terça-feira, 22 de maio de 2012

A HISTÓRIA DO GRAF ZEPPELIN - HINDERBURG



O Dirigivel Hinderburg - Lakehurst - janeiro de 1936
                                                                            
O transporte aéreo no mundo surgiu com a construção dos dirigíveis alemães, entre os quais o Graf Zeppelin o maior da história, até 1937, com 213 metros de comprimento, construído em 1928, que transportava 20 passageiros, 45 tripulantes e uma carga de 62 toneladas.Sua carcaça era toda de alumínio e revestida por lona de algodão na cor prata a fim de refletir o calor. Utilizava o gás hidrogênio e o gás azul (blau gas) e gasolina. Tinha cinco (5) motores de 12 cilindros que desenvolviam 550 HP, e uma velocidade de 128 km/h. 
Seu primeiro vôo foi realizado de Frankfurt, na Alemanha, até Nova York, nos EE.UU, em 1928. Durou 112 horas. Em 08 de agosto de 1929, fez o primeiro vôo ao redor do mundo, saindo da base de Lakehurst Air Station, em Nova Jersey, EE.UU, e retornou em 29 de agosto de 1929, percorrendo 34.600 kms em 79 horas e 22 minutos, num espaço de 21 dias. Sobrevoou os Montes Urais,Sibéria, Tóquio, Oceano Pacífico, retornando ao ponto de saída. 
O D- LZ129 Hinderburg tinha cabines duplas, com beliches, salas de estar e de jantar, salão para fumantes, cozinha elétrica e, até um piano Blütner, construído em alumínio, pesando 162 ks, para distrair os passageiros. Viajava a uma altura de 3 mil pés, mas as vezes baixava para 1.000 e até 300 pés, a fim de que todos pudessem ver as paisagens. Cada passagem custava o equivalente (em 2011) a 10 mil euros. Do Rio à Alemanha, a viagem levava 5 dias, dos quais 2 sobre o Oceano Atlântico.
O primeiro vôo comercial do Hinderburg, saiu da Alemanha em direção ao Rio de Janeiro, em 31 de março de 1936. Os dirigíveis também sobrevoavam o Rio de Janeiro e Recife, constituindo-se em grandes atrações. Quando o Hindenburg retornou à Alemanha, em abril , entre os seus passageiros, encontrava-se o famoso maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa Lobos. 
Antes, em 1933, os alemães ganharam do Ministério da Agricultura brasileiro, um terreno de 80 mil m2, no bairro Santa Cruz, próximo à baía de Sepetiba, e ali construíram um hangar com 274 metros de comprimento, 58 de altura e 58 de largura, a fim de abrigar os seus dirigíveis. Batizou-o com o nome do maior balonista brasileiro, "Bartolomeu de Gusmão". O prédio ainda existe, e pertence à Força Aérea Brasileira. 
O meio de transporte aéreo via dirigível, terminou quando em 6 de maio de 1937, o Hinderburg incendiou-se no momento da aterragem, em Lakehurst, EE.UU. Dos 36 passageiros, 13 morreram, e dos 61 tripulantes, 22, entre os quais, o Capitão Lehmann. 
Durante a sua existência, fez 147 vôos ao Brasil, cumprindo 17.177h e 9 minutos, entre 1928 e 1937. Transportou 34 mil passageiros, 30 toneladas de carga, duas aeronaves de pequeno porte, um carro e 39.219 malas postais.
O sucessor do Graf Zeppelin Hinderburg, o LZ-130 Graf Zeppelin-2, não chegou a entrar em atividade.As aeronaves foram encaminhadas para um museu, e em 1940, foram desmontados por ordem do Marechal do Reich, Hermann Goering, para que seu alumínio fosse usado na construção de aviões alemães para a II Guerra Mundial.


O AUTOR
1 - General  alemão, Ferdinand Adolfo Heinrich August Graf Von Zeppelin, natural de Konstanz (1838/1917), Grão Ducado de Baden, Alemanha, construtor de aeronaves, foi o responsável pelo surgimento dos dirigíveis, com a sua Zeppelin Airship Company.


O ARTÍFICE
2 - Dr. Hugo Eckener -1868-1954-. publicitário e meteorologista. Chefe do LuftsChiffbau Zeppelin. Foi o construtor de diversos zeppelins e o comandante do Hinderburg, por diversos anos, inclusive na viagem ao redor do mundo. Treinou pilotos para a I Guerra Mundial. Por ser anti-nazista foi afastado das operações militares. 


Texto: Assueres Barbosa
Foto: Wikipédia - a enciclopédia livre


Fonte : matéria enviada para o meu e-mail, de: 


Formatação: Mensageiro da Paz
Texto- Net + comentários
Imagens: Net + Arquivo
Musica: "Around The World"
Data: 09/02/2012

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