quinta-feira, 5 de abril de 2012

Tutancâmon ou Tutankamon - o Faraó Menino

Tutancâmon


  • Nasceu em 1346 a.C e morreu aos 19 anos em 1327 a.C. Reinou entre 1336 a.C e 1327 a.C. Era filho e genro do Faraó Akhenaton, já que casou-se aos 9 anos de idade, com sua meia-irmã, Ankhesena, que tinha 11 anos de idade. No seu governo, mudou a capital do Egito para Memphis e fez seu povo retornar ao politeismo, que havia sido abandonado por Akenaton.
  • Tutancâmon foi o XII (e último) Faraó da XVIII Dinastia do Antigo Egito. Sua tumba foi encontrada, intacta, em 1922, na parte leste do Vale dos Reis, pelo arqueólogo Howard Carter, em uma expedição financiada pelo promotor de arte egípcia Lorde Carnovan. Foi a maior descoberta arqueológica de todos os tempos. 
  • No interior do túmulo de Tutancâmon, foi encontrado um tesouro incalculável (mais de cinco mil peças): um trono real, todo em ouro; estátuas banhadas em ouro; peças de ouro; móveis; armas, textos sagrados. Mas, o mais impressionante foi o caixão onde repousava o seu corpo mumificado: todo em ouro e, o seu rosto coberto com uma máscara mortuária de ouro. Os 4 aposentos levaram demoraram 7 anos para serem explorados totalmente.
  • Após a abertura de seu sarcófago, aventou-se a hipótese da existência de uma maldição de Tutancâmon, para aqueles que participaram das escavações, isso porque Lorde Carnovan morreu em condições misteriosas, mas Howard Carter ainda viveu até 1936.
  • Embora alguns historiadores dissessem que Tutancâmon havia sido assassinado, após uma conspiração, nada ficou provado. Exames realizados em seu corpo (inclusive DNA) por renomados cientistas, dão conta de que ele teria morrido de malária. Mas, outros afirmam que sua morte poderia ter sido ocasionada por uma tuberculose, ou em virtude de uma fratura em sua perna esquerda, sobrevindo uma infecção óssea.

Nota do Redator: Republicado a pedido

Nenhum comentário:

Postar um comentário