segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dr. Jair de Azevedo Marinho + 1924/2011 -

O município de São Gonçalo perdeu um dos seus mais ilustres e queridos filhos. Faleceu, ontem, dia 27 de junho de 2011, e foi sepultado no Cemitério de São Gonçalo, aos 87 anos de idade, o Procurador de Estado, advogado e ex-jogador de futebol, Jair de Azevedo Marinho, que deixou viúva, a professora Elizabete Nanci Marinho (de tradicional família gonçalense), filhos e netos.
Jair Marinho era um gentleman na acepção da palavra. um cavalheiro bem educado, gentil, cortês e elegante. Querido por todos que o conheciam. Seguia fielmente a linha do trabalho honesto e dedicado dos fundadores da entidade, entre os quais, o saudoso médico, prefeito e deputado estadual Aécio Nanci.
Foi presidente do Tamoio Futebol Clube durante muitos anos, ocasião em que promoveu as maiores festas do município, como os shows com os cantores Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Bill Haley & His His Comets (Rock Around The Oclock Tonight).
O Tamoio, em sua gestão, era conhecido como o "Palácio de Cristal" e tinha, ainda, como vice-presidente social, Thomaz Nanci Júnior (que depois seria presidente, dando continuída a obra de Jair Marinho) era o responsável pela abertura do carnaval no Estado do Rio de Janeiro, com os tradicionais Desfiles de Fantasias, coordenador por Arnaldo Montel e Belino Melo, com transmissão para todo o país pela televisão.
Desfilavam, no salão nobre e no ginásio, então, os maiores nomes do "mundo da fantasia", como Clóvis Bornay, Evandro Castro Lima, Wilza Carla (que faleceu essa semana), Jésus Henrique, Mauro Rosas, Ika (famoso cabeleireiro de São Gonçalo).
Mas, o Tamoio tinha também, outras atrações, como o "Baile das Debutantes", os desfiles de eleição de "Miss Piscina", os bailes com orquestras e conjuntos musicais, o "Baile do Sócio", no sábado de carnaval, as competições esportivas (futebol, natação, basquetebol, futebol de salão). Reunia sempre os associados com as suas famílias, em um ambiente de cordialidade e animação.
O Dr, Jair Marinho era um líder. Um grande administrador. Que deixa saudades!.

N.R. Tive o orgulho de servir ao Tamoio, ao amigo Jair Marinho e ao seu sucessor, o amigo Thomaz Nanci Júnior, como seu assessor de imprensa e apresentador de shows, do Baile das Debutantes, dos desfiles de Miss Piscina e do parque esportivo "Mané Garrinha". Ali, realizei diversas promoções sociais, como: a eleição da Mais Bela Estudante Gonçalense, os desfiles do Maiô Poesi (com Abbud Modas).
Mais tarde, apresentei shows com Tim Maia, Alcione, Wando, Elimar Santos, Zeca Pagodinho, etc...
Saudades de uma gloriosa época. Tempos difíceis de voltar...
Saudades do AMIGO Jair de Azevedo Marinho que tanto me prestigiou. Deus o guarde!

domingo, 26 de junho de 2011

Momento Musical Salvatori.

A Rua Salvatori, no Centro de São Gonçalo, se tornou o novo "point" de arte e cultura, depois que um grupo de gonçalenses resolveu criar um espaço para que sempre na última quarta-feira do mês, pudesse bater um bom papo ao som de uma boa música. Nascia assim, o “Momento Musical Salvatori”. 
Na próxima quarta-feira, dia 29 de julho de 2011, - data consagrada a São Pedro, o "Padroeiro" dos Pescadores - o evento completará três anos e 10 meses de sua criação.
“No primeiro encontro conseguimos reunir 5 cantores. Depois foram surgindo mais e mais pessoas que gostavam de cantar. Hoje, pelo palco, já passaram cerca de 180 interpretes. O show consegue ser bem eclético porque se canta MPB, seresta, bolero, forró, música clássica, gospel, samba-canção e até marchinhas de carnaval. Aqui encontramos amigos que não se viam há dez anos. Esse foi o principal objetivo ao se criar o Momento Musical Salvatori”, disse o jornalista Assueres Barbosa, apresentador do show e um dos fundadores, que conta com a ajuda na condução do evento, da cantora Antônia.
O Momento Musical Salvatori foi criado por Assueres Barbosa (jornalista), Aluísio Ribeiro da Costa (Administração Imobiliária), Ex-deputados Ayrton Rachid e Josias Ávila, Dr. Celso da Silva Gomes (Celso Imóveis), Antonio Baptista de Souza (tesoureiro da PMSG), radialista Dom Amaro, Dr. Anselmo Martins de Souza (Nosso Lar), ex-prefeito Arismar Dias, Dr. Humberto Bercê, da Olimar Imóveis, - in memorian- , empresários Wladimir e Paulo, da Padaria Salvatori, empresário Armando Figueiredo, o músico e cantor Gil, Dr.Edson Oliveira, o músico Ulisses, os cantores Antônia e Moisés, artista plástico Paulo Nunes.
É animado musicalmente pelo Grupo Musical "Os Trovadores", integrado por Arivaldo (violão), China (bateria), Russo (Trompete)e Iradir (cavaquinho).
Depois, se juntaram ao grupo, o ex-prefeito Hairson Monteiro dos Santos (que faleceu recentemente), ex-prefeito Osmar Leitão Rosa, Dr.Paulo Santos, empresário P.C. 
O Momento Musical Salvatori ganhou o título de "Útilidade pública, cultural e artística", por intermédio de uma Indicação Legislativa na Câmara Municipal de São Gonçalo, do vereador Miguel Moraes.
Na última quarta-feira de cada mês, das 09h às 15 horas, centenas de pessoas, muitas da melhor idade, que gostam de ouvir boa música, trocar informações, reencontrar velhos amigos e fazer novas amizades se reúnem no calçadão da Salvatori, para curtir um dia de muita animação e entretenimento.
Atualmente, tem total apoio do Mezzo Steakhouse Café (a melhor feijoada de SG, todas às sextas-feiras), dos empresários Sérgio Wilson e Sonia.
Cantores (as): 
Eraldo, Jorge Nunes, Joaquim Martins, Rubens Fonseca, Machado, Darly Pacheco, Vicente, Celier, Vânia, Josias Ávila, Isa, Moisés, Antônia, Gil, Vera Cruz, Ventania do Sul, Aline Muniz, Isa Ramirez, Evair Sardinha, Juranil Vieira, Luiz Gonzaga, Luana de Angola, Nelson Aguiar, Francisco Dias, Darque, Gerson dos Santos, Cilésio de Freitas, Edmilson, Baiana, Ademar, Claudinéia, Terezinha de Jesus, Marlene Silva, Luiz Santos, Vitalino, Valter Canto, Dom Amaro, Rachid, Nilda, Jorge Calil, Silvinho Paché, Jaira, Paulo Cesar Portugal, Almir Lameira, Miguel, Tereza Raquel, Indio, Moacir Brum e outros.

SERVIÇO:

Momento Musical Salvatori.

Local: Rua Salvatori (em frente a Mezzo Steakhouse Café, Centro/SG.

Data: Sempre na última quarta-feira do mês.

Início: Às 09h da manhã, sem previsão de término..

Cantores (as): Inscrições no local.- Canta quem canta bem e quem canta mal.

sábado, 25 de junho de 2011

Quem matou DANA de TEFFÉ?

Na próxima quarta-feira, dia 29 de junho de 2011, completar-se-ão 50 anos de um dos mais rumorosos casos criminais do Estado do Rio de Janeiro e, mesmo do país. O desaparecimento da tcheca Dana de Teffé (Dana Fitscherova), bailarina clássica, poliglota – falava seis idiomas - que residia no Rio de Janeiro, após ter fugido da II Guerra Mundial, e ter morado na Itália, Espanha e no México. Quando se separou do seu terceiro marido, o embaixador brasileiro Manuel de Teffé Von Hoonholtz – sobrinho do Barão de Teffé -.conheceu o advogado Leopoldo Heitor, que conseguiu na ação de separação, para ela, jóias e um apartamento no Rio. Uma amizade que terminaria muito mal...(foto Revista Cruzeiro).
O advogado Leopoldo Heitor, nascido em Carangola, Minas Gerais, em 20 de agosto de 1922, diplomado em Direito em 1944, pela Universidade do Brasil (hoje, UFRJ), já havia se envolvido em 1952, no célebre Crime do Sacopã, onde o tenente da Força Aérea Brasileira, Alberto Bandeira, foi acusado da morte do bancário e piloto de corridas, Afrânio Arsênio de Lemos, com três tiros, em 06 de abril de 1952. Tudo por causa da disputa pelo amor da jovem Marina Andrade Costa, de 17 anos.
Leopoldo passou a ser apelidado pela imprensa como o advogado do diabo, quando apresentou em 23 de maio de 1952, Walton Avancini, como testemunha da animosidade de Bandeira contra Arsênio. Embora Bandeira fornecesse o álibi, de que estava de serviço no quartel, mesmo com a opinião pública a seu favor, foi a julgamento, sendo condenado a 15 anos de prisão, em 1954, dos quais cumpriu apenas a metade. Em 1972, seu julgamento foi anulado e ele reintegrado à Aeronáutica com todos os seus direitos. Morreu em julho de 2006, aos 77 anos, sempre alegando ser inocente.
Mais tarde, em 1957, Leopoldo Heitor envolveu-se em um caso de estelionato e foi condenado a dois anos de prisão. Fugiu para a Argentina e só voltou em 1960 ao Brasil, quando a sentença foi anulada.

DANA DE TEFFÉ

Assim que conseguiu a separação conjugal, Leopoldo Heitor estreitou mais os laços de amizade com Dana. E, em 29 de junho de 1961, os dois seguiram de carro para São Paulo, onde ela iría trabalhar na Olivetti. Quando Leopoldo voltou contou que Dana teria ido para a Europa, pois descobrira que sua mãe ainda estava viva, e que havia deixado uma procuração para ele administrar os seus bens.
Logo, Leopoldo Heitor vendeu tudo, inclusive o apartamento de Dana, o que levou os seus amigos e o advogado Oscar Stevenson, seu antigo sócio, a suspeitarem dele. A polícia começou a investigar e descobriu que não havia registro de viagem e nem proposta de emprego em São Paulo. Preso em 1962, Leopoldo fugiu para Mato Grosso, onde logo foi recapturado.
Conseguiu fugir outra vez. Julgado a revelia em 16 de janeiro de 1953, foi condenado a 35 anos de prisão. Foi preso na fronteira com o Uruguai.
Começava, uma batalha que se estendeu por mais de 10 anos. Leopoldo Heitor conseguiu transferir para Rio Claro o seu julgamento, sendo absolvido em júri popular em 1965, 1969 e 1971, porque faltava a principal prova: o corpo de Dana de Teffé.
Enquanto isso, a polícia procurava pelo corpo de Dana, fazendo escavações no sitio de Leopoldo Heitor, em Rio Claro, sem sucesso. Quando após o último julgamento, ocorreu em 1974, a denúncia de um empregado sobre o local em que estariam os restos mortais de Dana, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou a reabertura do caso. Leopoldo estava livre, definitivamente.
Leopoldo Heitor continuou advogando até 2001, quando faleceu em 22 de fevereiro, aos 78 anos. Dos seus três casamentos teve 10 filhos.

O mistério persiste: Quem matou DANA DE TEFFÉ. ?

N. R.
Conheci o advogado Leopoldo Heitor, como jornalista, quando ele esteve preso no Quartel do Corpo de Bombeiros de Niterói. Na década de 60. Aos 75 anos (hoje) a memória não me faz precisar, se eu trabalhava na sucursal de Niterói do Diário Carioca ou na sucursal do Jornal O DIA, em Niterói (com um dos maiores repórteres policiais de todos os tempos, meu amigo Mário Dias).
Palestramos durante algum tempo, com ele sempre afirmando sua inocência. Na época, tive boa impressão. Educado, simpático e muito firme em suas colocações. Até hoje, nunca consegui ter certeza de sua culpabilidade. Nem os jurados, que o absolveram...
Só Deus e o próprio Leopoldo Heitor têm certeza absoluta dos fatos...

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Viradouro festejou 65 anos de existência

A Unidos do Viradouro, tradicional escola de samba de Niterói, com sua sede e quadra na Avenida do Contorno, nº 16, no Barreto, festejou, hoje, dia 24 de junho de 2011 - data em que se comemora, também, o padroeiro da cidade, São João Batista -, com uma vasta programação social e esportiva, a passagem do seu 65º aniversário de fundação.
Pela manhã, às 10 horas, foi celebrada misa em ação de graças pelo padre Marcelo, na Igreja de São Sebastião. Depois, às 12 horas, partida de futebol entre as equipes da Viradouro e da Unidos do Porto da Pedra, no campo do Combinado Cinco de Julho. Às 13 horas, na quadra da vermelho e branco, foi servida a tradicional feijoada; às 15 horas, realização de um torneio de sueca; às 16 horas, corte do bolo comemorativo; e, a partir das 18 horas, o samba imperou com a participação da Bateria de Mestre Pablo, intérpretes e compositores.

N.R. Parabenizando a diretoria, os associados e simpatizantes da Unidos do Viradouro, quero lembrar que na década de 60, recebi um titulo de "Sócio Benemérito" da Viradouro, que faz parte da minha Galeria de Troféus, o que muito me honra.

A cerimônia do Corpus Christi em São Gonçalo

A procissão

Os tapetes
Um dos mais tradicionais e importantes eventos da religião católica, a festa de Corpus Christi que celebra a presença de Jesus Cristo na Eucaristia, vai ser comemorado em todo o país, no próximo dia 7 de junho. 
Em São Gonçalo, município do Estado do Rio de Janeiro, onde os fiéis preparam o maior tapete da América Latina, pintando os símbolos religiosos, os católicos já se preparam para a sua confecção. 
No dia 7 de junho, como já é tradicional, será realizada uma missa campal em frente à Igreja de São Gonçalo do Amarante, na Rua Coronel Moreira César, no centro da cidade. Depois, os participantes sairão em procissão, percorrendo os cerca de dois mil quilômetros de extensão do tapete pelas ruas Dr. Feliciano Sodré e Dr. Nilo Peçanha, cantando as músicas sacras, alusivas à data.
Os painéis que formarão o imenso tapete, serão confeccionados na madrugada de quarta-feira, sendo utilizadas toneladas de sal grosso (branco e colorido), muitos litros de corante e muitos quilos de serragem e borra de café.
A turismóloga Marina Martins de Souza que sempre participa dos festejos, já antecipou, que, "a cerimônia do Corpus Christi pela sua importância, é o grande marco do turismo religioso em São Gonçalo".


O Início
A origem da solenidade de Corpus Christi remonta ao Século XII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de realçar a presença real de Jesús Cristo no pão consagrado. 
A festa do Corpus Christi foi iniciada pelo Papa Urbano IV, com a Bula "Transiturus", de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada anualmente na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. 
O Papa Urbano IV era o Cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Líege, na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornilon, nascida em Liége, em 1192, aos 18 anos de idade.
A festa de Corpus Christi começou em 1230, na paróquia de Saint Martin, em Líege. só no interior da Igreja. Em 1247, a primeira procissão eucarística saiu às ruas da cidade, como festa da diocese e de pois se tornou festa nacional na Bélgica.
Como festa mundial, foi decretada em 1264, seis anos após a morte de irmã Juliana, aos 66 anos de idade, em 1268, que foi canonizada como Sana Juliana de Mont Cornillon, em 1599, pelo Papa Clemente VIII. No Brasil, a festa de Corpus Christi passou a integrar o calendário religioso a partir de 1961, com a realização de uma procissão pelas ruas de Brasília, e a tradição de se enfeitar as ruas começou em Ouro Preto, cidade história de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. E, a hóstia é o próprio corpo de Cristo, que alimenta os fiéis. Uma hóstia é consumida e a outra é colocada como meio de adoração. Como um sinal da presença de Cristo Vivo em sua Igreja.


Texto: Assueres Barbosa
Fonte: Sites Católicos na Internet.
Fotos: Nilo Santos - saogoncaloturismo.com


Organização

Através do Decreto 113/2012, a prefeita Aparecida Panisset, nomeou uma comissão encarregada de elaborar os festejos de Corpus Christi, em São Gonçalo, que está constituída pelos srs. Eugênio José da Silva Abreu (presidente), Janaína Silva Nogueira, Joaquim de Oliveira, Mauro Assad Couto, Cláudio Antônio Lucena, Dimas Gadelha, Marcus Jardim, Luiz Antônio da Silva Santos, Pedro Mayrink Veiga de Castro e Silva, João Batista de Miranda, Francine Silva de Farias, Maria das Graças Gomes dos Santos, Maria Lúcia de Souza Nunes, Maria Luiza de Carvalho Ornellas.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Um dia de oração e louvor em Manaus


Mais de 200 mil fiéis do Ministério Internacional da Restauração, integrantes de igrejas convidadas, se reuniram no último domingo, no sambódromo de Manaus, capital do Amazonas, a fim de participarem do encontro "Fruto Fiel", coordenado pelo Apóstolo Renê Terra Nova, que promoveu a Ordenação de 1.000 Apóstolos de todos os Estados do Brasil e de diversos países. O Apóstolo Renê festejou na ocasião, o seu 50º aniversário natalício.

Foto 1 - Aspecto do enorme público que prestigiou a programação "Fruto Fiel".


Foto 2 - Meu filho, Fabrício Rodrigues da Silva (de óculos) e seu Discipulador, Ari Benacon, que participaram do evento.


domingo, 19 de junho de 2011

X Semana de História em Manaus

Em Manaus - AM, a Universidade do Norte (UniNorte) realizou a X Semana de História.

Meu filho,. Fabrício Rodrigues da Silva (foto do centro e na foto abaixo) participou do evento, que alcançou enorme sucesso.

Marilda e Lavoura na UERJ- SG: tese

Muito se tem falado e escrito sobre o "mito" Joaquim de Almeida Lavoura, que foi prefeito de São Gonçalo por três mandatos -1947/1950 - 1951/1954/ - 1973/1975 -, deputado estadual e Diretor do Serviço de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (SERVE). Historiadores, jornalistas, professores e outras categorias profissionais. Todos tratando de sua imagem de político trabalhador, humilde e honesto no trato com a coisa pública. E, da sua liderança incontestável.
Mas, quero penitenciar-me, agora, por não ter tomado conhecimento da brilhante dissertação apresentada como capítulo para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Pós-Graduação em História Social de MARILDA DOS SANTOS MONTEIRO DAS FLORES, da Faculdade de Formação dos Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de concentração : História Social do Território - São Gonçalo - 2008.
Marilda dos Santos Monteiro das Flores, que teve como Orientador, o professor doutor Marcelo de Souza Magalhães, apresentou para uma Banca Examinadora integrada, ainda, pelos professores doutores Rebeca Gontijo Teixeira (Universidade Federal Fluminense (UFF) e Luís Reznick (Uerj e Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), a "Construção de Memória do antigo prefeito Joaquim de Almeida Lavoura e a ação do Jornal O SÃO GONÇALO".
Na Internet, onde encontrei essa bela peça, Marilda dos Santos Monteiro das Flores trata, com muita desenvoltura e sentido de pesquisa, da vida de Joaquim Lavoura, falando de suas obras quando administrador do município, das eleições vitoriosas, de sua liderança política, das opiniões dos políticos aliados e adversários, de sua humildade, de sua honestidade e do seu trabalho em benefício de sua cidade. E, ressalta a importância do Jornal O São Gonçalo na divulgação dos fatos.

Foto: Estátua em bronze de Lavoura, na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto. foto: Saogoncaloturismo.com.

N.R. Jornalista veterano (50 anos de profissão), não identificado com a tecnologia da informática e por outros problemas pessoais, não havia tomado conhecimento do inteligente trabalho de Marilda. Eu, que sou Mestre de Cerimonial da Prefeitura de São Gonçalo há 40 anos, que trabalhei e convivi com Lavoura, que trabalhei 32 anos no Jornal O São Gonçalo (há na dissertação de Marilda, uma referência a mim, o que muito me honra), que fiz o Cerimonial de seu sepultamento, fiquei orgulhoso por uma inteligência incomum, tratar fielmente da vida de Lavoura.
Parabéns, Marilda! Parabéns, UERJ!.

sábado, 18 de junho de 2011

Fera de Macabu - o maior erro da Justiça Brasileira

De autoria do jornalista e escritor Carlos Marchi, - nascido em Macaé, quase cem anos depois da tragédia - esse livro, prefaciado pelo criminalista Evandro Lins e Silva - relata o que foi o maior erro da justiça brasileira, em meados do século XIX,no município de Macaé, norte do Estado do Rio de Janeiro.
O enforcamento do fazendeiro Manoel da Motta Coqueiro, condenado a morte pela chacina de uma família de colonos que morava em uma de suas propriedades, por escravos seus, após sucessivos julgamentos nos quais incorreram erros gritantes, que culminaram com a sua condenação final.
O Imperador Dom Pedro II, negou-lhe o perdão, e no dia 06 de março de 1855, Coqueiro foi enforcado em praça pública (Praça da Alegria, hoje, praça Veríssimo de Melo). A única pessoa que poderia inocentá-lo, era o Padre Freitas que ouviu sua derradeira confissão, mas que estava impedido pelo chamado "segredo de confessionário".
Após sua execução, quando descobriu-se que ele era inocente, Dom Pedro II tomado de remorsos passou a perdoar presos condenados à morte, abolindo informalmente a pena, até que o Decreto 774, artigo 72, da primeira Constituição Repúblicana promulgado em 24 de fevereiro de 1891, aboliu definitivamente a pena de morte no Brasil.
Manoel da Motta Coqueiro foi vitima de vingança, traições e procedimentos criminais eivados de erros, da perseguição movida contra ele por inimigos pessoais e políticos, entre os quais, seu primo, Julião Coqueiro, de quem ele havia tomado a noiva, Joaquina Maria de Jesus - que casou-se com Manoel, mas faleceu três anos depois -.
A chacina - descobriu-se mais tarde - foi encomendada por Úrsula Maria das Virgens, com quem Manoel havia casado após ficar viúvo, motivada por ciúmes. Coqueiro preferiu morrer do que denunciá-la. Na hora do seu enforcamento, Coqueiro proferiu a seguinte maldição: "Sou inocente. A cidade vai pagar cem anos de atraso, pelo que me faz".
Coincidência, ou não, após a morte de Manoel da Motta Coqueiro, se verificaram tragédias como mortes misteriosas, naufrágios de navios na costa macaense, surto de cólera, casos de estupros. Dizem que o fantasma de Coqueiro ainda vaga pela cidade. Hoje, Macaé alcançou enorme surto de progresso com a descoberta do petróleo na região e se transformou num dos mais prósperos municípios do Estado do Rio de Janeiro.
N.R. O livro do jornalista e escritor Carlos Marchi, que li atentamente, é um documento que relata a história da Justiça Criminal no país, de como se pode incorrer em erro quando são urdidas tramas e chama a atenção quanto ao fato da justeza em não existir no Brasil a pena de morte.
Claro que advogados veteranos e mesmo alguns mais novos, já tomaram conhecimento do caso Fera de Macabu. Acho que é uma peça fundamental para acadêmicos de Direito. E, também para todos nós (como jornalista, acho que o trabalho de Carlos Marchi é elucidativo e altamente profissional). Recomendo como excelente leitura.

Teatro Amazonas (Manaus) - Cultura

Situado na cidade de Manaus, no Estado do Amazonas, o Teatro Amazonas é um dos mais belos ambientes artísticos dos Estados Brasileiros. Foi construído com orçamento financeiro no período áureo da extração da borracha no Brasil, e é o segundo maior teatro da Amazônia, sendo superado apenas pelo Teatro da Paz existente em Belém do Pará.
No ano de 1881, o deputado estadual A. J. Fernandes Júnior apresentou um projeto de lei, para a construção de um teatro em alvenaria, na Capital do Estado do Amazonas, Manaus. A proposta foi aprovada pela Assembléia Provincial do Amazonas.
Manaus, que vivia o auge do ciclo da borracha, era uma das mais prósperas cidades do mundo, embalada pela riqueza advinda do látex da seringueira, produto altamente valorizado pelas indústrias européias e americanas. A cidade necessitava de um lugar onde pudessem se apresentar as companhias de espetáculos estrangeiras e a construção do teatro, assim, era uma exigência da época.
O projeto arquitetônico escolhido foi o de autoria do Gabinete Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, em 1883. No entanto, em meio às discussões a respeito do local para a edificação e os custos da obra, a pedra fundamental só foi lançada em 1884.
As obras transcorreram de forma lenta e somente no governo de Eduardo Ribeiro, no apogeu do ciclo da borracha, a construção tomou impulso. Foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do salão nobre, área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis. A sala de espetáculos do teatro tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a platéia e os três andares de camarotes. O teatro foi finalmente inaugurado no dia 31 de dezembro 1896.
No salão nobre, com características barrocas, destaca-se a pintura do teto, denominada "A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia", de 1899, de autoria de Domenico de Angelis. Destacam-se os ornamentos sobre as colunas do pavimento térreo, com máscaras em homenagem a dramaturgos e compositores clássicos famosos, como Ésquilo, Aristóphane, Moliére, Rossini, Mozart, Verdi e outros..
Sobre o teto abobadado estão afixadas quatro telas pintadas em Paris pela Casa Carpezot - a mais tradicional da época -, onde são retratadas alegorias à música, dança, tragédia e uma homenagem ao grande compositor brasileiro Carlos Gomes. Do centro, pende um lustre dourado com cristais, importado de Veneza, que desce até ao nível das cadeiras para a realização de sua manutenção e limpeza.
Destaca-se, ainda na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco, de autoria de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro das águas dos rios Negro e Solimões. O teatro possui diversos ambientes, concebidos com diferentes materiais, daí ser considerado um espaço sobremaneira eclético.
É, sem dúvida, o mais importante prédio da cidade, não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, uma prova viva da prosperidade e riqueza vividos na fase áurea da borracha. O teatro é referência para espetáculos regionais, nacionais e internacionais. Já passaram pelo palco do Teatro Amazonas:Margot Fonteyn, Christoph Schlingensief e Roger Waters.
Fontes diversas

N.R. Dentro de alguns dias viajo para Manaus, a fim de rever meus filhos Fabrício (minha nora Carol), e Rafael, meus netos Felipe e Ana Clara, familiares deles e amigos que fiz em viagens anteriores.
Manaus é uma cidade progressista, encantadora, e sem violência. Sua população é estimada em quase dois milhões de pessoas. Residem, ali, além dos manauaras (os que nascem em Manaus), muitos nordestinos, bem como pessoas de outras cidades do Norte do País. Na totalidade, o povo é trabalhador, pacifico e acolhe bem os seus visitantes.
Sua cultura é enorme, a noite nada fica a dever aos grandes Centros do País, como o Rio e São Paulo. E, os Distritos Industriais ajudam a alavancar o desenvolvimento da terra e do País.
Seus rios, entre os quais, o Negro e o Solimões que formam o Amazonas (o mais caudaloso do mundo), o Encontro das Águas, a Pororoca, a Floresta (em que pese a destruição que cresce a cada dia), sua fauna e sua flora, as quedas d´água, o bairro de Ponta Negra (uma replica menor de Copacabana), tudo encanta o visitante. Até as vorazes piranhas...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Circo Crescer e Viver

Picadeiro Ibero-Americano

CIRCO CRESCER E VIVER - artes circenses de mãos dadas com a transformação social
cabeçalho_.png

Criada a Federação Ibero-Americana de Circo (FIC), com a participação do CRESCER E VIVER

O circo passou a constituir mais um laço importante

no fortalecimento das afinidades histórica, cultural e linguística

entre os países da América Latina e

da Península Ibérica na Europa. Trata-se da Federação

Ibero-Americana de Circo (FIC) - que vai encurtar as

distâncias do céu e do oceano Atlântico,

constituindo um amplo “picadeiro” imaginário onde,

organizações que atuam nos campos da formação,

produção, difusão e fruição das artes circenses e

performáticas no Brasil, Peru, Chile, Argentina, Colômbia,

Espanha e Portugal, vão trabalhar pela interação,

integração, desenvolvimento e fortalecimento do

circo hispanófono e lusófono.

Fundada com foco em se tornar um novo sujeito histórico

para trabalhar pelo fortalecimento do circo como

expressão artística, levando em conta suas dimensões

simbólica, social, educativa e econômica, a Federação

Ibero-Americana de Circo (FIC) assume como parte

dos seus desafios: criar espaços de intercâmbio,

desenvolvimento e consolidação de metodologias

inovadoras de formação para as artes cênicas circenses;

fomentar e incrementar a circulação e produção artística

dos circo ibero-americano como estratégia para ampliar a

visibilidade e a formação de platéias; e fortalecer o

desenvolvimento organizacional de cada um dos seus

membros, visando aumentar as suas capacidades

individuais e coletivas para incidir em políticas públicas

locais e internacionais.

A Federação Ibero-Americana de Circo (FIC)

têm antecedentes na Rede Ibero-Americana para

o Desenvolvimento das Artes Circenses – articulação

que surgiu de um encontro de escolas de circo

ibero-americanas realizado como parte da programação

do 4o Festival Internacional del Círculo em abril de 2010

na cidade de Lima, capital do Peru. Pouco mais de um

ano após a sua fundação e da adesão de novos membros,

a então rede ibero-americana, em conferência realizada

nesta quinta-feira, dia 16 de junho, pela internet, com a

participação de todas as organizações que a integram,

resolveu converter-se na Federação Ibero-Americana

de Circo (FIC) tendo como fundadores: o CRESCER E

VIVER (Brasil); o EL CIRCO DEL MUNDO (Chile); a

LA TARUMBA (Peru); o CIRCO SOCIAL DEL SUR (Argentina);

o CIRCO PARA TODOS (Colômbia); a CARAMPA (Espanha);

e o CHAPITÔ (Portugal). Na mesma conferência a Federação

Ibero-Americana de Circo elegeu Junior Perim como o seu

primeiro coordenador, ele que também é co-fundador e

coordenador executivo do CRESCER E VIVER.

Conheça um pouco mais do trabalho das organizações

circenses que integram aFederação Ibero-Americana

de Circo (FIC) clicando nos links abaixo:

CIRCO SOCIAL DEL SUR (Argentina)

EL CIRCO DEL MUNDO (Chile)

CIRCO PARA TODOS (Colômbia)

CARAMPA (Espanha)

LA TARUMBA (Peru)

CHAPITÔ (Portugal)

CRESCER E VIVER (Brasil)


VAGAS!!!

O Programa de Cidadania Criativa que oferece oficinas
gratuitas de circo para crianças, adolescentes e jovens
de 07 a 24 anos está com vagas abertas.
Inscreva-se. Ligue para (21) 3972-1391 e solicite mais
informações.

N.R. Estou feliz por meu amigo Sérgio Perim Júnior. Fui testemunha

do seu trabalho inicial a frente do Crescer e Viver. Competência, de-

terminação, honestidade e amor a arte, são marcas de destaque em

vida.


terça-feira, 14 de junho de 2011

ALERJ homenageia Cauby Peixoto

CAUBY PEIXOTO RECEBE MEDALHA TIRADENTES E CANTA NO PLENÁRIO DA ALERJ

Há oito anos sem vir ao Rio, o niteroiense Cauby Peixoto recebeu a maior comenda do Parlamento estadual nesta sexta-feira (03/06), pelas mãos do deputado André Lazaroni (PMDB). O cantor, “patrimônio vivo da música brasileira”, como classificou Lazaroni, foi homenageado com a Medalha Tiradentes, dias antes de sua apresentação, na última terça-feira (07/06), no Teatro Oi Casa Grande, onde cantou o repertório de Frank Sinatra. Aproveitando o mote, o parlamentar autor da homenagem comparou: “Há dois grandes cantores, Cauby e Sinatra. Mas, para mim, o nosso Cauby é ainda maior, e deve ser reverenciado como tal”, afirmou.

Último remanescente em atividade da chamada Era do Rádio, Cauby Peixoto (foi "Rei do Rádio", com Angela Maria, como "Rainha") se disse emocionado por estar sendo homenageado em seu estado. “Em um momento tão emblemático (ele completou 80 anos em fevereiro e celebra também 60 anos de carreira), é encantador voltar ao Rio, não há como não me sentir em casa, abraçado pela cidade onde comecei, que me deu projeção”, disse o cantor, que recebeu de presente do deputado um microfone de ouro. Foi nele que cantou Conceição, de Jair Amorim e Dunga, imortalizada por ele, e Bastidores, um presente de Chico Buarque.

Sua importância na musica popular brasileira foi endossada pelo jornalista, escritor, pesquisador e historiador Ricardo Cravo Albin. “Cauby representa muito mais do que um grande cantor. Ele é a magia da grande e inabalável voz, mas também a magia da comunicação, já que foi tão popular no rádio, ultrapassando fronteiras, integrando nosso País, democratizando a nossa música”, disse o autor do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, entre outros livros. Albin, que administra um instituto com seu nome, que incentiva a pesquisa e a conservação do patrimônio artístico, aproveitou a homenagem para fazer uma defesa da memória cultural. “Há muita ingratidão com os mitos que encantaram e encantas diversas gerações. Cauby pode, e deve, ser ainda mais reverenciado do que é”, defendeu. Também compuseram a mesa a escritora Dalva Lazaroni e o integrante do grupo vocal MPB4 Dalmo Medeiros.

Cauby Peixoto nasceu em Niterói, numa família que tinha a música no sangue. O pai tocava violão e a mãe bandolim; os irmãos eram instrumentistas, e o tio pianista. Cauby estudou num colégio de padres salesianos no Rio de Janeiro e nesse tempo cantava em coral de igreja. Anos mais tarde, quando trabalhava no comercio, apresentou-se em programa de calouros da Rádio Tupi. Cantou também no conjunto de seu irmão Moacir, na boate carioca Casablanca e, em 1951, gravou seu primeiro disco, pela editora Som, lançando o samba “Saia branca” (Geraldo Medeiros), para o carnaval.

Em 1952, mudou-se para São Paulo, passando a cantar nas boates Oásis e Arpège, e na Rádio Excelsior, destacando-se sempre com repertório de músicas estrangeiras. Em 1954, assinou contrato com a Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, passando a integrar o elenco de artistas então dominado por ídolos como Emilinha Borba, Marlene e Orlando Silva. Seu lançamento na Rádio Nacional foi preparado nos moldes norte-americanos, com grande publicidade e muita promoção, e, em pouco tempo, ele também se tornaria um ídolo, adorado e perseguido pelas fãs.

Entre o final dos anos de 1950 e início dos 60, Cauby Peixoto viajou aos Estados Unidos para uma turnê, gravação de disco e shows com o nome artístico Ron Coby. O famoso “professor” já interpretou músicas de Frank Sinatra, Roberto Carlos, Baden Powell, Chico Buarque, Tom Jobim, entre outros cantores e compositores.

(texto de Fernanda Porto)



Pedro Motta Lima
Diretoria de Comunicação Social da Alerj
(21) 2588-1627 / 2588-1404
(21) 8681-0303

N.R. Cauby Peixoto foi meu colega de infância no Fonseca, em Niterói. Morava na Travessa Progresso e eu na Rua Santo Antônio. Nosso grupo (Cauby era mais velho) gostava de dançar, de ouvir boa música ( bolero, rock, festa junina, também) e de esportes. Nos reuníamos na esquina da Rua São Januário, no América (Rua Santo Antônio), no Grêmio, nos clubes Fonseca, Riodades e em hi-fis em nossas casas.
Lembro do primeiro sucesso de Cauby, antes de "Conceição" que se tornou seu "carro-chefe". Era a "Canção do Rouxinol". Depois, virou Ron Coby, nos States.
Mais tarde, já como jornalista e apresentador de shows, fui o locutor da "Festa dos Melhores" da Revista "A Gaivota", onde Cauby foi a principal atração, no Tamoio, em São Gonçalo. Hoje, é meu "AMIGO" no Facebook. Além de excelente cantor, é um "gentleman", um ser humano admirável. Merece todo o nosso reconhecimento!.
Parabéns pela iniciativa, deputado André Lazaroni!

Fazendo história em Manaus!

Meu querido filho, Fabrício Rodrigues da Silva, que reside em Manaus, casado com a minha querida Carol, pais dos meus queridos netos Felipe e Clarinha, participou no último fim de semana de um Encontro com Deus. No Recanto da Criança Interativo, onde leciona História, foi escolhido como "Professor 5 Estrêlas", o que muito me orgulha.
Fabrício está no caminho certo. Com a ajuda de Deus!.

N.R. Na foto, Fabrício, ao lado de alunos e do professor Neto (diretor daquele estabelecimento de ensino) é o primeiro da esquerda para a direita.

Espanhol para iniciantes

Para palavras terminadas em DADE retire-se o E. Exemplos: comunidade - comunidad; sociedade - sociedad; universidade - universidad.
Algumas profissões terminadas em ISTA, têm a mesma pronúncia em espanhol. Exemplos: dentista; artista; economista; recepcionista. Outras parecidas: doutor - dctor; ator - actor; tradutor - traductor.
Outras traduções: aeroporto - aeropuerto; museu - museo; escola - escuela; correio - correo; cinema - cine; igreja - iglesia; bairro - barrio; rua - calle; empresário - empresario; arquiteto - arquitecto; advogado - abogado; engenheiro - engeniero; professor - profesor/maestro.
Frases: Que hace usted? ; Donde trabaja usted?; cual es su profesion?; cuales son sus habilidades? que experiência tiene?.
Conjugue o verbo ser: (Eu) - Yo soy; (Tu) - Tu Eres; (Ele, ela, você) - El, Ella, Usted, Es; (Nós) Nosotros Somos; (Eles, elas, vocês) - Eles, Ellos (as), Ustedes, Son.

domingo, 12 de junho de 2011

Justiça do Rio mandou soltar os bombeiros

Ao acatar um habeas corpus impetrado pelos deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) e Aluízio dos Santos Júnior (PV-RJ), o desembargador Cláudio Brandão de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou a libertação dos 429 bombeiros e dois militares detidos após a manifestação da categoria por melhores salários, há uma semana, quando os manifestantes (mais de dois mil) invadiram a sede da corporação no Rio de Janeiro. Depois, foram presos pelas tropas do BOPE, que usaram de bombas de efeito moral ao invadirem o local.
O desembargador Cláudio Brandão de Oliveira colocou água na fervura, acalmando os ânimos com muita sabedoria. Uma prova de que a Justiça sempre será bem feita, por quem sabe bem administrá-la.
Analisando friamente a questão, observamos que as duas partes foram culpadas. O Governo do Estado por não aceitar o diálogo e os bombeiros porque infringiram regras militares. Mas, porque não se atentar para os brilhantes serviços dos bombeiros, que constantemente salvam vidas, que evitam maiores tragédias, que são respeitados pela população porque diariamente colocam em risco suas próprias vidas. Qual de nós já não teve um familiar ou um amigo salvo pela ação intrépida dos "homens do fogo"?.
A população e diversos segmentos da sociedade apoiaram os bombeiros e, se colocaram ao seu lado, em todos os momentos. Principalmente, na concentração em frente à ALERJ e durante as passeatas de protesto.
Admirei a postura do coronel PM Mário Sérgio Duarte, comandante geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em momento algum, fez pronunciamentos desequilibrados, mesmo no auge da crise. Fez o que tinha que fazer. Ordenou a retomada do QG dos Bombeiros, a fim de que a disciplina e a ordem fossem preservadas.
Falou-se em vandalismo e destruição por parte dos revoltosos. Mas, de concreto nada vimos. Apenas falação. Concluímos que se eles resolvessem enfrentar as tropas do BOPE, certamente teriamos uma carnificina. Muitos morreriam dos dois lados. Inclusive mulheres e crianças.
Caberá, agora, aos parlamentares estaduais e federais, criarem uma Lei de Anístia aos que foram apontados como os principais líderes da rebelião. Mas, como entre os mais de dois mil bombeiros, foram selecionados apenas 429 como responsáveis. Como se chegou à essa conclusão?.
Um pormenor importante: se nenhum dos bombeiros detidos tem qualquer passado criminal, há que se tratá-los como homens de bem que perderam o controle, momentâneamente.
O novo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, assim que foi empossado no cargo, colocou ordem na Casa. Nada de declarações impensadas, mas sim a determinação de que tudo volte à normalidade. "Agora é voltar ao trabalho", disse. Há 34 anos na corporação, Sérgio Simões é um dos mais respeitados militares da instituição.

Complementação
Com o movimento popular que se fez em prol dos Bombeiros que invadiram o Quartel-Central da corporação, já se antevia que as punições anunciadas pelo governador Sergio Cabral dariam em nada. E, logo, a Comissão de Constituição e Justiça  do Senado, aprovou um projeto de lei que anistiava os bombeiros do Rio, de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal.
No último dia 28, os deputados da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovaram o projeto de lei 644/2011, concedendo anistia administrativa aos 439 bombeiros e aos dois PMS presos no último dia 3.
Foi caminho para que o governador do RJ, Sergio Cabral, voltasse atrás em suas declarações, taxando os bombeiros de "vândalos e irresponsáveis", e sancionasse a lei que garante anistia administrativa aos bombeiros envolvidos no ato.
Cabral fez mais: sancionou o reajuste salarial de 5,58%, a partir de julho, para a categoria, e a lei que garante o uso do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros para pagar gratificações. E, redimiu-se de suas declarações, garantindo que "errei quando chamei os bombeiros de vândalos,  e eles erraram ao invadirem o Quartel". A paz voltou a reinar...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

12 de junho - Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim marca a união entre os casais enamorados, com a troca habitual de cartões e presentes, entre os quais, os mais habituais são bombons, perfumes, roupas, CD´s. Mas, nada mais romântico do que um jantar à luz de velas com o oferecimento, antes, de rosas vermelhas. Sem esquecer de um contreau... Hoje, esse romântismo quase não existe mais.
Voltemos a São Valentim. Era um bispo francês no final da Idade Média, que ousou contrariar as ordens do Imperador Cládio II que proíbira o casamento dos jovens soldados para que eles fossem à guerra. Para piorar a situação, o bispo Valentim também casou-se. Foi, então, condenado a morte. A Igreja Católica considerou-o mártir. Muitos historiadores, porém, dizem que ele nunca foi canonizado.
O amor é simbolizado por um coração com a figura de Cupido,com asas. Mas, as lendas falam de Juno, a deusa do amor e do matrimônio.
Os ingleses e os franceses iniciaram as comemorações do Dia dos Namorados no Século XVII e nos Estados Unidos no Século XVIII.
A data é comemorada no Brasil no dia 12 de junho,véspera do Dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro. Crendices populares como colocar nomes em uma bacia de água para que saia o nome do futuro marido, furar com uma faca um pé de bananeira e amarrar a imagem de Santo Antônio, existem há muitos anos no Brasil. Se dão resultado, ninguém sabe...
Entre os amores célebres, podemos lembrar Adão e Eva, Sansão e Dalila, Isolda e Tristão, Romeu e Julieta, Cleópatra e Marco Antônio, Paulo e Virgínia, e outros.

Uma frase

"Nunca devemos julgar as pessoas que amamos. O amor que não é cego, não é amor".- Honoré de Balzac.

N.R. Na minha modesta opinião, Dia dos Namorados (quando existe sentimento sincero) é todo dia. E, mesmo contando todos os relacionamentos e todas as comemorações, certamente haverá uma lembrança de alguém que foi especial, de alguém que por mais que tentemos, não conseguimos expulsar de nossa mente. Nem sempre a comemoração atual, supera uma que marcou momentos felizes e que são inesquecíveis.

domingo, 5 de junho de 2011

Espanhol para iniciantes

Em espanhol o CH tem som de TCH.
Exemplos: fofoca= chisme: tchisme; piada= chisme: tchiste; bater papo= charlar: tcharlar.
Artigos definidos: um=; un, uma= una; uns= unos; umas= unas.
Como cumprimentar: hola! que tal?/ como estas?/ como te va?/ que tal te va?/ que cuentas? /que hay?/ como te ha ido?.
uma frase: assueres e laí son amigos mui cercanos

sábado, 4 de junho de 2011

A revolta dos bombeiros no Rio de Janeiro

Revoltados por estarem recebendo o que eles classificam de "os menores salários de todo o País", bombeiros militares do Rio de Janeiro, após promoverem um ato de protesto nas escadarias da Assembléia Legislativa (Alerj) e uma passeata pelas principais ruas da cidade, na última sexta-feira, dia 03 de junho de 2011, invadiram o Quartel-General da corporação, com suas mulheres e filhos.
Após permanecerem toda a noite, protestando contra os R$ 950,00 bases, líquidos , enquanto em outros Estados Brasileiros os salários são de três a quatro vezes maiores, receberam a visita do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Mário Sérgio Duarte, que tentou dialogar, pedindo que retornassem às suas casas, não sendo porém atendido.
Na manhã de sábado, dia 04 de junho de 2011, atendendo a determinação do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, tropas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar, usando gás lacrimogênio, spray de pimenta e bombas de efeito moral, penetraram no QG, ocasião em que houve leve escaramuça, que resultou na prisão de 439 bombeiros militares.
O exz-capitão do BOPE, Paulo Storani, que foi secretário de Segurança Pública, em São Gonçalo, analisou o acontecimento para uma rede de televisão. Explicou que "o governo do Estado vai precisar saber como resolver o problema, já que a convivência entre os integrantes do Corpo de Bombeiros com a Polícia Militar e com a administração estadual vai ficar bem difícil".
Lamentou a demora de quase dois meses, na busca de um diálogo que impedisse o acontecido.
O governador Sergio Cabral em reunião com a imprensa no Palácio Gunabara, classificou o fato como "um ato de irresponsáveis desequilibrados, que responderão administrativamente e criminalmente". Acusou a interferência de forças políticas contrárias ao seu governo, de se aproveitarem da situação. Afirmou que "nunca se investiu tanto nos últimos 40 anos, no Corpo de Bombeiros".
No final, anunciou a exoneração do coronel BM Pedro Machado e a nomeação do coronel Sérgio Simões, ex-subsecretário da Defesa Civil, como o novo comandante do Corpo de Bombeiros.
Outro especialista em Segurança Pública, Rodrigo Pimentel, classificou a iniciativa dos bombeiros militares como "motim", dizendo que os militares "não têm direito a greve". Elogiou a intervenção do Bope, afirmando que foi "a retomada do QG foi uma ação legitima". Também lamentou a demora do governo estadual em abrir um canal de negociação e condenou o comandante do CB, coronel BM Pedro Machado, por não intermediar as reivindicações, ressaltando o fato de que "os bombeiros do Rio são os mais exigidos de todo o país por suas catástrofes e grandes eventos como o Ano Novo, e, agora, a Copa do Mundo e as Olímpiadas".
Os 439 bombeiros foram levados em ônibus especiais para o Batalhão de Choque e depois para a Corregedoria da PMERJ, em Neves, São Gonçalo para serem qualificados. Durante todo o tempo cantaram o Hino Nacional e pediram SOS.
Parte dos presos deverá ficar no Batalhão Especial Prisional, em Benfica, e o restante no Batalhão de Choque da PMERJ.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

São Gonçalo tem um único cientista físico


O cientista físico Alexandre Martins de Souza, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro, e seus colegas durante uma pesquisa, descobriram recentemente enredamento em materiais macroscópicos, tais como carboxilatos de cobre à temperatura ambiente e superior. Nestes sistemas, a interação entre os spins das partículas é suficientemente forte para resistir a caos térmico.
A informação é da Revista Scientific American, que circulou no ínício do mês de junho de 2011.
(Alexandre em Nice, na França)

Em outros casos, uma força externa afasta térmica efeitos [ver "Easy Go Easy Come", de George Musser, notícias Scan. Os físicos têm visto emaranhamento em sistemas de tamanho crescente e temperatura, a partir de íons aprisionados por campos eletromagnéticos para ultracold átomos
em redes de supercondutores bits quânticos.
Estes sistemas são análogos ao gato de Schrödinger. Considere um átomo ou íon. Seus elétrons podem existir ao redor do núcleo ou mais distância, ou ambos ao mesmo tempo.


Desconhecimento

O que os gonçalenses não sabem e, aí incluem-se nossos principais estudiosos e autoridades, é que Alexandre Martins de Souza que vai completar 31 anos no próximo dia 1º de julho, é natural do bairro Neves, filho do empresário Alcides de Souza e da turismóloga e funcionária da Câmara Municipal de São Gonçalo, Marina Martins de Souza.
Cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Colégio Paraiso. Em 1995, prestou vestibular para o curso de física na Universidade Federal Fluminense (UFF). Apesar de ter sido aprovado não conseguiu matrícula porque não havia concluído o 2º grau.
Voltou a fazer novo vestibular, ainda na UFF, em 1996, e foi aprovado. Em 2000, formou-se. Prestou vestibular para fazer o mestrado em física no Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), fundado pelo renomado cientista Cezar Lattes, e foi o único aluno aprovado. Diplomou-se em 2003. Iniciou, então, o doutorado ainda no CBPF e formou-se em 2008, como Doutor em Física, Computação e Informação Quântica.
Sua tese para o doutorado, "um estudo de emaranhamento e desigualdade de Bell em sistemas técnicos magnéticos" recebeu prêmio como "a melhor tese de doutorado defendida".
O cientista Alexandre Martins de Souza. a seguir, fez pós-doutorado em física na Universidade de Waterloo, no Canadá e um outro pós-doutorado na Technische Universität. em Dortmund, Alemanha.
Participou de dezenas de congressos e de palestras na Austria, França e Itália. Tem publicações sobre física em diversos (sobre ele, no Google existe extensa informação). Atualmente, encontra-se na Alemanha.

Em 2001, fez o Curso "Política e Estratégia" da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg), quando foi apontado como o mais jovem (18 anos) adesguiano do Brasil.