segunda-feira, 30 de abril de 2012

Primeira Igreja Batista de São Gonçalo ordenou cinco novos Diáconos

A Primeira Igreja Batista de São Gonçalo, realizou o seu tradicional culto dos domingos, no último dia 29 de abril, ministrado pelo pastor Levy de Mello, promovendo a ordenação de cinco novos Diáconos: os fiéis Josias Ávila Júnior, Francisco Ribeiro Soares Filho, Juvenil Cabral Filho, Deuzy Vieira da Silva Nascimento e Vera Lúcia dos Santos da Silva. Pela primeira vez, a PIBSG incluiu no seu grupo de diáconos, duas mulheres.
Coube ao pastor Levy de Mello proceder a cerimônia oficial de ordenação, enfatizando a nova missão de cada um dos novos diáconos, exaltando as qualidades, e pedindo proteção a Deus, para que executem bem as suas tarefas. Foram convidados ao palco, todos os antigos diáconos, para se integrarem aos novos membros durante o ato oficial.
Entre os convidados do diácono Josias Ávila Júnior, que é membro da Primeira Igreja Batista há 62 anos, estava a prefeita de São Gonçalo, professora Aparecida Panisset, que o homenageou, entregando-lhe um Cartão de Prata, em nome da comunidade, e que aproveitou para se pronunciar, exaltando, além de suas qualidades cristãs, a sua passagem pela política, citando que "Josias no desempenho como homem público, deputado estadual e secretário municipal, manteve sempre uma conduta honesta, digna, e, correta em suas atitudes. Trabalhou sempre em prol dessa cidade, beneficiando sempre os mais necessitados e, nunca visando proveitos pessoais".


Os Amigos
Hélio Abicalil (presidente do Abrigo Cristo Redentor) e esposa, Mariana; Nilton Vieira Rodrigues (vice-presidente do ACR) e sua esposa, Ana Maria; ex-deputado estadual Ayrton Rachid; ex-vice-prefeito Antonio Maia; desembargador Jair Pontes de Almeida; Dr. Adolpho Konder; professor Altivo Aleixo da Silva; pastor Vladimir; Dr. Roberto Célio Baptista IDALINA ; poetisa Marina Oliveira Dias; Antonio Baptista de Souza (tesoureiro da PMSG) e esposa, Sueli; Aparecida Furlani (chefe de Cerimonial da PMSG); Antonio Carlos; Carlos Sérgio; pastor Alessandro; cantor Ventonir (Momento Musical Salvatori); jornalista Assueres Barbosa; auxiliar de enfermagem Solange Soares; sr. Sebastião Pereira.


Os Familiares 
Professora Léa (esposa); os filhos: Carlos Eduardo, Carlos André, Ana Cristina, Ana Lúcia; os netos: Bruno. Camila, Carolina; a irmã Daise Bossan.HARLEY PRESBITERO DA IGRE PRESBIIE SG 


Quem é 
Josias Ávila Júnior iniciou a sua carreira pública, como servente do 3º Cartório de Justiça de São Gonçalo, seguindo-se os cargos de:  Escrevente de Justiça; Bacharel em Direito; Defensor Público; Secretário particular do ex-Governador Geremias de Mattos Fontes; Secretário de Administração do IAPAS; Deputado estadual por diversas legislaturas; Diretor Administrativo do Instituto Vital Brazil; Secretário de Administração da Prefeitura de São Gonçalo, no Governo Henry Charles.
Há alguns anos, é o presidente do Instituto de Pensões e Aposentadorias da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (IPALERJ).
Em 1958, como jogador do Grêmio Batista Gonçalense, foi protagonista do primeiro jogo internacional de futebol realizado em São Gonçalo, contra o time da Canhoneira Paraguaia, da Marinha de Guerra do Paraguai, realizado no campo do Tamoio F. C.
Com sua bela voz e selecionado repertório, é cantor-seresteiro, apresentando-se, principalmente no Momento Musical Salvatori (do qual é fundador), que é realizado na última quarta-feira de cada mês, no Calçadão da Rua Salvatori.  

sábado, 28 de abril de 2012

ALTAY VELOSO: ALABÊ DE JERUSALÉM!.


 Após 20 anos de pesquisas que envolveram viagens por Israel (Jerusalém, a Cidade Santa de judeus, cristãos e muçulmanos), Nigéria e Angola, na África Ocidental, e a Bahia (na região nordeste do Brasil), de muito trabalho e perseverança, o cantor, compositor, pianista, violonista, baixista e guitarrista Altay Veloso, que nasceu no município de São Gonçalo (RJ), em 26 de fevereiro de 1951, viu coroados os seus esforços ao concluir a Ópera Alabê de Jerusalém, que só lhe tem granjeado elogios da crítica especializada e da opinião pública.
A Ópera Alabê de Jerusalém, lançada como espetáculo teatral, livro, CD e DVD, retrata a história do personagem africano Ogundana, de Daomé, um reino africano (1600-1900- que hoje chama-se Benin), que conheceu Jesus Cristo. Foi gravada em estúdios no Rio, São Paulo e em Montreal, no Canadá.
Em sua obra, Altay Veloso, ao abordar ritmos, religiões e raças, prega a paz e a tolerância entre os povos da terra. Defende a liberdade de expressão, difunde a cultura, a música e abomina a discriminação sob todos os aspectos.
No seu trabalho, contou com a participação da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, regida pelo maestro Leonardo Bruno e, com as vozes dos cantores Elba Ramalho, Jorge Vercillo, Jorge Aragão, Fafá de Belém, Ivan Lins, Sandra Sá, Margareth Menezes, Bibi Ferreira, Carlos da Fé, Peri Ribeiro, Lenine, entre outros.
O sucesso conquistado, é o justo reconhecimento a um profissional da mais alta categoria, que acima de tudo, prega a humildade, a simplicidade e o respeito ao ser humano.

QUEM É

 Altay Veloso tem um trabalho musical de primeira grandeza!. Suas mais de 450 composições foram gravadas por cantores famosos, como Roberto Carlos, Elba Ramalho, Zizi Possi, Selma Reis, Jorge Aragão, Wando, Alcione, Elymar Santos, Emílio Santiago, Jorge Vercillo, Alexandre Pires, Fagner, Nana Caymmi, Netinho de Paula, Beto, Christian e Ralph, Leny de Andrade ( que gravou um CD, só com suas músicas), Leandro e Leonardo, Daniel, Roberta Miranda, e os grupos Fat Family e Exalta Samba, entre outros.
Entre suas canções mais conhecidas, estão: "Absoluta", Dito e Feito (Roberto Carlos), "Entra e Sai de Amor" ( da trilha sonora da novela "Roque Santeiro", da Rede Globo, cantada pelo grupo "Placa Luminosa"), "Oração nos Matagais", "Nascido em 22 de Abril" (Elba Ramalho), "Estrela Luminosa", "O Amor Riu de Mim" (Fagner).
Iniciou a sua carreira, aos 21 anos de idade, como guitarrista, participando de grupos famosos como "O Rancho", "Banda do Bando" e "Black Rio". Participou por três anos consecutivos do Festival de Jazz de Montreal, no Canadá.
Participou do Festival de Música Popular Brasileira, de 1982, com a sua canção "África", obtendo invulgar sucesso.
Neto de um acordeonista, filho de um jongueiro capixaba e de uma sacerdotisa de religião africana.

Seus Discos

Leny Andrade canta Altay Veloso - 2.000. Selo Paradoxx Music
Nascido em 22 de Abril - 1995 - Selo Albatroz
Sedução - 1987 - Selo Continental
Entra e Sai de Amor - 1986 - Selo Poligram
Avatar - 1983 - Selo Polydor
O Cantador - 1980 - Selo RCA Victor 

Nota do Redator: Tenho a honra de conhecer e de ser amigo de Altay Veloso, esse "monstro sagrado" da nossa música popular brasileira. O que mais observo nele: além do seu valor, a sua humildade, simplicidade e o amor pela terra em que nasceu - São Gonçalo (RJ) -. Essa é a minha modesta homenagem!. O nosso reconhecimento!.

Texto: Assueres Barbosa
Fonte: wikipédia, a enciclopedia livre.


DIA DO TRABALHADOR: 1º DE MAIO!.

O Dia do Trabalho é comemorado em diversos países do mundo, em 1º de maio. Teve origem nas manifestações de protestos de trabalhadores da Fábrica Mc Cormick Harvester, de Chicago, Estados Unidos da América do Norte, que pleiteavam melhores condições de salários e de trabalhos, com a diminuição da jornada de trabalho de 16 para 8 horas diárias.
Nos dias 3 e 4 de maio de 1886, durante passeatas da categoria, a polícia tentou reprimir o movimento, advindo-se agressões, espancamentos e a explosão de uma bomba que terminou por matar agentes policiais, que abriram fogo e espancaram os manifestantes. Houve 12 vitimas fatais e centenas de feridos.
Os líderes grevistas Parsons, Georg Engel, Adolph Fischer, Louís Lingg e Augusto Sipes, foram condenados à morte por enforcamento, enquanto Sam Fieldem e Michel Shuab receberam penas de prisão perpétua e Oscar Neets foi condenado a 15 anos de prisão.
Em 1888, um congresso socialista realizado em Paris, criou o Dia Mundial do Trabalho, Em 1889, houve a decretação.do feriado do Dia do Trabalho, pela primeira vez, quando foram homenageados os trabalhadores que foram enforcados em 1886. No Brasil, a começou a ser comemorada em 1925, através de um Decreto do então presidente Artur Bernardes. Em 1º de maio de 1940, o então presidente Getúlio Dornelles Vargas instituiu o salário mínimo para os trabalhadores brasileiros e, no ano seguinte (1941), foi criada a Justiça do Trabalho, para resolver questões judiciais de trabalho e dos direitos da classe.


SÃO GONÇALO


Sob os auspícios da Prefeitura Municipal, um show gospel com as apresentações do Grupo "Diante do Trono", que foi criado em 1998, na Igreja Batista de Lagoinha,em Belo Horizonte, que já vendeu cerca de 10 milhões de CD´s, cujas músicas mais conhecidas são "Preciso de Ti" e "Águas Purificadoras", e das cantoras Fernanda Brum ( com suas canções "Espírito Santo" e "Pavão, Pavãozinho), e Bruna Karla ("Quando eu Chegar" e "Que Bom Você chegou"), marcará o Dia do Trabalhador no município.
Será realizado nesse 1º de Maio, a partir das 16 horas, numa área em frente ao Parque das Águas Empresarial, na Avenida Maricá. 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Helena Kimer: guardem esse nome!. - A nova Musa do Samba.

Helena Kimer
Bastou um único verso entoado por ela, para que os ouvidos apurados do músico, cantor, compositor, pianista clássico, Riquinho dos Anjos, (O Riquinho do Cavaco, da Unidos da Vila Isabel), percebesse que havia musicalidade em sua alma. Nascia, ali, uma sólida amizade!!!. Nascia ali uma Estrela: HELENA KIMER!.
Natural de São Gonçalo, professora de Educação Infantil e Técnica em Enfermagem, Helena cantarolava em sua casa, em seu trabalho, sem nunca imaginar que que um dia iria estar cantando e encantando tantas pessoas!.
Aos 39 de anos de idade, sua simplicidade, carisma e verdade ao cantar, tem atraído a atenção de muitas pessoas, especialmente o público feminino, por interpretar com desenvoltura, sambas cantados por mulheres, como Clara Nunes, Beth Carvalho, Maria Rita, Teresa Cristina, entre outras.
Fez algumas aparições em São Gonçalo: Esquina do Samba, Casa do Caranguejo, Camisolão; na festa dos 73 anos de fundação do Abrigo Cristo Redentor (dia 21 de abril de 2012); em Niterói: na Toca do Samba; no Rio: na Lapa, no Bar do Funil e no Clube Renascença, levada pelo seu padrinho Dadinho (grande compositor da Unidos do Viradouro).
Também se apresentou nas Rádios Nacional e Manchete, levada pelo saudoso Riquinho dos Anhos - 1973/2012 - e pelo cantor e compositor da Viradouro, Eraldo Caê. Todos os domingos, Helena Kimer está presente no Bar da Portelinha, em Neves, onde tem o título de "Musa do Samba", cantando com Índio Sete Cordas e outros convidados.


Contatos para shows:



Helena Kimer
(021)7800-0124 ID 120*13584

hemakimer@hotmail.com.





Nota do Redator: Não conhecia a gonçalense Helena Kimer. Quando apresentava o show de aniversário do Abrigo Cristo Redentor e a chamei ao palco, imediatamente notei o seu grande carisma, o seu perfeito domínio de palco. Ao ouvir sua voz, seu rítmo, sua afinação, compreendi que estava diante de uma grande cantora. Que tem um belo e imenso futuro pela frente. Além disso, sua simpatia e simplicidade contagiam. 
E, notem que ela participou de um show, onde estavam "astros do samba", como Dominguinhos do Estácio, Noca da Portela e Donga. (Assueres Barbosa).
















domingo, 22 de abril de 2012

Ciro Flamarion Cardoso: referência em História no país. Falecido em 29-06-2013.

O professor doutor e escritor Ciro Flamarion Santana Cardoso, nascido em 20 de agosto de 1942, na cidade de Goiânia,  é um dos mais renomados historiadores no País, no campo da Historiologia e Metodologia da Historia, dos Estudos da Antiguidade, especialmente em Egiptologia Antiga, Atualmente é professor de Mestrado em História, na Universidade Federal Fluminense, campus Gragoatá, em Niterói.
Ciro Flamarion é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1965); Doutor em História pela Universidade de París X (naterre), em 1971. Trabalhou como professor e pesquisador em diversos países latino-americanos e europeus, na Universidade da Costa Rica e na Universidade Nacional da Costa Rica, bem como na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
Uma obra que lhe deu renome internacional, foi "Os Métodos da História", que escreveu em parceria com o professor e escritor argentino, naturalizado costarriquenho, Héctor Pérez Brignoli, quando ambos lecionavam na Universidade da Costa Rica. Outros livros foram escritos em parceria, na Espanha (Barcelona), no México e na Costa Rica.

Obras publicadas (algumas).

Um historiador fala de teoria e metodologia: 2005
A ficção científica. Imaginário do mundo contemporâneo-2003
Ensayos. Editorial de la Universidade de Costa Rica -2001
Deuses, múmias e ziggurats. Religiões antigas. 1999
Domínios da História - 1997
Sete Olhares Sobre A Antiguidade. 1994
Modo de Produção Asiática. 1990
Escravidão e abolição no Brasil. 1988
A Cidade-Estado Antiga. São Paulo. 1985
O trabalho na América Latina Colonial -1985
O trabalho compulsório na Antiguidade - 1984
O Egito Antigo. 1982
A Afro-América. escravidão no Novo Mundo. 1981
México em el siglo XIX -1980
História Econômica da América Latina
Agricultura, Escravidão e Capitalismo. 1979.
História da Antiguidade - 1967.

Nota do Redator
Texto: Assueres Barbosa
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Importante : O vasto curriculum do professor-doutor e historiador
Ciro Flamarion Cardoso, impede a sua total publicação. Para
se ter uma idéia sobre a categoria do Mestre, devo citar que
na Universidade do Norte (Uninorte), em Manaus, no Amazo-
nas, o seu nome é referência maior na Cadeira de História.

P. S. Em minha estante, tenho diversos livros seus, entre os quais:
Deuses, múmias e ziggurats - Religiões Antigas; : Sete Olhares
Sobre a Antiguidade; O trabalho compulsório na Antiguidade;
O Egito Antigo.

Republicado a pedido




















sexta-feira, 20 de abril de 2012

São Jorge Guerreiro - 23 de abril




São Jorge derrotando o dragão
                                                     Foto: Wikipédia Org.             
Nascido na antiga região da Capadócia, pertencente hoje a Turquia, São Jorge foi padre e soldado romano nas legiões guerreiras do Imperador Diocleciano, que por seu heroísmo em batalha, foi promovido a capitão e condecorado com o título de Conde da Capadócia. Mas, caiu em desgraça, quando recusou-se a abandonar o cristianismo e venerar os deuses pagãos. Nascido em 275, após longas torturas, foi degolado em 23 de abril de 303, em Nicomédia, na Ásia Menor.
Após a sua morte, passou a ser venerado como mártir cristão, não só pela Igreja Católica, mas também pela Igreja Ortodoxa, na Comunhão Anglicana e, nos diversos cultos das religiões afro-brasileiras, com o nome de Ogum. Uma lenda dá conta de que São Jorge matou um dragão e, por isso sempre é mostrado nas imagens e nos santinhos, montado a cavalo e matando com sua lança, o dragão. Em Lida (antiga Dióspolis), Israel, onde se encontram seus restos mortais, uma Igreja foi construída em sua homenagem pelo Imperador romano Constantino I.
Sua fama como um dos maiores santos católicos, se espalhou pelo mundo, principalmente na Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou, Egito, Armênia e Grécia. No Estado do Rio de Janeiro, onde no dia 23 de abril, é feriado. No século XIII, em 1348, a Inglaterra criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge.

N.R. Há alguns anos, a Igreja Católica tentou retirar da crença popular, o nome de São Jorge, por suas ligações com os cultos afro-brasileiros. Mas, o clamor dos fiéis não permitiu, e o santo continua a ser cultuado no Brasil, com enorme fervor.






quinta-feira, 19 de abril de 2012

Santo Expedito - dia 19 de abril - Pachecos - S.G.

Imagem de Santo Expedito - existente na Igreja de São José.- Rio
                                                          
Considerado pelas camadas populares como o Santo "das causas justas e urgentes", "dos desesperados" e "dos aflitos", Santo Expedito (Expeditus) de quem não se tem uma história oficial reconhecida pela Igreja Católica, teria sido um oficial romano, que detinha uma alta posição de comando de tropas do Imperador Deocleciano. Por se recusar a adorar os deuses pagãos, teria sido decapitado por uma espada, por ordem de Deocleciano, em 19 de abril de 303, após ser martirizado.
Começou a ser cultuado, segundo a história, a partir do Século VIII, na Germania e na Sicília. Mais tarde, em 1871, tornou-se Padroeiro oficial da cidade de Acireale, na Sicília. É o Patrono Oficial da República da Molóssia (capital Dódona), situada na região noroeste da Grécia.
A grande devoção popular em torno de seu nome, a partir do Século XVII, fez com que a Igreja Católica o aceitasse e, pelo mundo inteiro existem capelas e igrejas erguidas em sua devoção. Em São Paulo, existe em homenagem ao Santo, o município de Santo Expedito. 
Sua imagem é a de um soldado romano, vestido com traje de legionário, que traz na mão esquerda, uma palma, e, na direita, uma Cruz.


SÃO GONÇALO - RJ
Em meio a tantas capelas e igrejas erguidas em todas as cidades brasileiras, existe no bairro Pachecos, no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro, a Capela de Santo Expedito, inaugurada em 19 de abril de 2002, pelo empresário Roberto Diaz André, que mandou construí-la atendendo a um pedido feito por sua avó, devota do Santo..


N.R. Durante toda a semana, na Capela de Santo Expedito, foram celebradas missas em sua homenagem, e hoje, dia 19, a sua imagem saiu conduzida pelas ruas do bairro, por fiéis, em procissão. Estive lá, em companhia dos meus amigos, Laí Aguiar e Benedita, de Dona Tereza, e de Diva. Conversei com o empresário Roberto Diaz André, que disse-me da grande fé, que os moradores do bairro e região, depositam em Santo Expedito.


Texto: Assuéres Barbosa
Fonte e foto: Wikipédia - a enciclopédia livre.

terça-feira, 17 de abril de 2012

ASSUERES BARBOSA - CURRICULUM VITAE


Assueres Barbosa
CURRICULUM VITAE - Atualizado em março de 2014

JUBILEU DE OURO (50 anos) - 1961 - 2011
DE ASSUERES BARBOSA DA SILVA

53 ANOS DE JORNALISMO E DE LOCUÇÃO NO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO - 2014

42 anos de jornalismo em São Gonçalo - 2013
42 anos de locução em São Gonçalo - 2013

Segundo reportagem no Jornal O GLOBO-NITERÓI: “ASSUÉRES – A VOZ DE
SÃO GONÇALO”. Reportagem de Evaldo Nascimento


Natural do Estado do Rio de Janeiro – Nascimento: 20 de abril de 1936. Meier
Jornalista Profissional RG: DRT /RJ 428 L – 4/F.121 -Redator
Residência: Rua Ari Quintela, nº 84-sobrado -Boaçu – São Gonçalo. RJ.
Telefones: 9621-6138 (celular) – Funcionário Público aposentado
Secretaria Municipal de Comunicação Social, Esporte e Lazer e Cerimonial.
Subdiretor de Departamento (Cerimonial) da Prefeitura de São Gonçalo
Assessor especial de gabinete da prefeitura
Mestre de Cerimonial

Filiações

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro
Federação Nacional de Jornalistas Profissionais.
Associação Fluminense de Jornalistas Profissionais
Associação dos Cronistas Carnavalescos Fluminenses
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – 1999
União dos Jornalistas e Comunicadores de São Gonçalo – UNIJOR - Julho de 2010

CONGRESSOS – CONFERÊNCIAS -PALESTRAS- ENTREVISTAS

Participação no IV Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa -São
João da Barra -1995
Participação no V Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Teresópolis – 1996.
Participação no X Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
1996 – Campina Grande – Paraíba – 1996
Participação no XI Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Porto Alegre – Rio Grande do Sul.
Participação no VI Encontro Regional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Angra dos Reis -1997
Participação no XII Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa –
Rio de Janeiro.
Participação no Encontro Estadual de Assessoria de Imprensa - 2011
Palestra sobre a IMPRENSA – Curso Normal do Colégio São Gonçalo.
Palestra sobre a IMPRENSA – Curso Médio no Instituto de Educação Clélia Nanci.
Congresso Estadual de Jornalistas Profissionais do RJ. Maricá - 2012
Entrevista no Jornal O GLOBO - Niterói - Incêndio do Circo - 2011
Entrevista no Jornal O SÃO GONÇALO - Incêndio do Circo - 2011
Entrevista no Programa Cidinha Campos - Incêndio do Circo - 2011

ATIVIDADE PROFISSIONAL EM JORNAIS, REVISTAS E EMISSORAS DE

RÁDIO E DE TELEVISÃO.

Rádio Difusora Fluminense -1960
TV – Rio -Canal 13 -1961
Revista Atualidade – 1961/1963
Diário de Notícias -1963
Diário Carioca -1964/1965
Correio Fluminense -1964
Jornal A Tribuna de Niterói – 1965
Rádio Vera Cruz -1965
Revista Única – 1966/1967
Rádio Federal de Niterói (atual Manchete) -1966
Jornal Última Hora -1966
Revista A Gaivota – 1966/67/68/69/70/71/72/73/1981
Jornal O Dia – A Notícia - 1967/1968/69 –
Jornal O São Gonçalo -de 1971 a 2003 – chefe de redação – redator.
Jornal da Região -1976
Rádio Mauá -1977
Rádio Fluminense AM – Jornal O Fluminense – 1980/1981
Programa na Fluminense AM e Jornal Linha Direta – 1980/1982 – diretor.
Revista Evidência – 1985
Nosso Jornal de Notícias -2004/2005/2006 – chefe de redação.
Jornal O Povo – SG -2007 - colunista
Jornal Observador – 2008/2009/2010/2011/2012 – Diretor.
Revista da Associação Comercial e Industrial de Cachoeiras de Macacu – jornalista
responsável. 2008/2009
Jornal O GUARDA – Associação dos Guardas Municipais de São Gonçalo – jornalista
responsável – 2009/2010/2011
TV Ponto de Vista - 2013

PRINCIPAIS REPORTAGENS

Incêndio do Circo – 1961 – depoimento em DVD, no Museu de Imagem e do Som da UERJ-
Patronato -Faculdade de História
Populares depredam e colocam fogo na Estação de Barcas do Grupo Carreteiro, em
Niterói -1963
Assalto ao Trem Pagador – Tião Medonho - 1965
Assassinato da vedete Luz Del Fuego – Gradim -1967
Leopoldo Heitor – Dana de Tefé - entrevista - 1967
Inauguração da Ponte-Rio Niterói -1974
Política : Cassação de mandato de prefeito em São Gonçalo - 1981/1982
“O Monstro da Amendoeira” – São Gonçalo - 1990.
Vulcão extinto há 50 milhões de anos em Itaúna.- 1997
Crimes políticos sem solução em São Gonçalo – a partir de 1975
Vice-Prefeito Romero Peres de Carvalho; Chefe de gabinete,Tião da Câmara; Vereadores Ivanir Côrtes da Silveira, José Benjamim Sobral (Beija), Luiz do Posto, Carlinhos da Marmoraria; jornalista
Reinaldo Silva.
Morte do palhaço Carequinha (George Savala Gomes) .

EDITORIAS

Sindical -1974
Social – colunas “Notícias e Promoções” e ASSUERES BARBOSA em diversos
jornais e revistas de 1963 a 2011
Esportes – 1973 -1974
Geral – 1961 a 2009
Política – coluna “Política em Foco” – 1973 a 2003 - Jornal  O SÃO GONÇALO .
Geral e Direção - Jornal Observador -
Blogdojornalistaassueres.blogspot.com.br - 2009/2013

ASSESSORIAS DE IMPRENSA E OUTRAS

Governo Paulo Torres - 1964/1966
Governo Geremias de Mattos Fontes -
Comitê de Imprensa da Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro
Sindicato dos Empregados no Comércio de Niterói e São Gonçalo
Prefeitura Municipal de São Gonçalo - a partir de 1971/2013
Câmara Municipal de São Gonçalo – Presidentes: Ruy Lopes Guimarães, Manoel de
Lima, Edíson Portela, Geraldo Cunha, Dilvam Aguiar, Carlinhos da Marmoraria,
José Roberto Cordeiro.
Delegado Oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de
Janeiro à Convenção Nacional dos Jornalistas Profissionais em Campina Grande, no
Estado da Paraíba.- 1996
Suplente do Conselho Fiscal do RJ na FENAJ –Federação Nacional de Jornalistas
Profissionais
Deputado Estadual Ayrton Rachid
Deputado Estadual Aécio Nanci
Deputado Estadual Flávio Palmier da Veiga
Deputado Federal José Alves Torres
Deputado Estadual Oton São Paio
Cirurgião Plástico José Vieira Júnior
Cirurgião em Implantes Dentários Ronaldo de Carvalho Miguel
Cirurgião Plástico Wagner Moraes
Ginásio Icaraí
Caderneta de Poupança LETRA S/A.
Carioca F.C.
Tamoio F.C.
O Boticário
Vereador José Garcia
Vereador José Jorge Côrtes Freitas
Shera´s Night Club
Casa de Shows Capone´s.
Vereador Josias Muniz

LOCUTOR NOS GOVERNOS MUNICIPAIS EM SÃO GONÇALO: Inaugurações
de Obras, Desfiles carnavalescos e do Dia 22 de setembro (desfile cívico, colegial
militar).
Nicanor Ferreira Nunes -1971/1972
Joaquim Lavoura 1973/1975
Zeir de Souza Porto 1975/1976
Jayme Campos 1977/1982
Arismar Dias - 1980
Hairson Monteiro 1983/1988
Manoel de Lima - Dezembro/1988
Edson Ezequiel 1989/1992
João Bravo 1993/1996
Edson Ezequiel 1997/2000
Henry Charles Calvert -2001/2004
Aparecida Panisset 2005/2006/2007/2008
Aparecida Panisset /2009-2010 -2011-2012 (Cerimonial)
Neilton Mulim - 2013 - Cerimonial

RELAÇÕES PÚBLICAS.

Colégio Nova Cidade
Colégio Nossa Senhora da Paz
Colégio N.S. Auxiliadora.
Colégio Califórnia
Colégio Independência
Colégio Edgardo Américo Machado
Colégio Pereira Rocha
Colégio Célia Peniche
Colégio Trindade
Colégio Rui Barbosa
Instituto Cultural Olavo Bilac
Silueta Clínica de Estética e Beleza
Rodoshopping


MESTRE DE CERIMÔNIAS

Cerimônia post-mortem -prefeito Joaquim Lavoura -1975
Entrega de títulos de Cidadão Gonçalense - Tamoio- 1975
Baile das Debutantes e shows artísticos – Tamoio F. C.-
Homenagem ao ex-governador do Estado do Rio, Almirante
Ernani do Amaral Peixoto, no Iate Clube Brasileiro -
coordenação do deputado federal Flávio Palmier da Veiga.
Mestre de Cerimonial da Câmara Municipal de São Gonçalo
Visita do saudoso lider comunista Luiz Carlos Prestes a
São Gonçalo. Tamoio.
Visita de Anita Leocádia - filha de Luiz \Prestes - CMSG
Formaturas da Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.
Formaturas da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra -
ADESG-SG - ICBEU. 1998 - 1999 - 2000.
Posse da Prefeita Aparecida Panisset -2005
Solenidade de ingresso da prefeita Aparecida Panisset no PDT -2008
Cerimônias de Corpus Christi – São Gonçalo - 2005/ 2009
Diplomação da prefeita Aparecida Panisset e vereadores. São Gonçalo. Tribunal
Regional Eleitoral – 2009/2012.
Posse da prefeita Aparecida Panisset - 2009
Conferência sobre o Pólo Petroquímico de Itaboraí – São Gonçalo -SEST/SENAT –
PMSG. 2008
Conferência sobre “O Município de São Gonçalo” – Universidade Federal
Fluminense/ Prefeitura-SG-2008. SEST/SENAT.
Posse da Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – secção São Gonçalo
Inauguração da nova sede do Clube de Diretores Lojistas de São Gonçalo
Cerimônia post-mortem -palhaço Carequinha – George Savalla Gomes
“Melhores do Ano “ -Vereador Capitão Nelson – SEST/SENAT.
Conferência da Universidade Federal Fluminense (UFF) no SEST/SENAT - 2009
Posse da Diretoria do Tamoio Futebol Clube – 2010.
Reinauguração da Praça dos Ex-Combatentes de SG – 2010.
Cerimônia post-mortem -ex-governador Geremias de Mattos Fontes -2010
Inauguração do Hospital da Mulher Gonçalense -2010
Bodas de Ouro -50 anos de casamento do Advogado Meraldo Velloso e da Professora
Ilma Velloso – Casa de Festas Colonial Garden -2010
Conferência sobre os Direitos das Mulheres - Movimento de Mulheres -UERJ-Patronato - 2010
Cerimônia post-mortem do ex-prefeito de SG, Hairson Monteiro dos Santos - 2011
Posse da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RJ - 2012
Homenagem nos l00 anos de vida do jornalista Luís Antonio Pimentel - 2012
Mestre de Cerimonial do Abrigo Cristo Redentor - 1971/2013
Mestre de Cerimonial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais - RJ. - 2012
Aniversário da Guarda Municipal de São Gonçalo - 2012
Convenção Municipal do Partido Social Cristão - PSC - 2012
Mestre de Cerimonial - Diplomação de vereadores, prefeito e vice-prefeita - TRE - SESC - 19/12/2012.
Mestre de Cerimonial - Posse de vereadores, prefeito Neilton Mulin e vice-prefeita Mariangela Valviesse - Clube Esportivo Mauá - 1º de janeiro de 2013.
Centenário do prefeito Joaquim  de Almeida Lavoura - Praça Estephânia de Carvalho - abril/2013
Centenário do prefeito Joaquim de Almeida Lavoura - Sessão Solene da CMSG - sede da OAB - 2013
Desfile Militar comemorativo do aniversário de São Gonçalo - 22 de Setembro de 2013
Cerimônia comemorativa do Dia da Bandeira - novembro de 2013
Festa de Luz - comemoração do Natal ´- Escadaria da PMSG - Dezembro de 2013
Apresentação dos desfiles carnavalescos de São Gonçalo, no Patronato - 2014

TÍTULOS - Troféus e cartões de prata

Grau de Comendador do Sindicato dos Trabalhadores Cristãos de Volta Redonda - 1961
Título Amigo do 11º Batalhão de Polícia Militar -1970
Título Homenagem Sócio Remido – Ginásio Icaraí -1971
Título de Benemérito do G.R. Escola de Samba Unidos do Viradouro -1972
Título de Sócio Honorário do G.R. Escola de Samba Acadêmicos do Cubango. 1973
Título de Cidadão Gonçalense – 1974 – Autor: Vereador Orlando Domingues da Silva
Título de Amigo do 7º Batalhão de Polícia Militar -1975
Troféu Diploma e Caneta de Ouro –Embaixadores Social Clube – 1988 –
Amigo do 3º Batalhão de Infantaria – 1994.
Título Destaque Parlamentar – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro 1998
Insígnia da Ordem do Mérito no Grau de Cavalheiro- The Open International –
University For Complementary Medicines – Colombo – Sri Lanka -1998
Troféu Estandarte Márcia Gomes – Carnaval 1998
Troféu Amigo do 7º BPM -CPI – 75 Anos -1999 - Indicação: Capitão PM Nelson Ruas
Troféu Árvore da Vida – UNIVERDE -2002
Título Assuéres Barbosa – A Voz de São Gonçalo – Jornal O Globo – Niterói -2002
Destaque Gospel de São Gonçalo e Região – 2004
Troféu Clube de Dirigentes Lojistas de São Gonçalo -2005
Título Legislativo Medalha Joaquim de Almeida Lavoura -2006 -
Título Legislativo e Medalha Jornalista Belarmino de Mattos – CMSG – 2006 - Autor: Vereador José Jorge Côrtes Freitas
Título Legislativo Personalidade Gonçalense -2007 - Autor: Vereador Edilson Gomes
Troféu Imprensa Folha do Povo -2007
Troféu Lions Clube São Gonçalo -2008
Troféu Maria Emília e Nilda e Os Trovadores -2008
Homenagem -Instituto de Educação Clélia Nanci – São Gonçalo – 2008/2009
Título Legislativo Governador Paulo Torres - Autor: Vereador José Carlos Vicente- 2010.
Título Legislativo Prefeito Nicanor Ferreira Nunes - Vereador Eduardo Gordo - 2010
Personalidade Gonçalense - Instituto de \Educação Clélia Nanci - setembro de 2013
Cartão de Prata - Serviços prestados ao jornalismo - Instituto de Educação Clélia Nanci - novembro de 2013.

DIPLOMAS

Honra ao Mérito -Jornal Folha Fluminense -1964
Honra ao Mérito -Clube Esportivo Mauá -1964
Intelectual da Imprensa -Oliveiras Atlético Clube -1964
Grande Colaborador -Associação Recreativa Q.G. 1964
Melhor do Ano -Barradas Social Clube -1964
Honra ao Mérito -Humaitá Atlético Clube -1965
Amigo do Conjunto Musical The Ticks -1966
Honra ao Mérito -Refrigerantes Niterói –Coca-Cola -1966
Melhor do Ano – Revista A Gaivota -1967
Honra ao Mérito -Casa Unidos de Portugal – 1967
Honra ao Mérito -Embaixadores Social Clube -1968
Honra ao Mérito – Canto do Rio Futebol Clube -1970
Melhor Mestre de Cerimônias -Associação Fluminense de Jornalistas – 1971
Melhor Relações – Públicas -Centro Niteroiense de Turismo (Cenitur) e Comissão de
Festas da Zona Norte de Niterói -1971
Grupo Financeiro Andrade Arnoud – Relações Humanas -1972
Melhor Mestre de Cerimônias – Centro Niteroiense de Turismo (CENITUR) e
Comissão de Festas da Zona Norte -1972
Carioca Futebol Clube – Sócio Honorário -1973
Miami Social Clube – Sócio Honorário -1973
Maiores do Futebol Fluminense – Federação Fluminense de Desportos -1973
Liga da Defesa Nacional –Corrida do Fogo Simbólico da Pátria – 1974
Homenagem – Clube dos Sub-Tenentes e Sargentos do Exército -1974
Amigo de São Gonçalo -Homenagem do jornalista Ruy de Sá e do deputado federal
Joel Lima -1975
Honra ao Mérito – G.R. Bloco Carnavalesco Império Gonçalense -1975
Honra ao Mérito – Prefeitura Municipal de Niterói -1975
Grande Amigo – Vila Lage Esporte Clube -1975
Destaque de Ouro – Homenagem do Jornalista Wilson Garios -1976
Homenagem – Associação Brasileira de Relações-Públicas e Esporte Clube
Metalúrgico -1976
Realce 77 – Jornal O Dominguinho -1977
Melhor do Ano no Estado do Rio de Janeiro – Revista A Gaivota -1977
Amigo da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar -Queimados – Nova Iguaçu
-1978
Honra ao Mérito – G.R. Escola de Samba Camisolão -1982
Honra ao Mérito – G.R. Escola de Samba Unidos do Mutuá -1983
Honra ao Mérito -Associação dos Seresteiros do Estado Rio de Janeiro – 1984
Benemérito do Esporte Gonçalense – Liga Gonçalense de Desportos -1984
Membro da Nação Cruzmaltina – Vila Lage E. C. -1985
Menção Honrosa -Associação Fluminense de Jornalistas e Associação de Cronistas
Carnavalescos de Niterói -1985
Destaques do Estado do Rio de Janeiro – Troféu Ararigbóia – Grande Amigo – 1987
Destaques do Estado do Rio de Janeiro – Troféu Ararigbóia -Comenda – 1988
Amigo do Comércio Gonçalense – Sindicato do Comércio Varejista de SG -1988
Personalidade Única – Revista Única – 1989
Honra ao Mérito – Melhor do Ano – Correio do Grande Rio -1990
Diploma - 7º Batalhão de Polícia Militar - 1990
Membro da Nação Cruzmaltina – Vila Lage Esporte Clube -1991
Destaque do Ano – Mil Artes Publicidade e Eventos -1992
Amigo dos Lojistas – Clube de Diretores Lojistas de São Gonçalo -1993
Benemérito do Abrigo Cristo Redentor – São Gonçalo -1994
Maktube Eventos e Promoções – Personalidade do Ano – 1994
Destaque do Ano – Correio do Grande Rio -1994
Honra ao Mérito – Lions Clube São Gonçalo -1995
Honra ao Mérito -Tamoio Futebol Clube – Mil Artes Publicidade e Eventos -1995
Destaque da Secretaria Municipal de Saúde – SG -1995
Maktube Eventos e Promoções – Personalidade do Ano -1995
Homenagem da CEDAE – Superintendência Regional Leste -1995
Homenagem da Secretaria Municipal de Comunicação Social, Esporte e Lazer -1995
Ordem do Mérito João Havelange – Associação dos Cronistas Desportivos do Estado
do Rio de Janeiro -1996
Homenagem da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer –SG -1996
Menção Honrosa – Associação Fluminense de Propaganda -1997
Menção Honrosa – Associação Fluminense de Propaganda -1997
Moção de Louvor – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro -1998
Homenagem do Rotary Club São Gonçalo – Alcântara -1999
Amigo do 7º Batalhão de Polícia Militar – 1999
Diploma de Reconhecimento e Mútua Fraternidade -Loja Maçônica Independência
nº 19. -2003
Moção de Congratulações – Câmara Municipal de São Gonçalo – 30 de março de 2004
Moção de Congratulações – Câmara Municipal de São Gonçalo – 22 de abril de 2004
O Comunicador – Homenagem do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro – 2004
Homenagem da Associação Comercial e Industrial de São Gonçalo -2005
Honra ao Mérito – 7º Batalhão de Polícia Militar -2006
Diploma - Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo - 2006
Honra ao Mérito – Momento Musical Salvatori -2008
Diploma Os Melhores de 2009 -Jornal O POVO – São Gonçalo
Honrs ao Mérito - Sindicato dos Engenheiros e Arquitetos-SG - 2011
Moção de Congratulações da ALERJ- Deputado José Luiz Nanci- 2011
Moção de Aplausos no II Encontro Estadual de Assessores de Comunicação em
Niterói - Câmara de Vereadores - Prefeitura- Neltur- Sindicato de Jornalistas- 2011
Honra ao Mérito - Instituto Social e Esportivo Juventude Gonçalense - 2012
Sócio Honorário do Rotary Club de São Gonçalo - 2012
Homenagem - Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências - 2012
Diploma de participação no IV Congresso de Jornalistas - Maricá - 2012


Medalhas Legislativas – Cartões de Prata.

Câmara Municipal de São Gonçalo
Cartão de Prata -Incentivador do Esporte -Academia Silueta.
Cartão de Prata – Colégio Estadual Frederico Azevedo
Cartão de Prata – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – 1995
Cartão de Prata – 25 anos de jornalismo em São Gonçalo – 1995 – Associação dos
Servidores do Legislativo Gonçalense – Asleg
Cartão de Prata – Homenagem do Povo de São Gonçalo pelos bons serviços prestados
à cidade. 1995
Cartão de Prata – Homenagem do radialista e comunicador Hugo Jorge.
Homenagem da Prefeitura de São Gonçalo – Governo João Barbosa Bravo – 25 anos
de jornalismo e locução em São Gonçalo – Abrigo Cristo Redentor – 1995.
Cinco (5) anos de Aero Dance Corporation - Academia Silueta - 1996.
Homenagem aos 35 anos de jornalismo e de locução em São Gonçalo – Mil Artes
Publicidade – Tamoio Futebol Clube – 2005.
Arte Francesa (Gravura) - Artista Plástica Nádia Restum - Homenagem do Instituto de Educação "Clélia Nanci" (São Gonçalo) - Desfile cívico, escolar e militar dos 120 anos da cidade. 2010.
Cartão de Prata - 50 anos de jornalismo e locução no RJ- Jubileu de Ouro - Homenagem: Prefeita Aparecida Panisset -Deputado Márcio Panisset - 2010

CRIADOR -COORDENADOR – APRESENTADOR DE EVENTOS

Concurso Embaixatriz do Turismo do Estado do Rio de Janeiro - coordenação: Jornalista Ayrton Guimarães - 1961
Concurso de Quadrilhas da Roça do Estado do Rio de Janeiro -1963
Concurso Senhorita Encanto do Estado do Rio de Janeiro -1964/1988
Concurso Miss Angra dos Reis - Clube Vera Cruz
Concurso Miss Maricá
Concurso Miss Barra do Piraí
Concurso A Mais Bela Estudante Gonçalense 1973/1988
Concurso Miss Estado do Rio de Janeiro – Petrópolis – Hotel Quitandinha -1971
Baile das Debutantes e shows artísticos – Tamoio. 1972
Desfiles Carnavalescos de Blocos e Escolas de Samba de São Gonçalo – 1972 a 2007.
Apresentador de shows da Boite Casarão - 1977
Festival da Canção do Colégio Califórnia - 1978
Festival de Poesias do Centro Educacional Pereira Rocha - 1978
Concurso Senhorita Verão de Niterói -São Gonçalo -1978 - CSSEERJ
Concurso Modelo – Manequim São Gonçalo – 1978/1979 - Rodoshopping
Concurso Melhor Manequim Mirim - 1979
Concurso Miss São Gonçalo -
Concurso Miss Angra dos Reis - Clube Vera Cruz - 1967
Concurso Miss Maricá - 1967
Concurso Miss Barra do Piraí - 1967
Desfile de Moda-Verão da Indústria de Maiôs POESI -Tamoio e Aboud Modas
Concurso Miss Piscina do Tamoio
Festivais da Canção e de Poesia dos Colégios Califórnia e Pereira Rocha
Festival de Poesia de São Gonçalo -poeta e escritor Oton São Paio – Colégio Castello
Branco e Uerj -Patronato.
Concurso Garota She-ra´s
Concurso Garota São Gonçalo - Tamoio F.C.
Concurso Rainha do Carnaval de São Gonçalo - Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra
Concurso Rainha dos Trabalhadores de São Gonçalo - Tamoio F.C.
Concurso Os Melhores do Ano
Concurso Destaques do Ano
Desfile cívico-escolar no bairro Rocha - São Gonçalo - 1982/1992.
Desfile cívico-escolar em Santa Izabel – SG. 1983/2012
Festa de Queijos e Vinhos – Associação dos Funcionários do Legislativo Gonçalense.
Clube Mauá.
Desfile do Exército – Dia da Independência – Praia de Icaraí - Niterói
Desfile do Dia da Infantaria – 3º Batalhão de Infantaria – SG
Casamento Comunitário – SMDS
Baile de Debutantes de São Gonçalo – SMDS – Tamoio F.C.
Pousadas de Natal -Papai Noel – Clube de Diretores Lojistas de São Gonçalo,.
Projeto Cultural e Artístico “Momento Musical Salvatori”. - 2007/08/09/10
Lançamento de candidatura política do vereador Josias Muniz - 2010 - Clube Esportivo Mauá
Lançamento de candidatura política do vereador Josias Muniz - 2012 -
Conferência sobre o Trabalho - Desembargador Siro Darlan e outros. Colégio Ernani Faria - 2012

INAUGURAÇÕES

Colégio Municipal Presidente Castello Branco
Colégio Municipal Ernani Faria
Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura
Casas Pernambucanas
Super Mercado Nossa Senhora de Nazaré
Pneus Daflon - Zé Garoto
Hollywood Disco Clube - Mutondo
Cinema São Jorge –Nova Cidade.
Casa de Shows Mare Nostrum - Colubandê
Rodoshopping - Centro
Cinema Rodoshopping - Centro - SG
Silueta Clínica de Estética e Beleza
Churrascaria La Premiata - Centro SG.
Barril 2000 - Zé Garoto
Restaurante Você Q Kiss - Alcântara
Cemitério Parque da Paz - Pachecos
Casa de Shows Capone´s
Hospital da Mulher - Zé Garoto
Reinauguração do P.S. Alcântara - 2012
Colégios Municipais, Postos de Saúde e Obras de Asfaltamento.

APRESENTAÇÃO EM SHOWS

Roberto Carlos - Canto do Rio F.C.
Caubi Peixoto - Tamoio
Cy Manifold - Churrascaria Porcão
Bill Halley e Seus Cometas - Tamoio
Conjunto MPB –4 - Lona Cultural do Jardim Catarina
Zé Ketti - cantor e compositor - Colégio Califórnia
Sergio Caetano - cantor e compositor - Colégio Califórnia
Juliano Torres (argentino) - Tamoio
Conjunto “Samba-Show - Fonseca A.C.
Conjunto Oxford -
Conjunto Serenade -
Kátia - Fluminense A.C.
Perla (cantora paraguaia) -
Nelson Gonçalves - CSSEERJ
Wanderley Cardoso - Tamoio
Sidney Magal - Boate
Marina Lima - Boate
Tim Maia - Tamouio
Wando - Tamoio
Elymar Santos Tamoio
Emílio Santiago - Tamoio
Biafra - Rádio Difusora Fluminense
Zeca Pagodinho - Tamoio
Alcione - Tamoio
Dominguinhos do Estácio – Showmício.
Carequinha. - Diversos shows
Élson do Forrogode –Showmício.
Rico Medeiros -Showmício
Mister Mu – Showmício.
Pepê e Neném – showmício.
Orquestra Pingos e Gotas - Clube Esportivo Mauá
Mara - Praça Chico Mendes - Alcântara
Marcelo Crivella - Praça Chico Mendes - Alcântara
Cantora Marta Calmon e Luiz Cláudio - Tamoio
Conjunto Musical “Os Trovadores” - Espaço Musical Salvatori
Cantor e compositor Dunga - Abrigo Cristo Redentor
Cantora Helena Kimmer - Abrigo Cristo Redentor


sábado, 14 de abril de 2012

Anos 50/60/70: tendências musicais, orquestras e conjuntos

Continuação de matéria anterior. Clubes, etc...

Nos anos 50/60/70, a juventude divertia-se intensamente. O futebol empolgava, mas à noite a boa pedida era sair para dançar, com maravilhosas orquestras e conjuntos musicais. Os clubes sociais e recreativos em grande número, programavam as suas reuniões dançantes, de terça-feira a domingo, pela manhã, tarde e noite. O baile em hi-fi do Humaitá, no Barreto, às terças-feiras, era referência entre a moçada.
As damas compareciam com seus vestidos rodados (com anáguas em profusão) e os cavalheiros elegantemente em seus ternos, ou em roupas sociais. Era comum existir o par constante, sem que houvesse qualquer relacionamento amoroso entre o casal.. Apenas o prazer de se exibir ao percorrer a pista de dança.
Bebia-se Cuba-Libre (Rum com Coca-Cola), Gin com Água Tõnica, Vodca e Samba em Berlim (cachaça com coca-cola). Claro, sem exageros. De vez em quando, alguém tomava um pilequinho. Mas nada que comprometesse a ordem. 
Fumava- se tirando onda, Cigarrilhas Talvis e o Pall Mall (cigarro mentolado). As primeiras experiências eram com as marcas de cigarro Saratoga, Clarim, Rodeio, Continental...
Nas décadas de 50/60, ,os grandes cantores internacionais eram Frank Sinatra (New York, New York, All The Way), Nat King Cole (As Time Goes By) e Louís Armstrong., a orquestra de Glenn Miller (dançava-se Moon Light Serenade, de rosto coladinho), Bill Halley e seus Cometas. 
Outros mais: Ray Charles, Chubby Checker (Le Twist Again), Little Richard (Tutti Frutti), Beatles, Rolling Stones, Sonora Matancera, Metais em Brasa, Orquestra de Henry Mancini. Ainda, na mesma década (1950) no advento do rock, a referência era o cantor e ator Elvis Presley. 
Nos bailes em hi-fi, quem animava os pares era o "Rei do Bolero", Gregório Barrios (Vereda Tropical). Havia ainda o cantor de boleros Lucho Gatica, o Trio Los Panchos, Harry Belafonte, Orquestra de Xavier Cugat, Orquestra de Ray Connif, Orquestra de Perez Prado, Tijuana Brass. Era a época do bolero, tango, valsa, rock and roll, mambo, rumba, cha-cha-cha, conga, calipso, fado, iê, iê, iê, . Mas, o samba, o samba-canção (Nora Ney). chorinho (Ademilde Fonseca), a bossa nova (Tom Jobim), frevo, e o xaxado não perdiam espaço.
Aconteceram diversas tendências musicais, como a Jovem Guarda, onde pontificava o cantor Roberto Carlos. E mais: Erasmo Carlos, WanderléIa, Leno e Lilian, Celly Campelo, Silvinha, Eduardo Araujo, Bobby Di Carlo, Carlos Gonzaga, Demétrius, Carlos Gonzaga, Ronnie Cord, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani, Rosemary, Adriana; a Bossa Nova,  de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto, Maysa, Elis Regina, Sérgio Mendes, Pery Ribeiro, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Milton Banana Trio, os grandes festivais da MPB, com Chico Buarque, Milton Nascimento, Geraldo Vandré, Edu Lobo, Quarteto em Cy; Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Quarteto em Cy; a Tropicália 67/68), de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Nara Leão, Gal Costa, Tom Zé, Capinam.
Os grandes cantores nacionais: Dalva de Oliveira, Orlando Silva, Vicente Celestino, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Elizete Cardoso, Cauby Peixoto, Helena de Lima, Dolores Duran, Angela Maria, Jamelão, Ellen de Lima, Nana Caymmi, Emilinha Borba, Marlene, Clara Nunes, Nora Ney, Pery Ribeiro, Leny de Andrade, Alaíde Costa, Maysa, Ronnie Von, Jorge Goulart, Agostinho dos Santos, Elza Soares, Jorge Ben, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Miltinho, Altemar Dutra, os bolerões de Anísio Silva. São tantos, que sempre se acaba esquecendo alguém muito importante.

Orquestras e conjuntos musicais

A minha orquestra preferida, há 60 anos, sempre foi (e continua sendo) a Tabajara, do Maestro Severino Araújo (hoje, sob a regência de seu irmão, Jayme Araujo). Outras mais, com quem dancei: Ruy Rey; Waldir Calmon, hoje, sob o comando de sua viúva Marta Calmon; Ed Lincoln (com os croner´s Orlandivo, Humberto Garin e Pedrinho Rodrigues); Cassino de Sevilha; Celso Silva.
Os conjuntos musicais fluminenses: Samba Show, do maestro Sérgio Marinho; Oxford, do maestro Tiãozinho; Serenade (Jorge Calil e sua bela voz);  Itamaraty; Arpoador, The Rainbow´s (com o excelente cantor Lucílio, que depois iria para o Joni Maza); The Ticks; Praia Grande, do maestro Haroldo; Wilson Vianna e seu conjunto; Cry Babies Show (o crooner Gilberto enlouquecia as meninas, cantando música italiana), Lafaiete ( a crooner Dina Lúcia, deixava os garotões malucos, com sua voz e beleza); Biriba Boys; The Pop´s; The Fever´s (Almir, era um tremendo sucesso com sua voz); Devaneios; Os Inocentes; Os Incríveis; MPB-4, Painel de Controle, Pingos e Gotas, do maestro Ivobel Marins; Blue Ritm´s, do maestro Tadeu; Copacabana Beat. Lembro, ainda, as Orquestras Comander e Tupy.

N.R. É isso aí: tentei colocar no blog, os cantores, orquestras e conjuntos musicais com os quais convivi em meus 50 anos de jornalismo e um pouco mais de vida noturna. De boemia. Claro que a memória não mais ajuda...
Na matéria anterior, postei aqui no blog, a relação dos clubes que frequentei e onde dancei. As saudades são muitas, mas sinto-me realizado. De nada me arrependo...

TITANIC: 100 anos do seu naufrágio

Titanic - ao sair para sua viagem inaugural em 1912-.
Há exatamente 100 anos -14 de abril de 1912 -, o transatlântico Titanic, então o mais moderno e luxuoso meio de transporte marítimo, com 256 metros de comprimento, construído pela White Star Line e, comandado pelo capitão Edwars J. Smith, partia em viagem inaugural da cidade de Southampton, na Inglaterra, em direção a Nova York, conduzindo 2.225 passageiros. Muita euforia no cais, nas despedidas de familiares, e a alegria maior por participar de tão grandioso acontecimento. Ninguém fazia ideia do pesadelo que viveriam horas depois.
Na madrugada do dia 15 de abril de 1912, , quando navegava pelo Oceano Atlântico Norte, após deixar o porto da cidade irlandesa de Cobh, em meio a alegria que reinava, aconteceu o desastre: o Titanic chocou-se com um grande iceberg e, após 2h40m, naufragou, sepultando no mar, 1.503 - dados oficiais da Câmara de Comércio Britãnica - pessoas, entre homens, mulheres e crianças. Salvaram-se na tragédia, 706 passageiros, resgatados pelo navio Carpathia, o primeiro a acorrer aos pedidos de socorro do Titanic, que tinha o comando do Capitão Arthur Henry Rostron.
Gestos de heroísmos ficaram marcados como o do Capitão Smith, do engenheiro-chefe Thomas Andrew, do maestro Wallace Hartley e dos músicos da orquestra, que permaneceram no Titanic, até ele desaparecer sob as águas revoltas do Oceano Atlântico Norte. Um gesto que despertou a revolta de todos, na época, foi o do presidente da White Line Star, Bruce Ismay, que embarcou em um dos últimos botes de salvamento.


Memória


Desde então, filmes, livros, documentários e séries, tem sido realizados sobre o naufrágio do Titanic. Talvez o mais célebre, seja o filme Titanic, que chegou às telas do cinema em 1997, do diretor James Cameron, onde é vivido um caso de amor fictício, entre um membro de origem humilde - Jake, protagonizado pelo ator Leonardo Di Caprio - e a aristocrata Rose, vivida pela atriz Kate Winslet -.
Antes, em 1985, uma expedição chefiada pelo Dr. Robert Ballard, descobriu os destroços do Titanic, a 3.800 metros de profundidade ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland, dele retirando diversos objetos.
Recentemente, em Belfast, na Irlanda do Norte, foi inaugurado um museu, dedicado ao Titanic, cuja construção ficou orçada em 285 milhões de dólares. 




Texto: Assueres Barbosa
Fonte e fotos: Wikipédia - a enciclopédia livre.

Os clubes sociais e recreativos nas décadas de 50/60/70

Reminiscências: minha vida de dança e de boêmia nas noites fluminenses!.

Como a minha vida de dançarino e boêmio é um tanto quanto vasta, vou dividir a matéria em dois capítulos, aqui no blog, iniciando a primeira parte com a relação dos clubes sociais e recreativos onde dancei, existentes nas décadas de 50/60/70, embora continue a exercitar esse tipo de esporte/lazer. São lembranças que me deram muita felicidade. Além do que, as passagens por diferentes (e diversos salões de dança) me fizeram angariar muitas amizades. E, alguns romances, que foram levados pelo tempo...
Aprendi a dançar aos 15 anos de idade, quando estudava no Colégio Bittencourt, em Campos. Foi uma grande felicidade, pois invejava os pares que evoluíam no salão, enquanto eu os olhava, extasiado. Daí prá frente, fui me especializando e a dança tornou-se parte importante na minha vida. 
Nos anos 50/60/70, no antigo Estado do Rio de Janeiro (do lado de cá da Baía), existiam dezenas de clubes sociais e recreativos que animavam a vida noturna dos municípios de Niterói e São Gonçalo. Tudo em um ambiente de muita alegria, camaradagem. Onde todos se divertiam, sem qualquer tipo de violência ou discriminação. Onde os casais namoravam ao som da boa música e muitas vezes os relacionamentos terminavam em casamento.
Vou relacionar os clubes onde dancei (pode ser que a memória falhe e esqueça algum. ). A maioria acabou...
Acho importante citar a minha frequência há pelo menos 50 anos, no Amarelinho, na Cinelândia, point de músicos, escritores, políticos, jornalistas e os boêmios frequentadores da night. 
Passagens pelas boates Night And Day, Dancing Avenida, Café Nice, Baccarat (Beco das Garrafas), Arpége (do maestro Djalma Ferreira, que depois virou Drink, após ter sido comprada pelo cantor Cauby Peixoto), que depois virou Assirius, Galeria Menescal, Clube do Cinema, Club do Disco, Estudantina, Elite, Bola Preta, pelas boates da Praça Mauá, pela Boate Meia Trava, de Zé Trindade. Mais recentemente, Pampa Grill.
Bem como a minha paixão pela Orquestra Tabajara, do maestro Severino Araújo, com quem dancei (e, ainda danço) a maioria dos bailes. Pelo menos 60 anos.Mais recentemente, Orquestra Comander, Orquestra Tupy e o conjunto Pingos e Gotas. A memória se perdeu no tempo...

Em Niterói: os clubes sociais e recreativos

Mimoso Manacá (a mais famosa gafieira); Fluminense de Natação e Regatas; Sociedade Esportiva do Armamento (SEDA); Banda Portuguesa; Fluminense A.C, da Rua Xavier de Brito; C.R. Fonsequinha; Ararigbóia F.C.; Niteroiense F.C.; Ipiranga F.C.; Rio Cricket; Canto do Rio F.C.; C.R. São Domingos; Clube Português de Niterói; Grupo de Regatas Gragoatá; Iate Clube Brasileiro; Praia Clube São Francisco; Clube de Regatas Icaraí; Icarai Praia Clube (IPC); Clube Central; Iate Clube Jurujuba; Flamenguinho de Jurujuba; Clube Espanhol, Pioneiros; Associação Atlética Universitária; Centro Pró-Cubango; América Júnior; Fonseca Atlético Clube, Centro Pró-Melhoramentos Teixeira de Freitas; Clube Esportivo Bonfim (na rua Bonfim, subida da Caixa D´Água, no Fonseca; Esporte Clube Barreira; Figueira A.C. (Caramujo); Alameda Social Clube (Caixotinho); Marajoara Clube; Associação Recreativa QG (Ponto Cem Réis de SantÁnna); Oliveiras A.C.; Clube dos Sub- Tenentes e Sargentos do Exército (CSSEERJ); Barradas S.C.; Clube Social Espírito Santo; Esporte Clube Agra (Vila Agra - Engenhoca -); Humaitá A.C.; Combinado Cinco de Julho; Clube Costeira; Bandeirantes; Manufatora; Miami Social Clube; Bangu, de Tenente Jardim.

Em São Gonçalo

Pela Via Porto Velho: G.R. Fiat Lux; E. C. Metalúrgico; Vila Lage E.C.; Carioca F.C.; Clube Brasileirinho; G.R. Chegou Quem Faltava;  Embaixadores S.C.; Tamoio F.C.; Clube Esportivo Mauá; Caledônia S.C. (Mutuá); Eletroquímica; Clube Recreativo Trindade; Casa Unidos de Portugal (Rodovia Amaral Peixoto - Coelho).

Pela Via Dr. March: Miami Social Clube; Associação Esportiva da Covanca; Clube Recreativo 29 de Junho; Clube Recreativo Estrela; Clube Recreativo Líder; Esporte Clube São Gonçalo; Grêmio Social e Esportivo do Rocha.

No Estado do Rio
Rio: Gafieiras Elite e Estudantina; Bola Preta; Clube Social Cais do Porto; Tijuca Tênis Clube; Clube Caiçaras (Ipanema); Mackenzie; Boates, Inferninhos; etc...
Itaboraí: Clube Comercial; Clube Recreativo Venda das Pedras.
Rio Bonito: Motorista F.C; Fluminense. 
Magé: Mageense F.C.
Maricá: Esporte Clube Maricá.
São Pedro da Aldeia; São Pedro Esporte Clube.
Araruama: Clube Xadrez
Cachoeiras de Macacu: Clube Recreativo Cavaleiros do Luar, C.R. Piratas. C.R. Caçadores.
Nova Friburgo; Sociedade Esportiva Friburguense e Clube Xadrez.
Cantagalo: Cantagalo Esporte Clube.
Cordeiro: Cordeirense S.C.
Campos: Automóvel Clube e o Saldanha da Gama.
Conceição de Macabu: Clube Macabuense.
Macaé: Fluminense A. C.; Tênis Clube; Ipiranga F.C.
Barra do Piraí - Barra Tênis Clube
Angra dos Reis: Clube Vera Cruz e no Hotel do Bosque.
Mangaratiba: C.R. Mangaratiba.
Petrópolis; Quitandinha
Teresópolis: Higino
Volta Redonda: Clube dos Funcionários
Cabo Frio: Costa Azul

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Abrigo Cristo Redentor vai festejar 73 anos de fundação no próximo dia 21



Dia 21 de Abril - Missa às 11 horas.
Shows com: 
  • Dominguinhos do Estácio, Dunga, Noca da Portela, Eferson, Neco -Irmão de Zeca Pagodinho-, Dalton Magalha e o Conjunto“Projeto Hoje Tem Samba”.
  • Convidados especiais, além da participação da Bateria da Escola de Samba Unidos do Viradouro, e Sorteio de Brindes 
  • Acarajé da Claudinha e Churrasco: às 13:00 horas



  • Uma das mais conceituadas entidades de Assistência Social ao Idoso Carente, o Abrigo Cristo Redentor de São Gonçalo, presidido pelo empresário Hélio Abicalil, está sediado na Rua Nilo Peçanha, 320, bairro Estrela do Norte, município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Foi fundado em Abril de 1939, por Raphael Levy Miranda, conhecido como "o apóstolo da assistência social no Brasil". No próximo dia 21, uma programação religiosa e social assinalará a passagem do 73º aniversário de criação.
    Especializado em cuidar de pessoas idosas carentes, hoje, o Abrigo Cristo Redentor mantém 200 residentes, entre homens e mulheres, em quatro pavilhões de construção horizontal, que recebem moradia, cinco refeições diárias, assistência à saúde, como: atendimento médico, fisioterapia, psicologia, assistência social, terapia ocupacional, nutrição, atendimento dentário e recreação. Conta com uma equipe constituída por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, dentistas e cuidadores.
    A receita para cobrir os gastos com os residentes, é oriunda de doações, dos sócios contribuintes, dos sócios cooperadores, idosos em caráter particular e um serviço de telemarketing. Recebe idosos enviados pela Fundação Leão XIII e pela Prefeitura de São Gonçalo, que ajudam nas despesas.


    Diretoria 
    Hélio Abicalil - presidente-; Josias Ávila Júnior -1º Vice-Presidente; Divaldo Cysneiros dos Santos - 2º Vice-Presidente-; Mário dos Santos -1º Tesoureiro-; José Jorge Fadel Filho -2º Tesoureiro-; Aristeu Jorge Antunes -1º Secretário-; José Guilherme Moreira da Cuna -2º Secretário-; Carlos Alberto Neves da Silva - Diretor Jurídico - Osório Sérgio de Souza Barros; Diretor de Patrimônio-; Mariana Abicalil - Diretor Superintendente-; Antonio da Costa Maia -Diretor de Assistência e Previdência-; Antonio Batista da Fonseca -Diretor de Serviço Social-.
    No Conselho Deliberativo, estão ente outros: Nilton Vieira Rodrigues (Presidente), Archimedes José Ribeiro, Carlos Marques da Silva, Danilo Mansur, Gualter Pereira Meirelles, Gustavo Carneiro Alves, Jorge Elias Abicalil Filho, Leomar Daflon, Luiz Carlos Palmier Nunes, Noé Hermano de Souza, Osmar Leitão Rosa e Waldenir Bragança.
    No Conselho Fiscal: Edgar Areias de Azevedo, Marlei Vieira Clemente e Roberto Célio de Araujo Baptista. 



    terça-feira, 10 de abril de 2012

    Junito de Souza Brandão: o Mestre da Mitologia Grega e Latina


    HOMENAGEM
    O professor e escritor Junito de Souza Brandão - 1924-1995, um dos maiores especialistas em Mitologia Grega e Latina, até hoje é referência nos meios acadêmicos e culturais brasileiros. Bacharel em Letras Clássicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras pela Universidade do Estado da Guanabara, em 1948, cursou Arqueologia, Epigrafia e História da Grécia, na Universidade de Atenas.
    Diplomou-se, também, em Direito. Lecionou na PUC-RIO, onde foi diretor do curso de Filosofia, quando o Dr. Roberto Piragibe, criou em 1960, a cátedra de Mitologia Grega e Latina, inexistente nas universidades brasileiras.
    Lecionou por 45 anos em diversas universidades do Rio de Janeiro, como a  PUC-Rio, Gama Filho, Santa Úrsula, UERJ. Foi Imortal da Academia Brasileira de Filologia, ocupando a Cadeira 35, cujo Patrono era João Ribeiro. Pertenceu, ainda, à diversas instituições culturais.
    O professor e escritor Junito de SouzaBrandão  deixou uma vasta colaboração para os meios acadêmicos do País. Além do dicionário (Mítico Etmológico do Mito Grego} e obras didáticas, como "Latim para o Ginásio", publicou:
    • Teatro Grego: Tragédia e Comédia. Petrópolis: Editora Vozes
    • Mitologia Grega, 3 volumes, Editora Vozes.
    • Os Idílios de Teócrito e as Bucólicas de Vergílio
    Traduziu para o Grego, obras como:
    • Duas Tragédias Gregas: Édipo Rei (Sófocles), Hécuba (Eurípides);
    • O Ciclope (Eurípides);
    • As Rãs;
    • As Nuvens e As Vespas (Aristófanes)

    E mais: Excertos de "Teatro Grego" - leitura on-line - UFRGS.

    Fonte: Wikipédia - A enciclopédia livre.

    N.R. Conheci o professor Junito Brandão, quando do lançamento de uma de suas obras em uma Exposição de Livros, realizada no Rio-Centro. Mais uma brilhante inteligência que perdemos. Lamentávelmente, não consegui uma fotografia sua para postar no blog.

    [

    Azis Ab´Saber: homenagem a um cientista brasileiro do mais alto valor


    O cientista Aziz Ab´Saber autografou em 2011, na PUC-Rio, exemplares
    do seu livro A Obra de Azis Ab´Saber (2010) - São Paulo. BECA
    (588 pgs) e CD, para os Acadêmicos de Geografia, do Laboratório de
    Geociências da UERJ-FFP, que é coordenado pelos Professores Doutores
    Ana Valérias Freire Alemão Bertolino e Luiz Carlos Bertolino.
    O geógrafo Azis Ab´Saber
    1924-2012





    A mídia brasileira e os meios científicos e culturais pouco falaram sobre o falecimento no último dia 16 de março de 2012, em Cotia, São Paulo, do geógrafo, sociólogo, ecólogo e professor universitário Azis Nacib Ab´Saber, uma referência em assuntos relacionados com o meio ambiente e os impactos ambientais que decorrem das atividades humanas.


    Azis, que nasceu em São Luís do Paraitinga, em 24 de outubro de 1924, morreu aos 87 anos, de uma parada cardíaca, em sua residência. 
    Cientista polivalente, foi agraciado com as mais altas honrarias científicas, em arqueologia, geologia e ecologia, entre as quais: Membro Honorário da Sociedade de Arqueologia Brasileira, Grã-Cruz em Ciências da Terra pela Ordem Nacional do Mérito Científico, Prêmio Internacional de Ecologia de 1998 e Prêmio Unesco para Ciência e Meio Ambiente, 2001. Era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 
    Filho de um mascate libanês e de uma brasileira, foi criado na roça, até que a sua família mudou-se para São Paulo, onde estudou Geografia e História, aos 17 anos, na USP. Formado, lecionou no ensino básico durante diversos anos. Depois, foi dar aulas na Universidade Pontíficia Católica e depois na Universidade de São Paulo.  
    Iniciou suas pesquisas na área de geomorfologia e logo passou a incorporar conceitos de diferentes áreas do saber. Desenvolveu centenas de pesquisas e tratados científicos, dando contribuições importantes para a ecologia, biologia evolutiva, fitogeografia, geologia, arqueologia.
    Entre suas vastas contribuições, estão estudos que corroboram a descoberta de petróleo na porção continental na Bacia Potiguar e a coordenação da criação dos parques de preservação da Serra do Mar e do Japi. Os temas abordados incluem exaustivas classificações e levantamentos nos domínios morfoclimáticos e dos ecossistemas continentais sul-americanos, reconstituição de paleoclimas sul-americanos, estudos de planejamento urbano aerolar, pesquisas de geomorfologia climática sul-americana, elaboração de modelos explicativos para a diversidade biológica neo-tropical - Redutos Pleistocênicos - além de estudos sobre rotas de migração dos povos pré-colombianos sul-americanos. 
    Atuou também com medidas para preservação do patrimônio histórico - tombamento do Teatro Oficina) - e teorias da educação, com o fim de incluir currículos setoriais em grades de ensino regionais e nacionais.  


    Outras Honrarias


    Professor-Emérito da USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, Membro da Academia Brasileira de Ciências, Membro Honorário do IEV Instituto de Estudos Valeparaibanos, Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999,  Prêmio XI de Agosto, concedido pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, em 2004.
    Desde 2008, o geógrafo foi homenageado, em vida, pelo Centro Integrado de Ciência e Cultura "Prof. Dr. Aziz Nacib AbSaber" de São José do Rio Preto, que leva o seu nome.
    O valor literário de sua obra também foi reconhecido. Aziz Ab'Saber recebeu três vezes o Prêmio Jabuti: duas vezes na categoria de ciências humanas e uma vez para ciências exatas.


    Obras selecionadas
    A Obra de Aziz Nacib Ab'Saber (2010), Sao Paulo, BECA (588 pp. e CD)
    Ecossistemas do Brasil
    Domínios da natureza no Brasil - potencialidades paisagísticas
    Litoral Brasileiro
    São Paulo: ensaios entreveros
    Amazônia: do discurso a práxis
    Áreas de circudesnudação periférica pós-cretácea
    A Terra Paulista
    O homem do terraço de Ximango
    Espaços ocupados pela expansão dos climas secos na América do Sul, por ocasião dos períodos glaciais quaternários
    Domínios geomorfológicos da América do Sul: primeira aproximação
    O homem na América Tropical: estoques raciais em contato e conflito
    The Paleoclimate and Paleoecology of Brazilian Amazon
    Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo

    A SBPC tem uma última obra inédita do geógrafo, a ser publicada: o terceiro volume da coleção Leituras Indispensáveis, com trabalhos dos primeiros geógrafos do Brasil.



    N.R. Fonte e foto: Wikipédia - a enciclopédia livre -
    Referência: Instituto Moreira Salles.


    P.S. Essa é uma modesta contribuição a um vulto ilustre de nossa Ciência. Para que a atual e futura gerações, tomem conhecimento, e lhe façam justiça.