sexta-feira, 25 de maio de 2012

Poesias de Marcos Loures



AS MÃOS MACIAS
Marcos Loures



As mãos macias desta deusa nua
A passear tanto carinho insano.
Minha alma satisfeita então flutua
Das santas alegrias já me ufano.

A boca me promete e morde, crua,
Viajo por espaços outro plano;
E a noite encantadora, continua...
Não me permitirá jamais engano...

O mundo, quando um Deus amante fez
Não tinha inda metade desta luz
Que, clareando a vida, me conduz

A teus braços, total insensatez..
Me rendo aos teus caprichos, teu desejo...
A boca escancarada pede um beijo...



TANTAS VEZES EGOÍSTA
Marcos Loures


Amigo me perdoe se em meus versos
Eu tantas vezes mostro-me egoísta.
Eu sei que somos muito mais diversos
Mas isso não impede que resista
Um sentimento claro de amizade
Unindo nossos mundos num só canto
Que faça nos mostrar a qualidade
Da vida com meandros, mas encanto.
Por vezes te pareço bem distante
Pensando em outras coisas desta vida.
Porém pode saber que neste instante
Eu procuro encontrar uma saída
Que possa permitir que um novo dia
Renasça com mais paz em harmonia...


AMOR QUE NOS DOMINA
Marcos Loures


Amor que nos domina, imperador
De todos os sentidos e desejos.
Buscando em teu carinho, sonhador,
Os belos descaminhos dos meus beijos.

Dourando perfumada e bela flor
Aumentando a potência dos lampejos
Que trazem ao meu canto encantador
Motivo para os dias que antevejo

Nos olhos da mulher que é minha sina.
Na boca umedecida por paixão.
Neste sorriso eterno de menina

No brilho que irradia a claridade
Imensa transbordando de emoção.
Na ventura do amor; felicidade!


MORTE EM VIDA
Marcos Loures


A morte chega cedo a quem não ama
E mente pra si mesmo, temerário.
Deitado no curral, exposto à lama,
Vivendo o que temera, sem horário.
A sorte solitária não reclama,
No peito que morreu, um relicário.

Ao visto necessário para o riso,
Amor como um sentido além da vida,
Por mais que num amor se perca o siso
É nele que se encontra essa saída
Aberta para eterno paraíso,
Numa escalada mágica e sentida.

Morrer em vida assim é mau presságio,
Cuide então desse amor, embora frágil.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Um país insular chamado SRI LANKA


Colombo - a cidade mais populosa do país - 
                                                                             
O Sri Lanka, ou Sri Lanca, é um país insular asiático, uma ilha com 65 mil km2, 432 km de comprimento e 224 km de largura, com cerca de 30 mil habitantes - para mais ou para menos , situado na parte sul do subcontinente indiano. Limita-se ao leste, com a Baía de Bengala; ao sul e ao oeste, com o Oceano Índico; ao noroeste, com o Estreito de Palk, que o separa da Índia. Seu ponto mais alto é o Monte Pidurutalagala (2.520 mts). 
Sua capital política é Sri Jayawardenapura - Katte, e a comercial é Colombo - a cidade mais populosa do país - que até 1982 era a capital. Até 4 de dezembro de 1948, a Ilha pertencia ao Reino Unido. Só se transformou, porém, em República, em 22 de maio de 1972. Seus presidentes são eleitos de seis em seis anos.
A história do Sri Lanka começa a ser contada a partir do século VI aC, mas foi no século 543 aC, que ocorreu a invasão cingalesa. No século XV, a China ocupou a Ilha, governando-a por 30 anos. Foi quando em 1656, ocorreu outra invasão, dessa vez pelo neerlandeses, que só a abandonaram em 1796, quando o Reino Unido a ocupou, com o Sri Lanka tornando-se colônia real em 1802.
A Ilha tem como principais religiões: o budismo (70% da população), é a primeira, seguindo-se o hinduísmo, islamismo e o cristianismo. 
Os seus principais produtos, são: o chá, (até 1990, o Sri Lanka foi o maior exportador), café, borracha, coco, arroz, cerâmica, cimento, derivados do petróleo, industria têxtil e o turismo.


N. R. Os leitores do blog, devem estar se perguntando, o porque da publicação da história de uma Ilha, chamada Sri Lanka. 
Explicação: É uma homenagem!. em 1998, após participar de uma campanha em prol das vitimas de uma inundação no Sri Lanka, me foram outorgados Diploma e Insignia da Ordem do Mérito, no Grau de Cavalheiro, pela The Open International University To Complementary Medicines de Colombo, Sri Lanka.

A HISTÓRIA DO GRAF ZEPPELIN - HINDERBURG



O Dirigivel Hinderburg - Lakehurst - janeiro de 1936
                                                                            
O transporte aéreo no mundo surgiu com a construção dos dirigíveis alemães, entre os quais o Graf Zeppelin o maior da história, até 1937, com 213 metros de comprimento, construído em 1928, que transportava 20 passageiros, 45 tripulantes e uma carga de 62 toneladas.Sua carcaça era toda de alumínio e revestida por lona de algodão na cor prata a fim de refletir o calor. Utilizava o gás hidrogênio e o gás azul (blau gas) e gasolina. Tinha cinco (5) motores de 12 cilindros que desenvolviam 550 HP, e uma velocidade de 128 km/h. 
Seu primeiro vôo foi realizado de Frankfurt, na Alemanha, até Nova York, nos EE.UU, em 1928. Durou 112 horas. Em 08 de agosto de 1929, fez o primeiro vôo ao redor do mundo, saindo da base de Lakehurst Air Station, em Nova Jersey, EE.UU, e retornou em 29 de agosto de 1929, percorrendo 34.600 kms em 79 horas e 22 minutos, num espaço de 21 dias. Sobrevoou os Montes Urais,Sibéria, Tóquio, Oceano Pacífico, retornando ao ponto de saída. 
O D- LZ129 Hinderburg tinha cabines duplas, com beliches, salas de estar e de jantar, salão para fumantes, cozinha elétrica e, até um piano Blütner, construído em alumínio, pesando 162 ks, para distrair os passageiros. Viajava a uma altura de 3 mil pés, mas as vezes baixava para 1.000 e até 300 pés, a fim de que todos pudessem ver as paisagens. Cada passagem custava o equivalente (em 2011) a 10 mil euros. Do Rio à Alemanha, a viagem levava 5 dias, dos quais 2 sobre o Oceano Atlântico.
O primeiro vôo comercial do Hinderburg, saiu da Alemanha em direção ao Rio de Janeiro, em 31 de março de 1936. Os dirigíveis também sobrevoavam o Rio de Janeiro e Recife, constituindo-se em grandes atrações. Quando o Hindenburg retornou à Alemanha, em abril , entre os seus passageiros, encontrava-se o famoso maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa Lobos. 
Antes, em 1933, os alemães ganharam do Ministério da Agricultura brasileiro, um terreno de 80 mil m2, no bairro Santa Cruz, próximo à baía de Sepetiba, e ali construíram um hangar com 274 metros de comprimento, 58 de altura e 58 de largura, a fim de abrigar os seus dirigíveis. Batizou-o com o nome do maior balonista brasileiro, "Bartolomeu de Gusmão". O prédio ainda existe, e pertence à Força Aérea Brasileira. 
O meio de transporte aéreo via dirigível, terminou quando em 6 de maio de 1937, o Hinderburg incendiou-se no momento da aterragem, em Lakehurst, EE.UU. Dos 36 passageiros, 13 morreram, e dos 61 tripulantes, 22, entre os quais, o Capitão Lehmann. 
Durante a sua existência, fez 147 vôos ao Brasil, cumprindo 17.177h e 9 minutos, entre 1928 e 1937. Transportou 34 mil passageiros, 30 toneladas de carga, duas aeronaves de pequeno porte, um carro e 39.219 malas postais.
O sucessor do Graf Zeppelin Hinderburg, o LZ-130 Graf Zeppelin-2, não chegou a entrar em atividade.As aeronaves foram encaminhadas para um museu, e em 1940, foram desmontados por ordem do Marechal do Reich, Hermann Goering, para que seu alumínio fosse usado na construção de aviões alemães para a II Guerra Mundial.


O AUTOR
1 - General  alemão, Ferdinand Adolfo Heinrich August Graf Von Zeppelin, natural de Konstanz (1838/1917), Grão Ducado de Baden, Alemanha, construtor de aeronaves, foi o responsável pelo surgimento dos dirigíveis, com a sua Zeppelin Airship Company.


O ARTÍFICE
2 - Dr. Hugo Eckener -1868-1954-. publicitário e meteorologista. Chefe do LuftsChiffbau Zeppelin. Foi o construtor de diversos zeppelins e o comandante do Hinderburg, por diversos anos, inclusive na viagem ao redor do mundo. Treinou pilotos para a I Guerra Mundial. Por ser anti-nazista foi afastado das operações militares. 


Texto: Assueres Barbosa
Foto: Wikipédia - a enciclopédia livre


Fonte : matéria enviada para o meu e-mail, de: 


Formatação: Mensageiro da Paz
Texto- Net + comentários
Imagens: Net + Arquivo
Musica: "Around The World"
Data: 09/02/2012

sábado, 19 de maio de 2012

São Gonçalo empossou novos conselheiros do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente empossou na última quarta-feira, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, os novos membros do Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, nomeados para um mandato de dois anos. O Subsecretário Antonio Maia presidiu a solenidade, tendo ao seu lado na mesa principal, personalidades como: Janaína Nogueira (Secretária Municipal de Educação); Marco Aurélio (Secretário Municipal de Habitação); Marco Manhães (Coordenador da Agenda 21-SG); Vereador Marlos Costa; Cezar Ribas (Vice-presidente do Conselho); Monica Sá (Secretária do Conselho).
Prestigiaram, ainda, o encontro, o Coronel PM Miguel Mendonça (Vice-presidente do Rotary Clube Paraíso), Conceição Mendonça (Coordenadora da Saúde do Idoso e presidente do Condepisg) e Rodrigo Xavier (representante da Secretaria Municipal de Fazenda).
Após a execução do Hino Nacional, o subsecretário Antonio Maia, fez ampla explanação sobre a importância da preservação do Meio Ambientee deu posse aos novos conselheiros, entregando os respectivos certificados, auxiliado por Monica Sá e pelo Coordenador de Áreas Protegidas, Alexsandro da Silva Jorge.

PODER PÚBLICO
Meio Ambiente: Luiz Vanderlei da Silva Dias (Mônica Machado Sá); Educação: Angélica Rodrigues Machado; Habitação: Cirilo da Silva Antunes (Maria Helena Tavares Barcelos); Defesa Civil: Márcia Procópio Cunha (Cristiane Sanfins); Legislativo: Silvia Helena Medeiros.

SOCIEDADE CIVIL
Uerj-Sg: Marcelo Guerra Santos (suplente); Univerde: Graça Maria Moura da Silva; Rotary Clube - Paraiso: Francisco Cezar Passos Ribas (Sônia Maria Lopes Figueiredo).

CONSELHO GESTOR
APA do Engenho e Morro do Castro

SOCIEDADE CIVIL
Antonio Marcos Cordeiro, José Carlos Manhães de Sales, José Oliveira Arantes, Juçara Cunha de Carvalho, Moisés José Pereira da Silva.

PODER EXECUTIVO
Meio Ambiente: Alexsandro da Silva Jorge; Educação: Vânia Helena Ceia; Escola Municipal Professora Maria Amélia Arêas Ferreira: Carlos Alexandre Rodrigues da Costa.

N.R. Os nomes entre parenteses, são suplentes de cada conselheiro titular. Registre-se, ainda, a ausência de alguns conselheiros.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Donna Summer: Música perde um dos seus maiores valores



Donna Summer: Saudades!.
Foto: Wikipédia, a enciclopédia livre
                                                                         
Quem curtiu as pistas de dança nos anos 70, como eu, está realmente muito triste, com a morte da "Rainha da Disco Music", Donna Summer, que vendeu na época, cerca de 130 milhões de cópias, que ganhou diversos prêmios Grammy, e que embalou muitos romances ao som de sua voz maviosa. Aos 63 anos, vitima de um câncer de pulmão, nos deixou órfãos da boa música, ontem de madrugada. 
Donna Summer, nascida LaDonna Adrian Gaines, em 31 de dezembro de 1948, em Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos, iniciou a sua carreira, cantando música gospel em um coral de uma igreja local. Daí para o sucesso, foi questão de pouco tempo. Cantou rock, pop dance, gospel. Tudo com maestria!. 
Esteve no Brasil em 2008 - 18 de novembro de 2008 - apresentando-se no Viva Viva Rio. Voltou em 2009, para lançar o album Crayons, com os seus maiores sucessos, em shows realizados no Citybank Hall (Rio), em 9 de novembro - na abertura, The Queen Is Back e homenageou Charlie Chaplin, cantando Smile - e em São Paulo, nos dias 10 e 12 de novembro, no Credicard Hall. 
Mas, o seu album de maior sucesso foi She Works Hand For The Money, lançado em 1983.
Centenas de músicas (311) marcaram a sua carreira, entre as quais, : Whenever There Is Love; Last Dance, Bad Girls; Breakaway; There Goes My Baby; True Love Survives; Try Me, I Know, We Can Makett It (do album Live And More); The Way We Were; When Loves Takes Over You; Winter Melody; I Feel Love; Lucky; Can´t Take My Eyes Off You; Fascination; Brazil, Dance In To My Life; Back Infore Again; My Life; Smile. 


N. R. Tive a felicidade de assistir a Diva Donna Summer. Uma emoção muito grande!. Só Frank Sinatra,quando esteve em 1980, no Maracanã, cantando New York, New York (a minha música preferida para dançar), My Way, Strangers In The Night e Fly Me To The Moon, conseguiu superá-la.


Texto: Assuéres Barbosa

V Congresso de Jornalistas será em Maricá

Tudo acertado entre o prefeito do município de Maricá, Washington Siqueira (Quá-Quá) e o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, jornalista Continentino Porto, com a intermediação da jornalista Alba Valéria, secretária municipal de Comunicação Social da cidade.
O V Congresso de Jornalistas será realizado no aprazível município de Maricá, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de Julho (sexta, sábado e domingo). As inscrições podem ser feitas na sede do Sindicato, em Niterói, conseguindo-se as principais informações pelo telefone 2620-8295.
Na última quinta-feira, lá fomos nós, eu, Continentino, os diretores Fernando Paulino e Adilson Guimarães, para Maricá, a fim de conversarmos com o prefeito Quá-Quá. Nossa anfitriã, jornalista Alba Valéria, ao lado. O chefe do executivo maricaense, dispensou uma especial atenção à nossa comitiva, enquanto inspecionava futuras obras no bairro Itaipuaçu. E, foi altamente receptivo ao encontro dos jornalistas fluminenses.
Depois, em companhia dos jornalistas Odemir Capistrano, Alba, do fotógrafo Paulo Polônio (Paulinho) e do assessor Celso de Andrade (compositor da Portela), visitamos a Colônia de Férias da Associação dos Servidores do Ministério da Fazenda, onde o evento será realizado. 
Um local campestre (com muito verde) com modernas instalações: auditório de eventos, chalés (com tevês e frigobar) para hospedagem, restaurante, saúna, campo de futebol. Perfeito em todos os sentidos!. Tanto assim, que o jornalista Fernando Paulino disse: "com toda essa beleza e esse conforto, vai ser difícil segurar a galera nas sessões plenárias".
Depois, a hora do lazer, ou melhor da refeição, que ninguém é de ferro. Uma saborosa moqueca de peixe com camarão, regada a cerveja, e para se comemorar o aniversário do jornalista Adilson Guimarães, uma torta de chocolate, com direito ao sopro de vela e o clássico "parabéns prá você".
Foi muito bom receber a atenção especial, não só do prefeito Quá-Quá e de Alba Valéria, mas também do pessoal da Comunicação: jornalistas Fernando Uchôa, Sérgio Renato Azevedo, Valéria Vianna, Clarildo Menezes, João Bosco; fotógrafos Paulo Polônio e Fernando Silva; e, dos assessores Celso Soares de Andrade e Ana Beatriz Eliseu.
Ruim foi voltar à realidade. De volta para São Gonçalo e Niterói.

domingo, 13 de maio de 2012

Marcos Loures: um poeta de categoria!


O TEMPO SE ESFUMANDO O tempo se esfumando...
Marcos Loures12 de Maio de 2012
O TEMPO SE ESFUMANDO
             
O tempo se esfumando pelas mãos
Distante de meu bem, a tarde cai.
Será que todos sonhos foram vãos?
Somente este cigarro me distrai...
O cheiro da aguardente me convida,
O bar estando aberto, a noite passa.
Não me interessa nada mais na vida,
Tragando já te vejo na fumaça...
Mas sei que tu virás noutra manhã,
Refazendo toda a força que perdi.
Tu sabes, minha vida será vã
Se não vieres logo, morro aqui.
Em meio a mil fantasmas e delírios
Não posso mais viver estes martírios...





Nota do Redator
Recebi essa poesia, através de e-mail. Gostei, e com a permissão do autor, o que muito me honra, decidi publicá-la.

sábado, 12 de maio de 2012

As Mamães em seu Dia!. Com muito carinho!.!


Uma bela rosa para as mais belas rosas
                                                                 
Dia das Mães para mim é todo dia!. Mas, a data começou a ser comemorada na Grécia antiga, na entrada da primavera, festejando-se RHEA, a Mãe dos Deuses. Mais tarde, no início do Século XVIII, na Inglaterra, passou a se comemorar a data no quarto domingo da Quaresma, em homenagem às mães das operárias inglesas. Era o "Mothering Day".
Em 1872, a escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República", iniciou um movimento para se criar o Dia das Mães nos Estados Unidos. Mas, em 1905, a americana Ana Jarvis, natural do Estado da Virgínia Ocidental, ao perder a sua mãe, começou uma luta nesse sentido. Isso veio a acontecer em 26 de abril de 1910, quando o governador William E. Glasscock oficializou a data, e todos os outros estados norte-americanos o seguiram.
Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), decidiu que o Dia Nacional das Mães deveria ser sempre comemorado no segundo domingo do mês de maio. Mais de 40 países adotaram a data. Ana Jarvis morreu em 1948, aos 84 anos, sem nunca ter sido mãe. O cravo passou a ser oficialmente a flor do Dia das Mães face a sua brancura que simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza.

Nota do Redator 
A importância de se comemorar essa data é a de se reverenciar MARIA, a MÃE DE JESUS!. Porque todo dia É DIA DAS MÃES!.
Quero saudar todas as MÃES na passagem do seu DIA, na figura de minha MÃE, Aleixina Richa da Silva, que completou 103 anos de existência no último dia 21 de abril. Que Deus as proteja!.
Quero relembrar gestações (saudando as mamães) que acompanhei durante nove meses completos!.

Dia Mundial do Enfermeiro


Florence Nightingale
Pioneira da Enfermagem
                                                                           
Hoje, 12 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro, criado em 1938, através de um Decreto-Lei, do presidente Getúlio Dornelles Vargas. Mais tarde, o presidente Juscelino Kubistschek criou a Semana Nacional de Enfermagem. Datas que são festejadas em todo o mundo. 
É uma homenagem a enfermeira britânica Florence Nightingale, que nasceu em em 12 de maio de 1820 e morreu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos, considerada a fundadora da enfermagem moderna, que se tornou famosa pelo atendimento aos feridos da Guerra da Criméia. Era conhecida como a "dama da lâmpada", por atender seus pacientes com o uso do artefato.
Foi pioneira, ainda, do modelo de atendimento biomédico. O Juramento Nightingale é feito até hoje por todos que se formam na profissão, em homenagem à Florence.


HOMENAGEM
Presto a minha homenagem nessa data, aos enfermeiros, enfermeiras, técnicos, acadêmicos, auxiliares e pessoas ligadas ao setor, agradecendo o atendimento profissional competente e o carinho com que fui tratado de maio a dezembro de 2011, quando tive sérios problemas de coração que culminaram com a colocação de 4 estentes, no Hospital Universitário Antonio Pedro, Casa de Saúde São José dos Lírios, Pronto Socorro de São Gonçalo e Abrigo Cristo Redentor.
Deixam os problemas pessoais em casa, para se preocuparem com os problemas dos seus pacientes, trabalham com abnegação e, nem sempre são reconhecidos. É a hora do remédio, da verificação da pressão arterial, das rondas diurnas e noturnas. São os baixos salários, a falta do reconhecimento!.
No meu caso, nos momentos mais críticos, até orações recebi, bem como palavras de incentivo para a minha sobrevivência. Não há como esquecer...Foram tantos os profissionais de enfermagem envolvidos no meu tratamento, que fica difícil divulgar nomes. A enfermeira Márcia Rangel, inclusive, presenteou-me com um exemplar da Bíblia, que me acompanha até hoje. Completou-se um ano, que foi "um filme de terror", mas graças a Deus, os médicos e os enfermeiros, tudo saiu bem.  Que o Senhor Nosso Deus os proteja!.


Texto: Assueres Barbosa
Fonte e foto: wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pronto-Socorro Alcântara vai garantir cerca de 18 mil atendimentos mensais


Pronto Socorro Alcântara
Dr. Mário Niajar

                                                                          


Mais de 600 atendimentos por dia. Este é o quantitativo de pacientes que o Pronto-Socorro Alcântara, inaugurado nesta terça-feira (08/05), pretende receber, em São Gonçalo, e dessa forma, garantir a posição do município como referência em saúde na Região Metropolitana II. Depois de passar por reformas e ampliações, a unidade aumentou o número de acomodações e vai oferecer serviços inéditos na cidade. Nesta quinta-feira (10/05), a partir das 8 horas, o pronto-socorro já estará aberto para o atendimento à população. O novo projeto expandiu o número de leitos do trauma, de quatro para nove e do CTI de quatro para dez, sendo um, de isolamento. Também foram criados dez leitos para observação, 12 para psiquiatria e quatro para recuperação pós-anestésica (RPA), além de oito acessos de inaloterapia. 


As obras foram acompanhadas de perto pela prefeita Aparecida Panisset e pelo secretário de Saúde de São Gonçalo, Márcio Panisset. 

"Garantir saúde é garantir dignidade à população e, dessa forma, cada mudança na unidade foi pensada com muita preocupação em oferecer o melhor serviço possível e, assim, suprir todas as necessidades dos cidadãos. Os gonçalenses poderão cuidar da saúde perto de casa, e o município continuará atendendo moradores de localidades vizinhas", ressaltou a prefeita. 

Uma das novidades é a usina de ar medicinal que possibilitará a fabricação própria de oxigênio para abastecer o pronto-socorro e unidades móveis. 
Ainda foram estendidos e modernizados o consultório de odontologia, as instalações do laboratório, duas salas de raios-x e a central de material e esterilização, que recebeu ainda aparelho autoclave de última geração. Os pacientes também vão contar com consultórios específicos para ortopedia, clínica médica e cirurgia geral. 

Mas não só os pacientes receberam atenção. A recepção foi equipada com 45 cadeiras para espera, enquanto no pátio foi construída uma lanchonete e uma área coberta para acolher até 60 pessoas, garantindo conforto aos amigos e familiares. 

"Cada etapa concluída das obras contribuía para um avanço final na rede de saúde de São Gonçalo. Nosso município vem colecionando mudanças estruturais que influenciam diretamente na qualidade de vida da população, que nos últimos anos, pôde contar com atendimento qualificado. A ampliação do Pronto-Socorro Alcântara é mais um exemplo da atenção que os moradores vêm recebendo do poder público", comemorou o secretário de Sáude Márcio Panisset. 

A reestruturação do pronto-socorro também levou em consideração o fornecimento e distribuição de medicamentos. Foi montada na unidade uma farmácia especial que fornecerá, gratuitamente, remédios de custo elevado como anticancerígenos, renais crônicos e cardiológicos. 

"A possibilidade de reforma desta unidade é mais um retrato do avanço do crescimento econômico do município. Em outros tempos, a cidade não teria como arcar financeiramente com uma intervenção dessa magnitude, que se deve, principalmente, ao bom momento pelo qual São Gonçalo está passando e às parcerias com os governos Federal e Estadual", completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Adolpho Konder. 

A ideia é fazer a entrega dos medicamentos nas quatro mil consultas mensais previstas, o que movimenta cerca de R$ 1 milhão por mês. A expectativa é absorver em três meses os pacientes de São Gonçalo, que, atualmente, retiram medicamentos no Rio e em Niterói. 

"Essa nova unidade conta com equipamento de ultima geração e um corpo clínico vultoso para atender a população gonçalense", afirmou o diretor da unidade Josildo Souza.



Fonte: Secom
Autor: Carolina Findlay e Franciny Espíndola
Foto: Ricardo Siqueira e Rômulo Martins

Nota do Redator do Blog (Assueres Barbosa).

Pela terceira vez, participei como Mestre de Cerimonial da inauguração do Pronto Socorro Alcântara. Tive a honra de conviver com o Dr. Mario Niajar, ser seu amigo e de toda a família.
O Dr. Mário Niajar Quintanilha Lopes que empresta o nome ao PS-Alcântara, foi um médico altamente conhecido em São Gonçalo, por sua capacidade profissional e honestidade, aliada a um enorme  sentimento de filantropia. 
Entre tantos cargos desempenhados, incluem-se os de fundador-presidente do Lions Clube São Gonçalo, Secretário da Casa de Saúde Alcântara (sócio proprietário), além de outros em unidades médicas.
Na inauguração do PS-Alcântara, estiveram presentes, a professora Ruth Ferreira Lopes (viúva do homenageado) e os familiares: Ane Lopes Bastos (filha), Badi Lopes Gabriel, Laurita Abreu Leal, Sheyla Ferreira dos Santos, Isi Sholna, Kátia Alves de Azevedo, José Renato Silvares Nanci Júnior e Moacir Lopes da Silva. 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Belém do Pará: começo do Século XX - A beleza desse Gigante chamado BRASIL!.



Mercado Ver o Peso - Belém
                                                                          Foto: João Ramid


Praia de Alter do Chão - Santarém
Foto: João Ramid








Que o Brasil é belo em sua totalidade, ninguém discute. Que precisamos demonstrar amor 
ao nosso País, preservando e divulgando toda a sua História, é obrigatório. 
Por isso, o nosso blog (mais de vocês, do que meu), tem orgulho de tornar público a beleza 
de Belém do Pará, graças ao meu Amigo, o jornalista carioca Paulo Faustino, que hoje ali 
trabalha e reside
Lembro, ainda, que meus dois filhos, os cariocas Fabrício Rodrigues da Silva (professor de
História, Geografia e Arte) e Rafael Rodrigues da Silva (micro-empresário), residem em 
Manaus, no Amazonas.


                                                                     


1- Café da Paz. Hoje, a sede do Banco da Amazônia (BASA).


2- Mercado Ver-o-Peso. A esquerda, o prédio da Bolsa de Valores, que
hoje dá lugar à Praça do Relógio.




3- Teatro Bar, da Fábrica de Cerveja Paraense, onde hoje é o Jardim
Independência, em frente à Celpa.




4- Uma procissão do Círio de Nazaré. O intendente Antônio Lemos
 e outros devotos da época acompanhavam a romaria, de charretes.





5 - Os Armazéns da Alfândega, hoje, parte da Estação das Docas, onde
ficava o galpão Mosqueiro-Soure. (sem foto).



6- O Grande Hotel, que foi demolido, onde hoje é o Hilton Hotel.




7- Avenida Tito Franco, passou chamar-se Avenida Almirante Barroso.
Vê-se o prédio da Escola de Agronomia do Pará e a velha Maria Fumaça,
que pertencia a Estrada de Ferro Belém-Bragança




8 - Esquina da Avenida Independência com a Avenida José Bonifácio em
São Braz, com pista dupla.




9 - Rua João Alfredo. Do lado direito, os dois prédios que abrigavam o
Banco do Pará e a antiga Livraria Universal.




10 - Prédio da Casa Outeiro, onde hoje é o Edifício Manoel Pinto da Silva.
 Ao lado, a estrada de Nazareth.




11- Palacete Bibi Costa, na esquina da Joaquim Nabuco. Do lado direito
aparece parte da estação de bondes.




12- Praça Dom Pedro II. Na entrada da rua João Alfredo, vê-se o Hotel
América, onde existiu as Casas Pernambucanas.




13 - Praça da República. Aparece o Reservatório Paes
 de Carvalho, que hoje não mais existe.




14 - Doca do Reduto, que foi aterrada e transformada na atual Doca de
 Souza Franco. (sem foto).



15 - Teatro da Paz. A fronteiriça avançada com sete colunas, foi recuada,
 dando lugar a um terraço.




16 - Avenida Presidente Vargas, antiga Avenida da República, a esquerda,
localiza-se o BASA.




17 - Boulevard da República, hoje, Castilho França. Vê-se, ainda, o
anexo do Solar da Beira, antiga Recebedoria de Rendas. No centro
da avenida, existia o circuito elétrico dos bondes.




18 - Largo do Carmo, e a sua Igreja.




19 - Prédio da Santa Casa de Misericórdia do Pará.




20 - A antiga Praça França, na década de 40, hoje, Praça dos Estivadores.




21 - Praça Portugal, na década de 40




22 - Avenida 15 de Agosto, na década de 40. Hoje,  Avenida Presidente
Vargas.




23 -Praça da Independência, na década de 10




24 - Bondes, década de 30.




25 - Bondes de Belém.




26 - Centro de Belém. Bonde de Tração Animal (1870 -1908)
Rua Conselheiro João Alfredo.
Cartão Postal - 1916.




27 - Chalé Senador Antônio Porphirio, em Icoaraci.




28 - Chalé Tavares Cardoso, em Icoaraci.






Nota do Redator:


Fotos recebidas através de e-mail, do jornalista carioca Paulo Faustino, que trabalha e 
reside em Belém, que as recebeu do seu amigo Romildo Guerrante, que por sua vez, as 
recebeu do amigo geólogo Bruno, da Vale do Rio Doce, descobridora de Carajás. 

domingo, 6 de maio de 2012

Jornalistas são homenageados por vereador em Angra dos Reis


O diretor jurídico do Sindicato dos Jornalistas do RJ, Sérgio Caldieri, Vereador Ilson Peixoto, Álvaro Brito (vice-presidente do Sindicato) e o presidente Continentino Porto.


O jornalista Álvaro Britto, palestrante da noite, recebendo Moção de Aplausos
Equipe da TV Câmara sendo homenageada
Foi realizada na noite desta sexta-feira, 4 de maio, no Plenário da Câmara Municipal de Angra dos Reis, uma sessão especial em Comemoração ao Dia do Jornalista - celebrado no último mês.
Na ocasião, diversos veículos de comunicação do município foram agraciados com uma Moção de Aplausos. O encontro ainda contou com uma palestra sobre “A Democratização da Comunicação no Brasil”.
Estiveram presentes os vereadores Dr. Ilson Peixoto - propositor da Sessão - Cordeiro e Leandro Silva, além do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, Continentino Porto, o vice-presidente e palestrante da noite, o jornalista Álvaro Britto, e o diretor jurídico, jornalista Sérgio Caldieri. 
A Deputada Estadual Inês Pandeló, que é jornalista, enviou um fax justificando sua ausência, parabenizando o vereador Ilson Peixoto pela iniciativa, e felicitando os jornalistas da cidade.
Para o vereador Ilson Peixoto, os jornalistas cumprem no exercício de sua profissão, uma relevante função social, daí a ideia de se homenagear as equipes de jornalismo de Angra dos Reis.
- Jornalistas do mundo inteiro, de países ricos ou pobres, de países mais ou menos democráticos, trabalham para levar à sociedade um bem precioso: a informação. Nesta tarefa, a atividade profissional do jornalista produz interpretação da realidade, indução de intenções, vontades, comportamentos e valores. Em cada sociedade os jornalistas ajudam a produzir cultura, a construir ou a desconstruir movimentos coletivos, a legitimar ou questionar as relações de poder estabelecidas. Sendo, assim, profissionais que cumprem uma relevante função social -, destacou o vereador.
O jornalista Marcos Silva, do Jornal A Voz da Cidade, agradeceu à Câmara a homenagem feita à categoria.
- Nós, jornalistas, nem sempre somos valorizados como deveríamos. Temos hora para sair de casa, mas não temos hora para voltar. Aliás, com esta violência que enfrentamos hoje, nem sabemos se iremos voltar. Só tenho a agradecer por este momento -, finalizou.

Homenagens

Na mesma solenidade, foram ainda homenageados os jornais A Voz da Cidade, O Eco, Tribuna Livre, Espaço Livre, Maré, Esporte Total e Notícias, Click Angra, A Voz da Costa Verde, Rumo, Diário do Vale; TV Câmara; Mater TV; TV Rio Sul; Site Angra News; e, a Rádio Costa Azul FM.

N.R. Release e fotos enviados pelo jornalista Sérgio Caldieri, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.











quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pelo teu perdão!. uma poesia de qualidade!.



Pelo teu perdão - Sergio Soares.

"Perdoa, Te diria, se a voz me permitisse

Diz-me o que fazer para teu perdão conseguir

Se queres, ajoelho aos teus pés e sem orgulho

Te farei bem mais do que possas me pedir

E se ainda for pouco os muitos e os tantos

E se te contenta perdoar-me pelos prantos

Se por copiosos me faltarem, terás meu sangue

E ainda, como lágrimas, terás triste o meu canto

Que queres que te diga? Que te faça? Diz agora

Que este agora farei, se quiseres, para sempre

E atento estarei por toda vida a contentar-te

Que ti farei de oração sempre pronto a rezar-te

Se ainda o que pedires ti for pouco a perdoar-me

Te imploro que imagines o que mais possas querer

Por impossível que pareça, jamais me trará rancor

Se pedires meu coração, se te contenta, eu te dou

Se me fechares os olhos, por tamanha perda vital

Ainda assim, pega-o com carinho e nele presta atenção

Que com certeza logo hás de me dar o teu perdão

Ao vê-lo tão contente, saltitando alegre em tua mão".

Read more: http://mundo-das-poesias.blogspot.com/2012/04/pelo-teu-perdao.


Se você gosta de poesias e poemas, Aqui é o seu Lugar! Bem vindo ao Mundo das Poesias! Poesias de vá...

N.R. Enviada para o meu e-mail: assueresbarbosa@bol.com.br. 

Transcrevo no blog, porque achei muito apropriada..

terça-feira, 1 de maio de 2012

Gonçalenses que se tornaram famosos mas fiéis às suas origens!.

Vamos lembrar (e homenagear) alguns gonçalenses que se tornaram famosos. Alguns não residem mais na cidade, (alguns faleceram), mas apesar de terem alcançado sucesso profissional e financeiro, não renegam (ou nunca renegaram) às suas "raízes". Merecem o nosso reconhecimento!.



General de Divisão do Exército Brasileiro - 
José Alberto Abreu
O primeiro gonçalense a atingir o generalato.
Venda da Cruz

Sérgio Caetano
cantor, compositor, instrumentista
Sua composição "Depois do Prazer"
com o Grupo "Só Prá Contrariar"
vendeu só no Brasil, 4 milhões de cópias.
Compôs para Alcione, Joana, Wando, Angélica, 
Banda Mel, Araketu, entre outros.

Dedé Santana
ator, humorista, diretor
do Grupo "Os Trapalhões"
Programa "Trapalhadas do Didi".


Márvio Lúcio - ator - O "Carioca" do Programa
"Pânico na TV". 

Claudia Leite - cantora - Porto da Pedra.



Altay Veloso - compositor - Porto da Pedra.



Zizinho - ex-jogador de futebol do Carioca, 

Flamengo, São Paulo, Bangu, e, da Seleção 
Brasileira (Vice-Campeã do Mundo) em 1950
- Neves - falecido


Jessé - cantor - Mutuá - falecido



Edmundo - ex-jogador de futebol do C.R. Vasco 

da Gama - Marimbondo.



Cláudio Zolly - cantor - Barro Vermelho.



Selma Reis - cantora e atriz - São Gonçalo. .



Helton - ex-goleiro do Vasco - atualmente no Porto

(Portugal)

Alcântara.



Alex - jogador de futebol - Engenho Pequeno



Altair  - ex-jogador do Fluminense - Bi-campeão 

de futebol do Mundo, 1958/1962 pela Seleção 
Brasileira - Mutondo



Roberto Miranda - ex-jogador do Botafogo F.R.



Ronaldo Torres - ex-jogador do C.R.Flamengo.



Jean - ex-jogador de futebol do C.R. Flamengo,

Fluminense F.C., Corinthians F.C. Atualmente, 
joga no C.R. Vasco da Gama) - Vila Lage.



Ibson - ex-jogador de futebol do C.R. Flamengo.

Santa Catarina.



Ian Negão - empresário - Cleyton Productions.



Diego - Jogador de futebol - C.R. Flamengo.

Santa Catarina



Luiz Henrique - Jogador de futebol -C.R. Flamengo.

Mutuá



Luiz Alberto - Jogador de futebol - Fluminense F.C.



Sylvio de Mattos - Veterano e Herói da II Guerra 

Mundial. Presidente da Associação dos 
Ex-Combatentes do Brasil.

(falecido)



Getúlio Vargas - Goleiro do C.R. Flamengo.



Claudinho (falecido) e Buchecha -
cantores e compositores =

Salgueiro.



Faustino Silva - Maestro, professor musical, escultor.
(falecido)

Nota do Redator: 

Existem personalidades que 
residem (residiram} tem (ou tiveram) grandes 
afinidades com a cidade, que as vezes são citados 
como aqui nascidos. 

Exemplos:

                                 Joaquim de Almeida Lavoura - prefeito por três vezes
 e deputado estadual
"O Mito da política gonçalense". 

Geremias de Mattos Fontes
Presidente da Nacional da ARENA
Ex-Governador do Antigo Estado do Rio de Janeiro

Bidú, Trombonista do Paralamas do Sucesso, 
 Reside no bairro Porto Velho; 

Michael Sullivan (guittarista, cantor, 
compositor e produtor musical, dos grupos "Os Selvagens", 
"Renato e Seus Blue Cap´s" e The Fever´s.

   Carequinha - George Savalla Gomes 
o internacional palhaço Carequinha, que nasceu
em Rio Bonito, mas que viveu no bairro Zé Garoto, toda a sua vida.
(falecido)

Luiz Sá - caricaturista - "o gênio das histórias em quadrinhos".
Criou os personagens "Reco-Reco, Bolão e Azeitona", 
da famosa Revista Tico-Tico". 
Morava no bairro Zé Garoto. Faleceu em 1983 -
(Antes, entrevistei-o para o Jornal O SÃO GONÇALO)

Luiz Ayrão - cantor - "Menino Passarinho".

Juliana Paes - Atriz.

                           Agostinho Carrara, personagem fictício de "A Grande Família"
 Vila Três, Alcântara