sábado, 28 de abril de 2012

ALTAY VELOSO: ALABÊ DE JERUSALÉM!.


 Após 20 anos de pesquisas que envolveram viagens por Israel (Jerusalém, a Cidade Santa de judeus, cristãos e muçulmanos), Nigéria e Angola, na África Ocidental, e a Bahia (na região nordeste do Brasil), de muito trabalho e perseverança, o cantor, compositor, pianista, violonista, baixista e guitarrista Altay Veloso, que nasceu no município de São Gonçalo (RJ), em 26 de fevereiro de 1951, viu coroados os seus esforços ao concluir a Ópera Alabê de Jerusalém, que só lhe tem granjeado elogios da crítica especializada e da opinião pública.
A Ópera Alabê de Jerusalém, lançada como espetáculo teatral, livro, CD e DVD, retrata a história do personagem africano Ogundana, de Daomé, um reino africano (1600-1900- que hoje chama-se Benin), que conheceu Jesus Cristo. Foi gravada em estúdios no Rio, São Paulo e em Montreal, no Canadá.
Em sua obra, Altay Veloso, ao abordar ritmos, religiões e raças, prega a paz e a tolerância entre os povos da terra. Defende a liberdade de expressão, difunde a cultura, a música e abomina a discriminação sob todos os aspectos.
No seu trabalho, contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Leonardo Bruno e, com as vozes dos cantores Elba Ramalho, Jorge Vercillo, Jorge Aragão, Fafá de Belém, Ivan Lins, Sandra Sá, Margareth Menezes, Bibi Ferreira, Carlos da Fé, Peri Ribeiro, Lenine, entre outros.
O sucesso conquistado, é o justo reconhecimento a um profissional da mais alta categoria, que acima de tudo, prega a humildade, a simplicidade e o respeito ao ser humano.

QUEM É

 Altay Veloso tem um trabalho musical de primeira grandeza!. Suas mais de 450 composições foram gravadas por cantores famosos, como Roberto Carlos, Elba Ramalho, Zizi Possi, Selma Reis, Jorge Aragão, Wando, Alcione, Elymar Santos, Emílio Santiago, Jorge Vercillo, Alexandre Pires, Fagner, Nana Caymmi, Netinho de Paula, Beto, Christian e Ralph, Leny de Andrade ( que gravou um CD, só com suas músicas), Leandro e Leonardo, Daniel, Roberta Miranda, e os grupos Fat Family e Exalta Samba, entre outros.
Entre suas canções mais conhecidas, estão: "Absoluta", Dito e Feito (Roberto Carlos), "Entra e Sai de Amor" ( da trilha sonora da novela "Roque Santeiro", da Rede Globo, cantada pelo grupo "Placa Luminosa"), "Oração nos Matagais", "Nascido em 22 de Abril" (Elba Ramalho), "Estrela Luminosa", "O Amor Riu de Mim" (Fagner).
Iniciou a sua carreira, aos 21 anos de idade, como guitarrista, participando de grupos famosos como "O Rancho", "Banda do Bando" e "Black Rio". Participou por três anos consecutivos do Festival de Jazz de Montreal, no Canadá.
Participou do Festival de Música Popular Brasileira, de 1982, com a sua canção "África", obtendo invulgar sucesso.
Neto de um acordeonista, filho de um jongueiro capixaba e de uma sacerdotisa de religião africana.

Seus Discos

Leny Andrade canta Altay Veloso - 2.000. Selo Paradoxx Music
Nascido em 22 de Abril - 1995 - Selo Albatroz
Sedução - 1987 - Selo Continental
Entra e Sai de Amor - 1986 - Selo Poligram
Avatar - 1983 - Selo Polydor
O Cantador - 1980 - Selo RCA Victor 

Nota do Redator: Tenho a honra de conhecer e de ser amigo de Altay Veloso, esse "monstro sagrado" da nossa música popular brasileira. O que mais observo nele: além do seu valor, a sua humildade, simplicidade e o amor pela terra em que nasceu - São Gonçalo (RJ) -. Essa é a minha modesta homenagem!. O nosso reconhecimento!.

Texto: Assueres Barbosa
Fonte: wikipédia, a enciclopedia livre.


Um comentário:

  1. A ópera do Altay, Alabê de Jerusalém entra em cartaz no Rio de Janeiro no dia 07 de agosto e vai até o dia 26 de setembro, todas as terças e quartas às 21h no Teatro Clara Nunes.

    ingressos à venda no site www.ingresso.com.br
    Imperdível!

    Informação tirada do facebook do Alabê.
    www.faceboo.com/alabedejerusalem

    ResponderExcluir