terça-feira, 22 de maio de 2012

Um país insular chamado SRI LANKA


Colombo - a cidade mais populosa do país - 
                                                                             
O Sri Lanka, ou Sri Lanca, é um país insular asiático, uma ilha com 65 mil km2, 432 km de comprimento e 224 km de largura, com cerca de 30 mil habitantes - para mais ou para menos , situado na parte sul do subcontinente indiano. Limita-se ao leste, com a Baía de Bengala; ao sul e ao oeste, com o Oceano Índico; ao noroeste, com o Estreito de Palk, que o separa da Índia. Seu ponto mais alto é o Monte Pidurutalagala (2.520 mts). 
Sua capital política é Sri Jayawardenapura - Katte, e a comercial é Colombo - a cidade mais populosa do país - que até 1982 era a capital. Até 4 de dezembro de 1948, a Ilha pertencia ao Reino Unido. Só se transformou, porém, em República, em 22 de maio de 1972. Seus presidentes são eleitos de seis em seis anos.
A história do Sri Lanka começa a ser contada a partir do século VI aC, mas foi no século 543 aC, que ocorreu a invasão cingalesa. No século XV, a China ocupou a Ilha, governando-a por 30 anos. Foi quando em 1656, ocorreu outra invasão, dessa vez pelo neerlandeses, que só a abandonaram em 1796, quando o Reino Unido a ocupou, com o Sri Lanka tornando-se colônia real em 1802.
A Ilha tem como principais religiões: o budismo (70% da população), é a primeira, seguindo-se o hinduísmo, islamismo e o cristianismo. 
Os seus principais produtos, são: o chá, (até 1990, o Sri Lanka foi o maior exportador), café, borracha, coco, arroz, cerâmica, cimento, derivados do petróleo, industria têxtil e o turismo.


N. R. Os leitores do blog, devem estar se perguntando, o porque da publicação da história de uma Ilha, chamada Sri Lanka. 
Explicação: É uma homenagem!. em 1998, após participar de uma campanha em prol das vitimas de uma inundação no Sri Lanka, me foram outorgados Diploma e Insignia da Ordem do Mérito, no Grau de Cavalheiro, pela The Open International University To Complementary Medicines de Colombo, Sri Lanka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário