HOMENAGEM
O professor e escritor Junito de Souza Brandão - 1924-1995, um dos maiores especialistas em Mitologia Grega e Latina, até hoje é referência nos meios acadêmicos e culturais brasileiros. Bacharel em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras pela Universidade do Estado da Guanabara, em 1948, cursou Arqueologia, Epigrafia e História da Grécia, na Universidade de Atenas.
Diplomou-se, também, em Direito. Lecionou na PUC-RIO, onde foi diretor do curso de Filosofia, quando o Dr. Roberto Piragibe, criou em 1960, a cátedra de Mitologia Grega e Latina, inexistente nas universidades brasileiras.
Lecionou por 45 anos em diversas universidades do Rio de Janeiro, como a PUC-Rio, Gama Filho, Santa Úrsula, UERJ. Foi Imortal da Academia Brasileira de Filologia, ocupando a Cadeira 35, cujo Patrono era João Ribeiro. Pertenceu, ainda, à diversas instituições culturais.
O professor e escritor Junito de SouzaBrandão deixou uma vasta colaboração para os meios acadêmicos do País. Além do dicionário (Mítico Etmológico do Mito Grego} e obras didáticas, como "Latim para o Ginásio", publicou:
- Teatro Grego: Tragédia e Comédia. Petrópolis: Editora Vozes
- Mitologia Grega, 3 volumes, Editora Vozes.
- Os Idílios de Teócrito e as Bucólicas de Vergílio
- Traduziu para o Grego, obras como:
- Duas Tragédias Gregas: Édipo Rei (Sófocles), Hécuba (Eurípides);
- O Ciclope (Eurípides);
- As Rãs;
- As Nuvens e As Vespas (Aristófanes)
E mais: Excertos de "Teatro Grego" - leitura on-line - UFRGS.
Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre.
N.R. Conheci o professor Junito Brandão, quando do lançamento de uma de suas obras em uma Exposição de Livros, realizada no Rio-Centro. Mais uma brilhante inteligência que perdemos. Lamentávelmente, não consegui uma fotografia sua para postar no blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário