sábado, 24 de março de 2012

Morreu o gênio do humorismo no Brasil: Chico Anísio

UMA PERDA IRREPARÁVEL
Chico Anísio, um dos maiores humoristas do Brasil, faleceu, ontem, sexta-feira, aos 80 anos,às 14h52, no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o último dia 22 de dezembro, por conta de uma infecção no aparelho digestivo, sobrevindo uma pneumonia. Segundo nota oficial do hospital, ele foi vitima de uma parada cardiorrespiratória, ocorrendo falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico por causa de uma infecção pulmonar.
Em agosto de 2010, Chico Anísio teve retirada uma parte do intestino grosso, após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Em 2 de dezembro do mesmo ano, realizou uma angioplastia para desobstrução de artérias e em fevereiro deste ano, teve uma infecção pulmonar que o obrigou a tomar antibióticos.
Seu corpo será velado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, pela manhã, pelos seus familiares e amigos, e mais tarde por seus admiradores. Depois, será cremado no Memorial do Carmo - Cemitério do Caju -.
QUEM FOI
Natural de Maranguape, cidade situada a 30km de Fortaleza, Estado do Ceará, Francisco Anísio de Oliveira Paula Filho, nasceu em 12 de abril de 1931 (iria completar 81 anos). Seu pai, empresário do setor de transportes, perdeu todos os seus bens em um incêndio da sua frota de ônibus. A família mudou-se, então, para o Rio de Janeiro. Mais tarde, foi aprovado em um teste para locutor na Rádio Guanabara, mas acabou se transformando em roteirista e ator da extinta Atlântida Cinematográfica.
Chico começou a trabalhar na televisão, em 1957, no programa musical Noite de Gala, na extinta TV-Rio, canal 13. Dois anos depois, a sua fama como humorista o levou a ganhar o humorístico Só tem Tantã, depois transformado em Chico Anysio Show.
Em 1968, ingressou na TV Globo, onde, aos 37 anos, onde a sua carreira deslanchou de vez. Criou e participou de quadros de humor, como Chico City, Chico Total, Escolinha do Professor Raimundo e, mais recentemente do Zorra Total. Criou, ainda, 209 personagens que se tornaram conhecidos no país e no exterior, como Professor Raimundo, Alberto Roberto, Salomé, Bento Carneiro, Bozó, Justo Verissimo, Painho, Veio Zuza, Zé Tamborim. 
TALENTO
Escreveu romances, contos e peças de teatro, trabalhou em novelas, como Caminho das Índias, Pé de Jaca e Sinhá Moça, e nos últimos anos de vida, seu enorme talento o levou a pintar uma série de quadros.
FAMÍLIA
Casou-se seis vezes. Com a comediante Nancy Wanderley; a vedete Rose Rondelli; a atriz Alcione Mazeo; a cantora Regina Chaves; a ministra da Fazenda, do Governo Fernando Collor; Zélia Cardoso de Mello, e, por último, com a empresária Malga di Paula, com quem estava casado. Dessas uniões, nasceram oito filhos: Lug de Paula, Nizo Neto, Ricardo, André Lucas, Cícero, Bruno Mazzeo, Rodrigo e Vitória.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário