres e Rafael nas entrevistas, com Paulo Faustino (que se diplomaria pela UFF, no mesmo ano),  na produção geral e apresentando uma seleção invejável de números musicais. Lembro, do sucesso que foi "Canteiros", com o cantor Fagner, na época. Um dos cantores, cuja entrevista marcou época, foi Agnaldo Timóteo, que falou sobre música, política, esportes, direitos autorais.
Uma cobertura jornalística de impacto foi a anunciada presença de discos voadores em Casimiro de Abreu. A equipe de jornalismo do Linha Direta ia arás da notícia em Cachoeiras de Macacu, Maricá, Itaboraí e em outras cidades fluminenses. Mas, após o horário de trabalho, a cervejinha bem gelada e o tira-gosto (vide o restaurante  "Lindo Sol", no Alcântara, e o Bar Natal, onde hoje é o Shopping Plaza. abasteciam a equipe. E, outras noitadas, mais...
A relação de artistas se completa, dessa forma: Zizi Possi, Elke Maravilha, Angela Ro Ro, Beto Guedes, Reginaldo Bessa, Frank Gau, Joel Teixeira, Ana Roseli, Osvaldo Montenegro, Maria Betânia, Elza Maria, Odair José, David Lima, Gilson, Fabíola, Luiz Geraldo, o cantor mascarado, Bartô Galeno ( o cantor que mais vendia discos no Norte/Nordeste), Antonio Pires, Sá e Guarabira, Lô Borges, Emilinha Borba, Altemar Dutra, Haroldo Francisco, Reinaldo Romã, Zé do Maranhão, Pádua, Gracinha Mendonça, Cesar (guitarrista do The Pop´s- Populares), Biafra, Frank Elvis, Ivan Peter, Matusalém, Arnoldo Chaves, Feira Livre, Costinha, o humorista, Velha (compositor), Fernando Barreto, Francisco Gonzaga, Fátima Regina, Glória Silva, Noca da Portela, Beto Cajueiro, Elza Maria, Edson Vander, Gil Max,Suiany, MPB-4.
Paralelamente, foi lançado o tablóide "Linha Direta",que circulou em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá. E, coordenávamos os concursos "Senhorita Encanto", "A Mais Bela Estudante", desfile de modas da Poesí, no Iate Clube Brasileiro e no Tamoio.

Nota do Redator
Romances começaram  e terminaram na época. Certamente, o jornalista Paulo Faustino, que hoje trabalha e reside em Belém do Pará, com sua memória jovem, terá a acrescentar mais dados nessa matéria.
Importante: quando o programa saiu do ar, tempos depois, fomos surpreendidos com o programa policial lançado pela TV Globo, "Linha Direta". Como deixamos de pagar o INPI, a emissora gostou do título e o registrou em seu nome.
Paulo Faustino lembra, a propósito, que o afastamento do prefeito Jayme Campos, na época, foi noticiado em primeira mão (furo) pelo nosso programa "Linha Direta". Com gravações, inclusive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário