domingo, 19 de junho de 2011

Marilda e Lavoura na UERJ- SG: tese

Muito se tem falado e escrito sobre o "mito" Joaquim de Almeida Lavoura, que foi prefeito de São Gonçalo por três mandatos -1947/1950 - 1951/1954/ - 1973/1975 -, deputado estadual e Diretor do Serviço de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (SERVE). Historiadores, jornalistas, professores e outras categorias profissionais. Todos tratando de sua imagem de político trabalhador, humilde e honesto no trato com a coisa pública. E, da sua liderança incontestável.
Mas, quero penitenciar-me, agora, por não ter tomado conhecimento da brilhante dissertação apresentada como capítulo para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Pós-Graduação em História Social de MARILDA DOS SANTOS MONTEIRO DAS FLORES, da Faculdade de Formação dos Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de concentração : História Social do Território - São Gonçalo - 2008.
Marilda dos Santos Monteiro das Flores, que teve como Orientador, o professor doutor Marcelo de Souza Magalhães, apresentou para uma Banca Examinadora integrada, ainda, pelos professores doutores Rebeca Gontijo Teixeira (Universidade Federal Fluminense (UFF) e Luís Reznick (Uerj e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a "Construção de Memória do antigo prefeito Joaquim de Almeida Lavoura e a ação do Jornal O SÃO GONÇALO".
Na Internet, onde encontrei essa bela peça, Marilda dos Santos Monteiro das Flores trata, com muita desenvoltura e sentido de pesquisa, da vida de Joaquim Lavoura, falando de suas obras quando administrador do município, das eleições vitoriosas, de sua liderança política, das opiniões dos políticos aliados e adversários, de sua humildade, de sua honestidade e do seu trabalho em benefício de sua cidade. E, ressalta a importância do Jornal O São Gonçalo na divulgação dos fatos.

Foto: Estátua em bronze de Lavoura, na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto. foto: Saogoncaloturismo.com.

N.R. Jornalista veterano (50 anos de profissão), não identificado com a tecnologia da informática e por outros problemas pessoais, não havia tomado conhecimento do inteligente trabalho de Marilda. Eu, que sou Mestre de Cerimonial da Prefeitura de São Gonçalo há 40 anos, que trabalhei e convivi com Lavoura, que trabalhei 32 anos no Jornal O São Gonçalo (há na dissertação de Marilda, uma referência a mim, o que muito me honra), que fiz o Cerimonial de seu sepultamento, fiquei orgulhoso por uma inteligência incomum, tratar fielmente da vida de Lavoura.
Parabéns, Marilda! Parabéns, UERJ!.

Um comentário:

  1. É muito bom saber que a pesquisa foi lida fora dos muros da Academia. Obrigada pelos elogios ao meu trabalho! Com gratidão, Marilda Flores

    ResponderExcluir