sábado, 24 de março de 2012

Editora da UFF lança obra literária sobre histórias do cotidiano

Histórias de Vida:
uma versão mais
humana dos fatos

 Dentre as diversas linhas de pesquisa histórica, a história oral consiste em uma das mais eficazes. O método, que nasceu na década de 1950 nos Estados Unidos, só chegou ao Brasil em 1970, mas logo passou a constar como ferramenta de trabalho de historiadores, antropólogos, cientistas políticos, sociólogos e outros acadêmicos. O livro Histórias de Vida: experiências com historia oral (Editora da UFF, 238 Pág., R$33,00), organizado pela professora Denise Rollemberg, não foge à técnica, mas traz uma novidade: é de autoria exclusiva de alunos de graduação. O lançamento será dia 30 de março, às 18h, na Livraria Icaraí (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói).
Resultado de disciplina instrumental na graduação de História da Universidade Federal Fluminense, o livro traz uma coletânea de 11 entrevistas realizadas por alunos. Os interlocutores são pessoas comuns, das mais variadas classes sociais, e que têm na memória passagens interessantes sobre sua própria trajetória ou eventos ligados à vida pública brasileira. Os temas das entrevistas são os mais diversos e perpassam períodos da política nacional como o governo Getúlio Vargas e a ditadura militar, além de fatos isolados, mas não menos importantes, como o quebra-quebra das Barcas de Niterói, em 1959. Segundo a organizadora da obra, cada uma das estórias contribui para a construção de uma visão mais humana de nosso país e seus habitantes.
Apesar do viés acadêmico, o livro traz uma leitura fácil e mescla a pesquisa científica com registros emocionantes, que aproximam o leitor dos entrevistados e estimulam uma reflexão sobre a dignidade humana. Segundo Denise Rollemberg, “esse tipo de trabalho humaniza e povoa a História, além de focar o olhar diretamente na vida do cidadão comum. O conteúdo do que é tratado no livro acaba moldando igualmente a forma de escrita dessa História”.

Histórias de Vida: experiências com historia oral
Organizadora: Denise Rollemberg
Editora da UFF, 2012
R$33,00
238 Pág.
ISBN: 978-85-228-0726-0

N.R.
Release enviado pela Assessoria de Comunicação e Eventos da EdUFF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário