sábado, 12 de maio de 2012

Dia Mundial do Enfermeiro


Florence Nightingale
Pioneira da Enfermagem
                                                                           
Hoje, 12 de maio, comemora-se o Dia Mundial do Enfermeiro, criado em 1938, através de um Decreto-Lei, do presidente Getúlio Dornelles Vargas. Mais tarde, o presidente Juscelino Kubistschek criou a Semana Nacional de Enfermagem. Datas que são festejadas em todo o mundo. 
É uma homenagem a enfermeira britânica Florence Nightingale, que nasceu em em 12 de maio de 1820 e morreu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos, considerada a fundadora da enfermagem moderna, que se tornou famosa pelo atendimento aos feridos da Guerra da Criméia. Era conhecida como a "dama da lâmpada", por atender seus pacientes com o uso do artefato.
Foi pioneira, ainda, do modelo de atendimento biomédico. O Juramento Nightingale é feito até hoje por todos que se formam na profissão, em homenagem à Florence.


HOMENAGEM
Presto a minha homenagem nessa data, aos enfermeiros, enfermeiras, técnicos, acadêmicos, auxiliares e pessoas ligadas ao setor, agradecendo o atendimento profissional competente e o carinho com que fui tratado de maio a dezembro de 2011, quando tive sérios problemas de coração que culminaram com a colocação de 4 estentes, no Hospital Universitário Antonio Pedro, Casa de Saúde São José dos Lírios, Pronto Socorro de São Gonçalo e Abrigo Cristo Redentor.
Deixam os problemas pessoais em casa, para se preocuparem com os problemas dos seus pacientes, trabalham com abnegação e, nem sempre são reconhecidos. É a hora do remédio, da verificação da pressão arterial, das rondas diurnas e noturnas. São os baixos salários, a falta do reconhecimento!.
No meu caso, nos momentos mais críticos, até orações recebi, bem como palavras de incentivo para a minha sobrevivência. Não há como esquecer...Foram tantos os profissionais de enfermagem envolvidos no meu tratamento, que fica difícil divulgar nomes. A enfermeira Márcia Rangel, inclusive, presenteou-me com um exemplar da Bíblia, que me acompanha até hoje. Completou-se um ano, que foi "um filme de terror", mas graças a Deus, os médicos e os enfermeiros, tudo saiu bem.  Que o Senhor Nosso Deus os proteja!.


Texto: Assueres Barbosa
Fonte e foto: wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário