terça-feira, 10 de abril de 2012

Azis Ab´Saber: homenagem a um cientista brasileiro do mais alto valor


O cientista Aziz Ab´Saber autografou em 2011, na PUC-Rio, exemplares
do seu livro A Obra de Azis Ab´Saber (2010) - São Paulo. BECA
(588 pgs) e CD, para os Acadêmicos de Geografia, do Laboratório de
Geociências da UERJ-FFP, que é coordenado pelos Professores Doutores
Ana Valérias Freire Alemão Bertolino e Luiz Carlos Bertolino.
O geógrafo Azis Ab´Saber
1924-2012





A mídia brasileira e os meios científicos e culturais pouco falaram sobre o falecimento no último dia 16 de março de 2012, em Cotia, São Paulo, do geógrafo, sociólogo, ecólogo e professor universitário Azis Nacib Ab´Saber, uma referência em assuntos relacionados com o meio ambiente e os impactos ambientais que decorrem das atividades humanas.


Azis, que nasceu em São Luís do Paraitinga, em 24 de outubro de 1924, morreu aos 87 anos, de uma parada cardíaca, em sua residência. 
Cientista polivalente, foi agraciado com as mais altas honrarias científicas, em arqueologia, geologia e ecologia, entre as quais: Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Grã-Cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente, 2001. Era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 
Filho de um mascate libanês e de uma brasileira, foi criado na roça, até que a sua família mudou-se para São Paulo, onde estudou Geografia e História, aos 17 anos, na USP. Formado, lecionou no ensino básico durante diversos anos. Depois, foi dar aulas na Universidade Pontíficia Católica e depois na Universidade de São Paulo.  
Iniciou suas pesquisas na área de geomorfologia e logo passou a incorporar conceitos de diferentes áreas do saber. Desenvolveu centenas de pesquisas e tratados científicos, dando contribuições importantes para a ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia.
Entre suas vastas contribuições, estão estudos que corroboram a descoberta de petróleo na porção continental na Bacia Potiguar e a coordenação da criação dos parques de preservação da Serra do Mar e do Japi. Os temas abordados incluem exaustivas classificações e levantamentos nos domínios morfoclimáticos e dos ecossistemas continentais sul-americanos, reconstituição de paleoclimas sul-americanos, estudos de planejamento urbano aerolar, pesquisas de geomorfologia climática sul-americana, elaboração de modelos explicativos para a diversidade biológica neo-tropical - Redutos Pleistocênicos - além de estudos sobre rotas de migração dos povos pré-colombianos sul-americanos. 
Atuou também com medidas para preservação do patrimônio histórico - tombamento do Teatro Oficina) - e teorias da educação, com o fim de incluir currículos setoriais em grades de ensino regionais e nacionais.  


Outras Honrarias


Professor-Emérito da USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Membro da Academia Brasileira de Ciências, Membro Honorário do IEV Instituto de Estudos Valeparaibanos, Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999,  Prêmio XI de Agosto, concedido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, em 2004.
Desde 2008, o geógrafo foi homenageado, em vida, pelo Centro Integrado de Ciência e Cultura "Prof. Dr. Aziz Nacib AbSaber" de São José do Rio Preto, que leva o seu nome.
O valor literário de sua obra também foi reconhecido. Aziz Ab'Saber recebeu três vezes o Prêmio Jabuti: duas vezes na categoria de ciências humanas e uma vez para ciências exatas.


Obras selecionadas
A Obra de Aziz Nacib Ab'Saber (2010), Sao Paulo, BECA (588 pp. e CD)
Ecossistemas do Brasil
Domínios da natureza no Brasil - potencialidades paisagísticas
Litoral Brasileiro
São Paulo: ensaios entreveros
Amazônia: do discurso a práxis
Áreas de circudesnudação periférica pós-cretácea
A Terra Paulista
O homem do terraço de Ximango
Espaços ocupados pela expansão dos climas secos na América do Sul, por ocasião dos períodos glaciais quaternários
Domínios geomorfológicos da América do Sul: primeira aproximação
O homem na América Tropical: estoques raciais em contato e conflito
The Paleoclimate and Paleoecology of Brazilian Amazon
Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo

A SBPC tem uma última obra inédita do geógrafo, a ser publicada: o terceiro volume da coleção Leituras Indispensáveis, com trabalhos dos primeiros geógrafos do Brasil.



N.R. Fonte e foto: Wikipédia - a enciclopédia livre -
Referência: Instituto Moreira Salles.


P.S. Essa é uma modesta contribuição a um vulto ilustre de nossa Ciência. Para que a atual e futura gerações, tomem conhecimento, e lhe façam justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário