Criada a Federação Ibero-Americana de Circo (FIC), com a participação do CRESCER E VIVERO circo passou a constituir mais um laço importante no fortalecimento das afinidades histórica, cultural e linguística entre os países da América Latina e da Península Ibérica na Europa. Trata-se da Federação Ibero-Americana de Circo (FIC) - que vai encurtar as distâncias do céu e do oceano Atlântico, constituindo um amplo “picadeiro” imaginário onde, organizações que atuam nos campos da formação, produção, difusão e fruição das artes circenses e performáticas no Brasil, Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Espanha e Portugal, vão trabalhar pela interação, integração, desenvolvimento e fortalecimento do circo hispanófono e lusófono. Fundada com foco em se tornar um novo sujeito histórico para trabalhar pelo fortalecimento do circo como expressão artística, levando em conta suas dimensões simbólica, social, educativa e econômica, a Federação Ibero-Americana de Circo (FIC) assume como parte dos seus desafios: criar espaços de intercâmbio, desenvolvimento e consolidação de metodologias inovadoras de formação para as artes cênicas circenses; fomentar e incrementar a circulação e produção artística dos circo ibero-americano como estratégia para ampliar a visibilidade e a formação de platéias; e fortalecer o desenvolvimento organizacional de cada um dos seus membros, visando aumentar as suas capacidades individuais e coletivas para incidir em políticas públicas locais e internacionais. A Federação Ibero-Americana de Circo (FIC) têm antecedentes na Rede Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Artes Circenses – articulação que surgiu de um encontro de escolas de circo ibero-americanas realizado como parte da programação do 4o Festival Internacional del Círculo em abril de 2010 na cidade de Lima, capital do Peru. Pouco mais de um ano após a sua fundação e da adesão de novos membros, a então rede ibero-americana, em conferência realizada nesta quinta-feira, dia 16 de junho, pela internet, com a participação de todas as organizações que a integram, resolveu converter-se na Federação Ibero-Americana de Circo (FIC) tendo como fundadores: o CRESCER E VIVER (Brasil); o EL CIRCO DEL MUNDO (Chile); a LA TARUMBA (Peru); o CIRCO SOCIAL DEL SUR (Argentina); o CIRCO PARA TODOS (Colômbia); a CARAMPA (Espanha); e o CHAPITÔ (Portugal). Na mesma conferência a Federação Ibero-Americana de Circo elegeu Junior Perim como o seu primeiro coordenador, ele que também é co-fundador e coordenador executivo do CRESCER E VIVER. Conheça um pouco mais do trabalho das organizações circenses que integram aFederação Ibero-Americana de Circo (FIC) clicando nos links abaixo:
CIRCO SOCIAL DEL SUR (Argentina)
EL CIRCO DEL MUNDO (Chile)
CIRCO PARA TODOS (Colômbia)
CARAMPA (Espanha)
LA TARUMBA (Peru) CHAPITÔ (Portugal)
CRESCER E VIVER (Brasil)
VAGAS!!!O Programa de Cidadania Criativa que oferece oficinas gratuitas de circo para crianças, adolescentes e jovens de 07 a 24 anos está com vagas abertas. Inscreva-se. Ligue para (21) 3972-1391 e solicite mais informações.
N.R. Estou feliz por meu amigo Sérgio Perim Júnior. Fui testemunha do seu trabalho inicial a frente do Crescer e Viver. Competência, de- terminação, honestidade e amor a arte, são marcas de destaque em vida. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário