quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pronto-Socorro Alcântara vai garantir cerca de 18 mil atendimentos mensais


Pronto Socorro Alcântara
Dr. Mário Niajar

                                                                          


Mais de 600 atendimentos por dia. Este é o quantitativo de pacientes que o Pronto-Socorro Alcântara, inaugurado nesta terça-feira (08/05), pretende receber, em São Gonçalo, e dessa forma, garantir a posição do município como referência em saúde na Região Metropolitana II. Depois de passar por reformas e ampliações, a unidade aumentou o número de acomodações e vai oferecer serviços inéditos na cidade. Nesta quinta-feira (10/05), a partir das 8 horas, o pronto-socorro já estará aberto para o atendimento à população. O novo projeto expandiu o número de leitos do trauma, de quatro para nove e do CTI de quatro para dez, sendo um, de isolamento. Também foram criados dez leitos para observação, 12 para psiquiatria e quatro para recuperação pós-anestésica (RPA), além de oito acessos de inaloterapia. 


As obras foram acompanhadas de perto pela prefeita Aparecida Panisset e pelo secretário de Saúde de São Gonçalo, Márcio Panisset. 

"Garantir saúde é garantir dignidade à população e, dessa forma, cada mudança na unidade foi pensada com muita preocupação em oferecer o melhor serviço possível e, assim, suprir todas as necessidades dos cidadãos. Os gonçalenses poderão cuidar da saúde perto de casa, e o município continuará atendendo moradores de localidades vizinhas", ressaltou a prefeita. 

Uma das novidades é a usina de ar medicinal que possibilitará a fabricação própria de oxigênio para abastecer o pronto-socorro e unidades móveis. 
Ainda foram estendidos e modernizados o consultório de odontologia, as instalações do laboratório, duas salas de raios-x e a central de material e esterilização, que recebeu ainda aparelho autoclave de última geração. Os pacientes também vão contar com consultórios específicos para ortopedia, clínica médica e cirurgia geral. 

Mas não só os pacientes receberam atenção. A recepção foi equipada com 45 cadeiras para espera, enquanto no pátio foi construída uma lanchonete e uma área coberta para acolher até 60 pessoas, garantindo conforto aos amigos e familiares. 

"Cada etapa concluída das obras contribuía para um avanço final na rede de saúde de São Gonçalo. Nosso município vem colecionando mudanças estruturais que influenciam diretamente na qualidade de vida da população, que nos últimos anos, pôde contar com atendimento qualificado. A ampliação do Pronto-Socorro Alcântara é mais um exemplo da atenção que os moradores vêm recebendo do poder público", comemorou o secretário de Sáude Márcio Panisset. 

A reestruturação do pronto-socorro também levou em consideração o fornecimento e distribuição de medicamentos. Foi montada na unidade uma farmácia especial que fornecerá, gratuitamente, remédios de custo elevado como anticancerígenos, renais crônicos e cardiológicos. 

"A possibilidade de reforma desta unidade é mais um retrato do avanço do crescimento econômico do município. Em outros tempos, a cidade não teria como arcar financeiramente com uma intervenção dessa magnitude, que se deve, principalmente, ao bom momento pelo qual São Gonçalo está passando e às parcerias com os governos Federal e Estadual", completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Adolpho Konder. 

A ideia é fazer a entrega dos medicamentos nas quatro mil consultas mensais previstas, o que movimenta cerca de R$ 1 milhão por mês. A expectativa é absorver em três meses os pacientes de São Gonçalo, que, atualmente, retiram medicamentos no Rio e em Niterói. 

"Essa nova unidade conta com equipamento de ultima geração e um corpo clínico vultoso para atender a população gonçalense", afirmou o diretor da unidade Josildo Souza.



Fonte: Secom
Autor: Carolina Findlay e Franciny Espíndola
Foto: Ricardo Siqueira e Rômulo Martins

Nota do Redator do Blog (Assueres Barbosa).

Pela terceira vez, participei como Mestre de Cerimonial da inauguração do Pronto Socorro Alcântara. Tive a honra de conviver com o Dr. Mario Niajar, ser seu amigo e de toda a família.
O Dr. Mário Niajar Quintanilha Lopes que empresta o nome ao PS-Alcântara, foi um médico altamente conhecido em São Gonçalo, por sua capacidade profissional e honestidade, aliada a um enorme  sentimento de filantropia. 
Entre tantos cargos desempenhados, incluem-se os de fundador-presidente do Lions Clube São Gonçalo, Secretário da Casa de Saúde Alcântara (sócio proprietário), além de outros em unidades médicas.
Na inauguração do PS-Alcântara, estiveram presentes, a professora Ruth Ferreira Lopes (viúva do homenageado) e os familiares: Ane Lopes Bastos (filha), Badi Lopes Gabriel, Laurita Abreu Leal, Sheyla Ferreira dos Santos, Isi Sholna, Kátia Alves de Azevedo, José Renato Silvares Nanci Júnior e Moacir Lopes da Silva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário