segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dr. Jair de Azevedo Marinho + 1924/2011 -

O município de São Gonçalo perdeu um dos seus mais ilustres e queridos filhos. Faleceu, ontem, dia 27 de junho de 2011, e foi sepultado no Cemitério de São Gonçalo, aos 87 anos de idade, o Procurador de Estado, advogado e ex-jogador de futebol, Jair de Azevedo Marinho, que deixou viúva, a professora Elizabete Nanci Marinho (de tradicional família gonçalense), filhos e netos.
Jair Marinho era um gentleman na acepção da palavra. um cavalheiro bem educado, gentil, cortês e elegante. Querido por todos que o conheciam. Seguia fielmente a linha do trabalho honesto e dedicado dos fundadores da entidade, entre os quais, o saudoso médico, prefeito e deputado estadual Aécio Nanci.
Foi presidente do Tamoio Futebol Clube durante muitos anos, ocasião em que promoveu as maiores festas do município, como os shows com os cantores Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Bill Haley & His His Comets (Rock Around The Oclock Tonight).
O Tamoio, em sua gestão, era conhecido como o "Palácio de Cristal" e tinha, ainda, como vice-presidente social, Thomaz Nanci Júnior (que depois seria presidente, dando continuída a obra de Jair Marinho) era o responsável pela abertura do carnaval no Estado do Rio de Janeiro, com os tradicionais Desfiles de Fantasias, coordenador por Arnaldo Montel e Belino Melo, com transmissão para todo o país pela televisão.
Desfilavam, no salão nobre e no ginásio, então, os maiores nomes do "mundo da fantasia", como Clóvis Bornay, Evandro Castro Lima, Wilza Carla (que faleceu essa semana), Jésus Henrique, Mauro Rosas, Ika (famoso cabeleireiro de São Gonçalo).
Mas, o Tamoio tinha também, outras atrações, como o "Baile das Debutantes", os desfiles de eleição de "Miss Piscina", os bailes com orquestras e conjuntos musicais, o "Baile do Sócio", no sábado de carnaval, as competições esportivas (futebol, natação, basquetebol, futebol de salão). Reunia sempre os associados com as suas famílias, em um ambiente de cordialidade e animação.
O Dr, Jair Marinho era um líder. Um grande administrador. Que deixa saudades!.

N.R. Tive o orgulho de servir ao Tamoio, ao amigo Jair Marinho e ao seu sucessor, o amigo Thomaz Nanci Júnior, como seu assessor de imprensa e apresentador de shows, do Baile das Debutantes, dos desfiles de Miss Piscina e do parque esportivo "Mané Garrinha". Ali, realizei diversas promoções sociais, como: a eleição da Mais Bela Estudante Gonçalense, os desfiles do Maiô Poesi (com Abbud Modas).
Mais tarde, apresentei shows com Tim Maia, Alcione, Wando, Elimar Santos, Zeca Pagodinho, etc...
Saudades de uma gloriosa época. Tempos difíceis de voltar...
Saudades do AMIGO Jair de Azevedo Marinho que tanto me prestigiou. Deus o guarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário