sábado, 14 de abril de 2012

TITANIC: 100 anos do seu naufrágio

Titanic - ao sair para sua viagem inaugural em 1912-.
Há exatamente 100 anos -14 de abril de 1912 -, o transatlântico Titanic, então o mais moderno e luxuoso meio de transporte marítimo, com 256 metros de comprimento, construído pela White Star Line e, comandado pelo capitão Edwars J. Smith, partia em viagem inaugural da cidade de Southampton, na Inglaterra, em direção a Nova York, conduzindo 2.225 passageiros. Muita euforia no cais, nas despedidas de familiares, e a alegria maior por participar de tão grandioso acontecimento. Ninguém fazia ideia do pesadelo que viveriam horas depois.
Na madrugada do dia 15 de abril de 1912, , quando navegava pelo Oceano Atlântico Norte, após deixar o porto da cidade irlandesa de Cobh, em meio a alegria que reinava, aconteceu o desastre: o Titanic chocou-se com um grande iceberg e, após 2h40m, naufragou, sepultando no mar, 1.503 - dados oficiais da Câmara de Comércio Britãnica - pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Salvaram-se na tragédia, 706 passageiros, resgatados pelo navio Carpathia, o primeiro a acorrer aos pedidos de socorro do Titanic, que tinha o comando do Capitão Arthur Henry Rostron.
Gestos de heroísmos ficaram marcados como o do Capitão Smith, do engenheiro-chefe Thomas Andrew, do maestro Wallace Hartley e dos músicos da orquestra, que permaneceram no Titanic, até ele desaparecer sob as águas revoltas do Oceano Atlântico Norte. Um gesto que despertou a revolta de todos, na época, foi o do presidente da White Line Star, Bruce Ismay, que embarcou em um dos últimos botes de salvamento.


Memória


Desde então, filmes, livros, documentários e séries, tem sido realizados sobre o naufrágio do Titanic. Talvez o mais célebre, seja o filme Titanic, que chegou às telas do cinema em 1997, do diretor James Cameron, onde é vivido um caso de amor fictício, entre um membro de origem humilde - Jake, protagonizado pelo ator Leonardo Di Caprio - e a aristocrata Rose, vivida pela atriz Kate Winslet -.
Antes, em 1985, uma expedição chefiada pelo Dr. Robert Ballard, descobriu os destroços do Titanic, a 3.800 metros de profundidade ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland, dele retirando diversos objetos.
Recentemente, em Belfast, na Irlanda do Norte, foi inaugurado um museu, dedicado ao Titanic, cuja construção ficou orçada em 285 milhões de dólares. 




Texto: Assueres Barbosa
Fonte e fotos: Wikipédia - a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário