quinta-feira, 19 de abril de 2012

Santo Expedito - dia 19 de abril - Pachecos - S.G.

Imagem de Santo Expedito - existente na Igreja de São José.- Rio
                                                          
Considerado pelas camadas populares como o Santo "das causas justas e urgentes", "dos desesperados" e "dos aflitos", Santo Expedito (Expeditus) de quem não se tem uma história oficial reconhecida pela Igreja Católica, teria sido um oficial romano, que detinha uma alta posição de comando de tropas do Imperador Deocleciano. Por se recusar a adorar os deuses pagãos, teria sido decapitado por uma espada, por ordem de Deocleciano, em 19 de abril de 303, após ser martirizado.
Começou a ser cultuado, segundo a história, a partir do Século VIII, na Germania e na Sicília. Mais tarde, em 1871, tornou-se Padroeiro oficial da cidade de Acireale, na Sicília. É o Patrono Oficial da República da Molóssia (capital Dódona), situada na região noroeste da Grécia.
A grande devoção popular em torno de seu nome, a partir do Século XVII, fez com que a Igreja Católica o aceitasse e, pelo mundo inteiro existem capelas e igrejas erguidas em sua devoção. Em São Paulo, existe em homenagem ao Santo, o município de Santo Expedito. 
Sua imagem é a de um soldado romano, vestido com traje de legionário, que traz na mão esquerda, uma palma, e, na direita, uma Cruz.


SÃO GONÇALO - RJ
Em meio a tantas capelas e igrejas erguidas em todas as cidades brasileiras, existe no bairro Pachecos, no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, a Capela de Santo Expedito, inaugurada em 19 de abril de 2002, pelo empresário Roberto Diaz André, que mandou construí-la atendendo a um pedido feito por sua avó, devota do Santo..


N.R. Durante toda a semana, na Capela de Santo Expedito, foram celebradas missas em sua homenagem, e hoje, dia 19, a sua imagem saiu conduzida pelas ruas do bairro, por fiéis, em procissão. Estive lá, em companhia dos meus amigos, Laí Aguiar e Benedita, de Dona Tereza, e de Diva. Conversei com o empresário Roberto Diaz André, que disse-me da grande fé, que os moradores do bairro e região, depositam em Santo Expedito.


Texto: Assuéres Barbosa
Fonte e foto: Wikipédia - a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário