sábado, 14 de abril de 2012

Os clubes sociais e recreativos nas décadas de 50/60/70

Reminiscências: minha vida de dança e de boêmia nas noites fluminenses!.

Como a minha vida de dançarino e boêmio é um tanto quanto vasta, vou dividir a matéria em dois capítulos, aqui no blog, iniciando a primeira parte com a relação dos clubes sociais e recreativos onde dancei, existentes nas décadas de 50/60/70, embora continue a exercitar esse tipo de esporte/lazer. São lembranças que me deram muita felicidade. Além do que, as passagens por diferentes (e diversos salões de dança) me fizeram angariar muitas amizades. E, alguns romances, que foram levados pelo tempo...
Aprendi a dançar aos 15 anos de idade, quando estudava no Colégio Bittencourt, em Campos. Foi uma grande felicidade, pois invejava os pares que evoluíam no salão, enquanto eu os olhava, extasiado. Daí prá frente, fui me especializando e a dança tornou-se parte importante na minha vida. 
Nos anos 50/60/70, no antigo Estado do Rio de Janeiro (do lado de cá da Baía), existiam dezenas de clubes sociais e recreativos que animavam a vida noturna dos municípios de Niterói e São Gonçalo. Tudo em um ambiente de muita alegria, camaradagem. Onde todos se divertiam, sem qualquer tipo de violência ou discriminação. Onde os casais namoravam ao som da boa música e muitas vezes os relacionamentos terminavam em casamento.
Vou relacionar os clubes onde dancei (pode ser que a memória falhe e esqueça algum. ). A maioria acabou...
Acho importante citar a minha frequência há pelo menos 50 anos, no Amarelinho, na Cinelândia, point de músicos, escritores, políticos, jornalistas e os boêmios frequentadores da night. 
Passagens pelas boates Night And Day, Dancing Avenida, Café Nice, Baccarat (Beco das Garrafas), Arpége (do maestro Djalma Ferreira, que depois virou Drink, após ter sido comprada pelo cantor Cauby Peixoto), que depois virou Assirius, Galeria Menescal, Clube do Cinema, Club do Disco, Estudantina, Elite, Bola Preta, pelas boates da Praça Mauá, pela Boate Meia Trava, de Zé Trindade. Mais recentemente, Pampa Grill.
Bem como a minha paixão pela Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, com quem dancei (e, ainda danço) a maioria dos bailes. Pelo menos 60 anos.Mais recentemente, Orquestra Comander, Orquestra Tupy e o conjunto Pingos e Gotas. A memória se perdeu no tempo...

Em Niterói: os clubes sociais e recreativos

Mimoso Manacá (a mais famosa gafieira); Fluminense de Natação e Regatas; Sociedade Esportiva do Armamento (SEDA); Banda Portuguesa; Fluminense A.C, da Rua Xavier de Brito; C.R. Fonsequinha; Ararigbóia F.C.; Niteroiense F.C.; Ipiranga F.C.; Rio Cricket; Canto do Rio F.C.; C.R. São Domingos; Clube Português de Niterói; Grupo de Regatas Gragoatá; Iate Clube Brasileiro; Praia Clube São Francisco; Clube de Regatas Icaraí; Icarai Praia Clube (IPC); Clube Central; Iate Clube Jurujuba; Flamenguinho de Jurujuba; Clube Espanhol, Pioneiros; Associação Atlética Universitária; Centro Pró-Cubango; América Júnior; Fonseca Atlético Clube, Centro Pró-Melhoramentos Teixeira de Freitas; Clube Esportivo Bonfim (na rua Bonfim, subida da Caixa D´Água, no Fonseca; Esporte Clube Barreira; Figueira A.C. (Caramujo); Alameda Social Clube (Caixotinho); Marajoara Clube; Associação Recreativa QG (Ponto Cem Réis de SantÁnna); Oliveiras A.C.; Clube dos Sub- Tenentes e Sargentos do Exército (CSSEERJ); Barradas S.C.; Clube Social Espírito Santo; Esporte Clube Agra (Vila Agra - Engenhoca -); Humaitá A.C.; Combinado Cinco de Julho; Clube Costeira; Bandeirantes; Manufatora; Miami Social Clube; Bangu, de Tenente Jardim.

Em São Gonçalo

Pela Via Porto Velho: G.R. Fiat Lux; E. C. Metalúrgico; Vila Lage E.C.; Carioca F.C.; Clube Brasileirinho; G.R. Chegou Quem Faltava;  Embaixadores S.C.; Tamoio F.C.; Clube Esportivo Mauá; Caledônia S.C. (Mutuá); Eletroquímica; Clube Recreativo Trindade; Casa Unidos de Portugal (Rodovia Amaral Peixoto - Coelho).

Pela Via Dr. March: Miami Social Clube; Associação Esportiva da Covanca; Clube Recreativo 29 de Junho; Clube Recreativo Estrela; Clube Recreativo Líder; Esporte Clube São Gonçalo; Grêmio Social e Esportivo do Rocha.

No Estado do Rio
Rio: Gafieiras Elite e Estudantina; Bola Preta; Clube Social Cais do Porto; Tijuca Tênis Clube; Clube Caiçaras (Ipanema); Mackenzie; Boates, Inferninhos; etc...
Itaboraí: Clube Comercial; Clube Recreativo Venda das Pedras.
Rio Bonito: Motorista F.C; Fluminense. 
Magé: Mageense F.C.
Maricá: Esporte Clube Maricá.
São Pedro da Aldeia; São Pedro Esporte Clube.
Araruama: Clube Xadrez
Cachoeiras de Macacu: Clube Recreativo Cavaleiros do Luar, C.R. Piratas. C.R. Caçadores.
Nova Friburgo; Sociedade Esportiva Friburguense e Clube Xadrez.
Cantagalo: Cantagalo Esporte Clube.
Cordeiro: Cordeirense S.C.
Campos: Automóvel Clube e o Saldanha da Gama.
Conceição de Macabu: Clube Macabuense.
Macaé: Fluminense A. C.; Tênis Clube; Ipiranga F.C.
Barra do Piraí - Barra Tênis Clube
Angra dos Reis: Clube Vera Cruz e no Hotel do Bosque.
Mangaratiba: C.R. Mangaratiba.
Petrópolis; Quitandinha
Teresópolis: Higino
Volta Redonda: Clube dos Funcionários
Cabo Frio: Costa Azul

5 comentários:

  1. Em Cordeiro era o Clube Social Cordeirense.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi me chamo Elisabeth Oliveira preciso de sua ajuda meu avô José Hermenegildo de Oliveira ja é falecido frequentou o baile mimoso manacá em Niterói ele frequentava esse baile por voltas dos anos 1955 a 1960 ou mas tenho uma mãe que se chama Liomar dos Santos de Oliveira hoje ela está com 59 anos meu avô se envolveu com a mãe dela nesse baile manaca em Niterói minha mãe não conhece sua mãe só sabe que provalvente ela era baiana e se chama Maura nessa época meu avô era casado com outra mulher Araci dos Santos e ela não podia ter filhos a maura mãe biológica de minha mãe deu ela pro meu avô criar ela tinha dois anos de idade meu avô escondeu por um tempo a origem de minha mãe depois minha avó descobriu tudo resumindo minha avó que criou minha mãe a maltratou muito pela traição do meu avô minha mãe não conhece sua mãe biológica até hoje sempre pensei encontrar pessoas dessa época que frequentavam esse baile minha avó Maura e morena bonita meu avô disse pra minha mãe mas lembra o nome completo dela minha avó Araci também há falecida como queria encontrar minha avó biológica nem sei se está viva minha mãe nasceu em 1958 de 22 de setembro tinha um outro registro que sumiu e fizeram outro bem nem sei o senhor pode me ajudar mas preciso tentar minha mãe sofre com isso demais uma ausência de mãe meu email é beteoliveira712@gmail.com meu telefone é 998102947

    ResponderExcluir
  5. A meu avô tocava clarinete e o apelido dele era pernambucano tinha esse instrumento pra tocava ele era pernambucano de Recife são essas informações que tenho sobre meu avô

    ResponderExcluir