terça-feira, 20 de março de 2012

O centenário de vida do legendário Luíz Antônio Pimentel

Luís Antônio Pimentel, o editor da NitPress, Luiz Erthal,
o presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, Antonio Machado, e amigos.
100 anos

Jornalista Ana Paula Campos - da Editora Eduff -, Pimentel, e a conselheira cultural e Curadora Graça Porto
Comemoração dos 100 anos

Professor, jornalista, fotógrafo entre outras,
Inúmeras vezes homenageado.
Mestre da sabedoria oriental,
Enamorando sempre sua
Niterói. Com vários livros publicados,
Tendo inúmeros artigos, poemas, trovas
haicais. Mestre dos mestres é o
Legítimo representante da cultura brasileira.
                                               Graça Porto
Jornalistas prestam homenagem a Luís Antonio Pimentel 
nas comemorações de seu Centenário de Vida.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, através de seu presidente, o jornalista Continentino Porto e sua diretoria, homenagearam na última segunda-feira, com um almoço, no Restaurante Academia de Niterói, na Praia das Charitas, em Niterói, o professor, jornalista, fotógrafo, poeta e escritor, Luís Antonio Pimentel, pela passagem do seu 100º aniversário natalício. Pimentel que apagou as velinhas de seu bolo de aniversário, recebeu a carteira de sócio número 1, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.
Dezenas de jornalistas e de representantes de outros segmentos comunitários se fizeram presentes à homenagem merecida a um dos maiores nomes da literatura e das artes fluminenses e do País. Pimentel é o o mais antigo jornalista em atividade no Brasil. Até hoje, escreve uma coluna diária sobre artes no Jornal A Tribuna de Niterói.
PROGRAMAÇÃO
A Sociedade Fluminense de Fotografia, sob a presidência do fotógrafo Antonio Machado, (SFF) promoveu uma conferência com a imprensa no último dia 14 (Pimentel é o único fundador vivo), e a Editora NitPress, através do seu editor, Luiz Erhal, lança no próximo dia 23, às 19 horas, no Teatro Municipal de Niterói, o livro "O Amor segundo Luís Antônio Pimentel", seguindo-se a encenação de sua peça "12 dias com Leviana", -o primeiro texto para o teatro- com apresentações, ainda, nos dias 24 e 25.
No dia 31, inaugura-se sob a direção da Curadora, Conselheira de Cultura da Câmara de lIvros e Literatura, Graça Porto, a EXPOSIÇÃO DE FOTOS "CEM VEZES PIMENTEL", na Sociedade Fluminense de Fotografia, na Rua Dr. Celestino, em Niterói. 
Presenças
Entre tantos convidados, registrei as seguintes presenças: o presidente Continentino Porto, Sérgio Caldieri (vice-presidente), o editor da NitPress, Luiz Erthal, o presidente da SFF, Antonio Machado. a conselheira de Cultura, Graça Porto, Gentil Lima (ex-presidente do Sindicato), Pinheiro Júnior e sua esposa, Inaldo Baptista (e seu neto, Daniel Carneiro), Lígia Magalhães, Marco Aurélio, Adilson Guimarães, Altair Silva, José Pereirinha, Ismar Mariano, José Marques, Oswaldo Maneschy (Secretário de Trabalho de Niterói e sua esposa, Alessandra, Tetê Bittencourt, Paulo Castro Alves, Mário de Souza, Jane Duarte, Elaine Uzeda (e sua mãe, Ely Uzeda). Vereador Renatinho do PSOL, Dra. Helena Tavares (representante da OAB-Niterói), contadora Clarice Simas, cinegrafista Maurício Guimarães.
N.R. Tive a honra de ser o Mestre de Cerimônias de tão importante acontecimento, convidado que fui pelo presidente Continentino Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário