sexta-feira, 24 de junho de 2011

A cerimônia do Corpus Christi em São Gonçalo

A procissão

Os tapetes
Um dos mais tradicionais e importantes eventos da religião católica, a festa de Corpus Christi que celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, vai ser comemorado em todo o país, no próximo dia 7 de junho. 
Em São Gonçalo, município do Estado do Rio de Janeiro, onde os fiéis preparam o maior tapete da América Latina, pintando os símbolos religiosos, os católicos já se preparam para a sua confecção. 
No dia 7 de junho, como já é tradicional, será realizada uma missa campal em frente à Igreja de São Gonçalo do Amarante, na Rua Coronel Moreira César, no centro da cidade. Depois, os participantes sairão em procissão, percorrendo os cerca de dois mil quilômetros de extensão do tapete pelas ruas Dr. Feliciano Sodré e Dr. Nilo Peçanha, cantando as músicas sacras, alusivas à data.
Os painéis que formarão o imenso tapete, serão confeccionados na madrugada de quarta-feira, sendo utilizadas toneladas de sal grosso (branco e colorido), muitos litros de corante e muitos quilos de serragem e borra de café.
A turismóloga Marina Martins de Souza que sempre participa dos festejos, já antecipou, que, "a cerimônia do Corpus Christi pela sua importância, é o grande marco do turismo religioso em São Gonçalo".


O Início
A origem da solenidade de Corpus Christi remonta ao Século XII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Jesús Cristo no pão consagrado. 
A festa do Corpus Christi foi iniciada pelo Papa Urbano IV, com a Bula "Transiturus", de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada anualmente na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. 
O Papa Urbano IV era o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Líege, na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornilon, nascida em Liége, em 1192, aos 18 anos de idade.
A festa de Corpus Christi começou em 1230, na paróquia de Saint Martin, em Líege. só no interior da Igreja. Em 1247, a primeira procissão eucarística saiu às ruas da cidade, como festa da diocese e de pois se tornou festa nacional na Bélgica.
Como festa mundial, foi decretada em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana, aos 66 anos de idade, em 1268, que foi canonizada como Sana Juliana de Mont Cornillon, em 1599, pelo Papa Clemente VIII. No Brasil, a festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso a partir de 1961, com a realização de uma procissão pelas ruas de Brasília, e a tradição de se enfeitar as ruas começou em Ouro Preto, cidade história de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. E, a hóstia é o próprio corpo de Cristo, que alimenta os fiéis. Uma hóstia é consumida e a outra é colocada como meio de adoração. Como um sinal da presença de Cristo Vivo em sua Igreja.


Texto: Assueres Barbosa
Fonte: Sites Católicos na Internet.
Fotos: Nilo Santos - saogoncaloturismo.com


Organização

Através do Decreto 113/2012, a prefeita Aparecida Panisset, nomeou uma comissão encarregada de elaborar os festejos de Corpus Christi, em São Gonçalo, que está constituída pelos srs. Eugênio José da Silva Abreu (presidente), Janaína Silva Nogueira, Joaquim de Oliveira, Mauro Assad Couto, Cláudio Antônio Lucena, Dimas Gadelha, Marcus Jardim, Luiz Antônio da Silva Santos, Pedro Mayrink Veiga de Castro e Silva, João Batista de Miranda, Francine Silva de Farias, Maria das Graças Gomes dos Santos, Maria Lúcia de Souza Nunes, Maria Luiza de Carvalho Ornellas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário